domingo, junho 06, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Mastro de "fragata" do Tejo

JUMENTO DO DIA

Francisco Louçã, líder da extrema-esquerda

Louçã acusou Pedro Passos Coelho de querer acabar com a proibição do despedimento sem justa causa. Alguém ouviu Pedro Passos Coelho dizer isso? Até pode ser que o líder do PSD pense assim, mas até ao momento ninguém o ouviu afirmar tal coisa.

Louçã põe afirmações na boca dos adversários para mais facilmente o atacar, uma forma pouco honesta de fazer política.

«O líder do Bloco de Esquerda disse hoje que o PSD e o seu presidente pretendem acabar com a norma constitucional que proíbe o despedimento com justa causa, considerando que a direita política quer um país de "grande desemprego".

"Querem agora acabar com a norma constitucional que proíbe o despedimento com justa causa. Se não há justa causa não pode haver despedimento é o que diz a Constituição e diz muitíssimo bem", afirmou Francisco Louçã.

Num almoço com militantes do Bloco de Esquerda (BE) em Leiria, o dirigente acrescentou que Passos Coelho "não está contente" com as medidas já implementadas e com os 730 mil desempregados do país.» [i]

COISAS SIMPLES EM LOCAIS INCRÍVEIS

«Cristiano Ronaldo foi ao IPO. Ao serviço de pediatria do IPO. Miúdos com cancro. Acompanhada de câmaras televisivas, gente famosa desembarcando em lugares de infelicidade (seja esta anunciada ou simplesmente suspeitada) é sempre de temer. Eu estava a ver a SIC e temi. Não pelos miúdos. Uma vedeta daquelas iluminar o olhar de uma criança não me parece difícil. Mas como não sei tudo o que significa a visita de uma vedeta ao serviço de pediatria de um hospital de oncologia, tentei armar-me com a opinião de especialistas. Teclei "Cristiano Ronaldo" e "IPO", e cheguei ao boletim do IPO. Este relatava a visita do futebolista (que foi no fim de Maio) e publicava duas fotos. Tranquilizei-me, se o boletim do IPO relatava a visita, o essencial (os miúdos) tinha ficado garantido. Mas ainda havia eu. Continuei a seguir a reportagem da SIC. Vi que o futebolista falava com uma menina de: "Descansa, vais ver que o cabelo volta a crescer." E logo a seguir: "Não é que não estejas bonita, estás." Mais à frente é um garoto - e o futebolista avança com a mão e acaricia-lhe a careca. Olha, apagou-se-me a vedeta, vi um jovem decente e inteligente. Não faz bem quem quer, só quem pode e sabe. Balanço: os miúdos ganharam, já eu sabia; e eu não me envergonho de ter visto a visita de Cristiano Ronaldo ao serviço de pediatria do IPO. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O FECHO DE MAIS ESCOLAS

«Já o disse e repito-o: sou a favor da reforma da educação no seu todo (aquela anunciada por Sócrates há uma eternidade - início de 2005, lembram-se? - e que entretanto já foi toda estropiada, cedendo aos protestos dos professores, à pressão de ganhar eleições e à minoria governamental). E, dentro dessa reforma, o fecho de muitas escolas do interior, sem condições estruturais, sem um ensino de qualidade, fazia todo o sentido. O anúncio de mais e novos encerramentos tem, contudo, de ser muito mais bem explicado. O que agora se anuncia não estava previsto e levanta muitas suspeitas sobre as razões que lhe estão na base. Se for pela crise, e por critérios estritamente economicistas, é inadmissível. Estamos a falar de obrigar crianças a sair de casa às seis da manhã para voltar às oito da noite, fazendo percursos em velhas carrinhas sem segurança, por caminhos de cabras de uma qualquer serra do País, desenraizando-os do seu meio. A regra global, que é boa, não pode ser aplicada de forma cega, por motivos financeiros. Cada caso é um caso e deve ser avaliado como tal. Preferencialmente por quem melhor os conhece, neste caso as autarquias, a quem não se podem pedir responsabilidades só quando dá jeito. Estamos a falar do futuro do País.» [ Link]

Parecer:

Pelo que escreve Filomena Martins fico a pensar que é a favor da modernização do ensino mas se isso resultar em poupança é condenável, até porque me tempos de crise o Estado poupar e ao mesmo tempo melhorar a qualidade do ensino é um acto criminoso, portanto as crianças do primeiro ano devem continuar a aprender em simultâneo com as crianças do segundo, do terceiro e do quarto.

O que Filomena Martins faz é lançar uma suspeita que só existe porque confunde o encerramento de uma escola com o de uma empresa ou, pior ainda, ignora intencionalmente as contas para lançar a suspeita, o que abona pouco a favor de alguém que tem uma coluna de análise política. Com o encerramento da escola nem os professores deixam de ter emprego nem os alunos deixam de frequentar o ensino, o Estado não poupa, antes pelo contrário, até poderá ter que gastar mais com a deslocação e alimentação dos alunos.

Mas quando está em causa denegrir uma política ou um governo pouco importa a honestidade, o interesse do país ou dos alunos ou mesmo a verdade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se por ignorância ou falta de rigor.»

LUÍS AMADO ZANGADO

«O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros pode estar em vias de abandonar o governo. A hipótese volta a estar em cima da mesa e às razões pessoais de Luís Amado - que o ano passado chegou a pedir para sair alegando cansaço - somam-se agora razões políticas. O ministro de Estado foi ontem desautorizado na Assembleia da República, sem contemplações, pelo primeiro-ministro. E à bruta: quando Paulo Portas perguntou a Sócrates se concordava com a inscrição na Constituição de um limite para o endividamento, defendida por Amado em entrevista ao "Diário Económico", o primeiro-ministro foi directo: "A resposta é não. Não sou favorável."

Depois, e sem nenhuma palavra de benevolência com o seu ministro de Estado, que não estava no Parlamento por ter ido ao aeroporto receber o MNE do Congo, Sócrates justificou que "uma limitação constitucional altera e põe em causa aquilo que é um dever do Estado: responder, baseado na boa doutrina do Estado, a situações excepcionais". "Oponho-me a esse princípio constitucional", insistiu Sócrates, invocando a "obrigação moral" do Estado de intervir em alturas de crise.» [i]

Parecer:

A verdade é que Luís Amado meteu-se onde não se devia ter metido e das suas declarações nunca poderiam resultar a inibição de Sócrates defender a sua posição.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Se Luís Amado está cansado que saia para descansar.»

JÁ VI CRIMINOSOS "ENCARTADOS" APANHAREM PENAS MAIS LEVES

«O idoso, de 76 anos, que matou a tiro um ex-militar da GNR procurado pela Polícia Judiciária, que atravessava a sua propriedade durante a noite, armado e encapuzado, foi ontem, sexta-feira, condenado a oito anos de prisão efectiva e ao pagamento de 30 mil euros à viúva da vítima.

O acórdão proferido pelo Tribunal de Macedo de Cavaleiros provocou revolta e lágrimas de tristeza entre muita gente que assistiu à sessão. "Qualquer pessoa fazia o mesmo se visse alguém, na sua propriedade, armado e encapuzado, durante a noite," comentou Guilhermino Santos, que se encontrava na assistência e acrescentou, revoltado: "Além disso, como se veio a comprovar, o indivíduo era procurado pela PJ e GNR".» [JN]

Parecer:

Por vezes a nossa justiça tem a mão muito pesada.

PROFESSORES DEFENDEM ESCOLAS DA TRETA

«O primeiro-ministro José Sócrates e a ministra da Educação, Isabel Alçada, foram hoje vaiados em Trancoso (distrito da Guarda) por uma dezena de professores que protestavam contra o encerramento das escolas com menos de 20 alunos.» [CM]

Parecer:

Estes apupos revelam como alguns professores estão mais preocupados com o conforto do que com a qualidade do ensino, para eles nada deve mudar no ensino que seja incómodo para as suas vidas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se a postura destes professores que acham que as escolas só servem para terem um bom emprego.»

SANTANA LOPES RESPONDE A MARQUES MENDES E ANTÓNIO CAPUCHO

«António Capucho disse ontem que uma nova candidatura presidencial à direita é uma "manifestação de estupidez". Em entrevista ao jornal i, o conselheiro de Estado afirmou também que não acredita que "a reacção de Santana Lopes não tenha subjacente o agastamento do prof.Cavaco". Após o ter dito, Capucho ainda acrescentou: "Não quero que [Santana Lopes] fique zangado comigo". Mas ficou. O ex-líder do PSD contra-atacou as críticas que lhe foram dirigidas por António Capucho e aproveitou para responder - de forma agressiva - a Marques Mendes.

No seu blogue, Santana lembrou por exemplo que "nos anos 80" António Capucho já lhe "chamava muitos nomes quando eu defendia Cavaco Silva para primeiro-ministro". O ex-presidente do PSD fez ainda uma interpretação da entrevista, dizendo que o presidente da Câmara Municipal de Cascais critica Cavaco "nas entrelinhas".

A resposta a Capucho pode até considerar-se leve quando comparada com o contra-ataque a Marques Mendes. O sucessor de Santana Lopes no PSD disse que o empenho em encontrar um candidato alternativo a Cavaco Silva, se prendia com uma questão de protagonismo, uma vez que tanto Santana com Paulo Portas estavam a perder espaço político.

Classificando as declarações de Mendes de "disparate", Santana questionou: "Será que este social- democrata, campeão do lugar - comum e que descobriu, em 2005, o PARADIGMA do Novo Político, quer que Cavaco Silva concorra sozinho? Se os outros candidatos, assumidos ou hipotéticos, são tão fracos, porque se preocupam tanto?"» [DN]

Parecer:

Começa a ser evidente que no PSD não há a unanimidade em torno da candidatura de Cavaco Silva que alguns pretendiam.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «A vingança serve-se fria.»

SOMOV