quinta-feira, julho 05, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento


Aldrabas, Alfama, Lisboa
Imagens dos visitantes d'O Jumento


´Fogueira dos Santos Populares [A. Cabral]
 
Jumento do dia


Macário Correia

Terá chegado ao fim a carreira deste príncipe dos Algarves, antigo dirigente do Lutar em Terra, Lutar no Mar, um grupo de extrema esquerda criado depois da extinção da OCMLP?

«O Supremo Tribunal Administrativo (STA) ordenou a perda de mandato de Macário Correia. A decisão tem por base violações do Plano Director Municipal (PDM), quando o autarca era presidente da Câmara de Tavira. Mas o acórdão é aplicável ao actual mandato como presidente do município de Faro. 
  
Datado de 20 de Junho, o acórdão do STA refere uma série de construções autorizadas indevidamente pelo autarca. Entre as obras estão diversas moradias e piscinas edificadas na zona serrana de Tavira, em terrenos, como se lê no acórdão, "integrados na Reserva Ecológica Nacional" (REN) e identificados no PDM como "áreas florestais de uso condicionado". O STA refere ainda um caso em que Macário autorizou a construção em área superior à permitida e outro onde deu aval à edificação de uma segunda habitação num terreno. No final, o STA declara "a perda do actual mandato (...) para que foi eleito". Ou seja, a presidência da Câmara de Faro.» [CM]
  
PS: Um velho amigo deste humilde Palheiro manda-me duas imagens do camarada Macário, glorioso líder do Lutar em Terra, Lutar no Mar, suando as estopinhas carregando um andor na Procissão do Santo António de Alte. Parece que as orações ao santo e a penitência acalorada do autarca exemplar de pouco lhe serviram. Ou será que se pode ler no acórdão do Administrativo uma resposta à devoção ao santo casamenteiro e os magistrados escreveram "Andor, andor!"?
  
   

Gente a quem não pagaria nem 3,96 € à hora


Durante muito tempo exibiu-se como vice-presidente da Goldman Sachs, designação que no banco não tem o mesmo sentido que adquire quando usada em Portugal, onde um vice é um número dois. Só deixou de ser vice presidente da Goldman Sachs porque acabou por ser um dos primeiros portugueses vítimas da crise do sub prime, logo ele que sempre foi um grande defensor da economia de casino, foi despedido do banco.
  
Depois de despedido ingressou no FMI mas aguentou pouco, voltou a ficar desempregado tendo sido salvo deste estatuto por um Passos Coelho que encontrou forma de o meter em ministro sem sujeitar tão distinta personagem aos limites financeiros do Estado, acabou em assessor secreto do governo, ninguém sabe para o que serve, o que faz ou quanto ganha. É o 12º ministro deste governo de apóstolos de Passos Coelho. Será Pedro e tornar-se-á bispo ou acabará como Judas?
 
 

 Lagostas, gansos e, um dia, nós...

«O jornal L"Unione Sarda contou ontem que, na Sardenha, um casal de turistas alemães viu no aquário de um restaurante lagostas à espera de serem cozinhadas. Impressionada, a alemã foi à rua fumar e regressou com alma de Garibaldi: queria lagostas, não para as comer mas para as libertar. O patrão do restaurante "Mama Latina" ainda explicou que deitados ao mar os crustáceos não sobreviveriam muito tempo, mas a alemã (isto já parece ser um padrão) foi teimosa. Quanto? "500 euros", cedeu o italiano. Os alemães levaram as lagostas. O jornal tem 25 comentários, divididos entre o aplauso ("bravi!") e a crítica (a minha preferida: "Assim se explica como é fácil vencer contra a Alemanha"). Notei também que a alemã fumadora cuida mais da saúde de lagostas do que da sua. Nada que eu já não esperasse do género humano desde a proibição do foie gras na Califórnia. O foie gras é fígado gordo conseguido forçando os gansos a comer muito para ter os fígados dilatados. A lei que entrou agora em vigor foi assinada em 2004 pelo governador Arnold Schwarzenegger. Esse que nunca tomou nada para ter partes do corpo dilatadas. Em todo o caso, aplauda-se a generosidade do estado da Califórnia. Em Nova Iorque, o presidente da Câmara também quer proibir bebidas açucaradas de tamanho gigante e tem sido muito contestado. É verdade que a medida não pensa em gansos, mas só nas barrigas e rabos dilatados de crianças (Homo sapiens, uma sub-espécie).» [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.
    

Licenciatura de Relvas é um "não assunto"

«O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, classificou hoje o processo da licenciatura de Miguel Relvas como "um não assunto", e garantiu que mantém a confiança no ministro.
  
"Não tenho nada para comentar, porque tanto quanto sei não há nenhuma ilicitude nem nenhuma irregularidade que tenha sido apontada. Para mim é um não assunto", afirmou Pedro Passos Coelho.» [DN]

Parecer:

Pois, o problema é que também uma "não licenciatura".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Reserve-se um lugar na primeira fila do espectáculo do não assunto.»
  
Passos Coelho já foge dos manifestantes

«Dezenas de pessoas concentraram-se hoje em frente à Bosch, em Braga, para vaiar o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, mas a comitiva governamental acabou por não se cruzar com os manifestantes, ao entrar por uma outra porta.» [DN]

Parecer:

Tem falta daquilo que dão os tomateiros.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada e mandem-se umas podas de tomateiro para que sejam plantadas nos jardins da residência oficial de São Bento ou em Massamá..»
  
Momento de humor dos três estarolas da troika

«As metas do programa de ajustamento de Portugal "continuam válidas" e são "alcançáveis", diz o relatório completo da quarta avaliação da Comissão Europeia.
  
Segundo avança a Bloomberg, citada pelo Diário Económico, a Comissão considera que o programa português está a correr "amplamente" de acordo com o esperado e afirma que as estimativas para as necessidades de financiamento "permanecem válidas", o que significa que Bruxelas continua a contar que Portugal consegue regressar aos mercados de dívida de médio e longo no dia 23 de setembro de 2013, com disse já o ministro das Finanças.» [DN]

Parecer:

Os rapazes não querem assumir a co-responsabilidade pelo fracasso, são incompetentes e lutam desesperadamente para não ficarem queimados nas instituições onde trabalham. Pela primeira vez organizações internacionais como o FMI ou o BCE destruíram a economia de pelo menos dois países.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se aos três estarolas que evitem aparecer em público em Portugal.»
  
O esclavagismo também chegou aos nutricionistas

«A Ordem dos Nutricionistas denunciou hoje que há profissionais a serem contratados para trabalhar em centros de saúde na Administração Regional de Lisboa e Valo do Tejo (ARSLVT) por valores inferiores a quatro euros por hora.» [DN]

Parecer:

Pobre Macedo, não sabia de nada disto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Exija-se a demissão do Opus ministro.»
  
Passos cansou-se depressa dos protestos

«Passos Coelho, afirmou hoje que os protestos que têm acontecido aquando de deslocações de membros do Governo "são manifestações organizadas", promovidas por "sindicatos" e outras "organizações".
  
O Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje que os protestos que têm acontecido em vários pontos do país aquando de deslocações de membros do Governo "são manifestações organizadas", promovidas por "sindicatos" e outras "organizações", adiantou a agência Lusa.» [DN]

Parecer:

Pois, as manifestações costumam ser organizadas, até porque se não forem organizadas dificilmente estariam devidamente autorizadas.

Os termos com que Passos Coelho se refere às iniciativas sindicais e aos próprios sindicatos não se coadunam muito com os valores do respeito pela democracia, o que é grave vindo de alguém que está no governo mais graças a esse tipo de manifestações do que às suas qualidades políticas que, como é sabido, são escassas.

Passos Coelho esqueceu-se de que os seu antecessor e actual apoiante incondicional recebia os mesmos sindicalistas que agora tanto o incomodam.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho se tem alguma coisa contra as manifestações organizadas em democracia.»
  
Crise chega à família Moniz

«A direção do "Correio da Manhã" decidiu dispensar esta semana a jornalista Manuela Moura Guedes e o vice-presidente da Ongoing Media José Eduardo Moniz do seu leque de colaboradores.» [Expresso]

Parecer:

Pobres desempregados.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à Manuela Moura Guedes que se dirija ao Banco Alimentar contra a Fome.»
  
Para Relvas a mentira é um lapso

«O ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares quando foi eleito pela primeira vez deputado para a Assembleia da República, na VI legislatura, entregou no Parlamento o seu registo biográfico, onde mencionava que era estudante universitário do 2.º ano de Direito. Corria o ano de 1985 e tinha 24 anos.
  
Como Relvas tinha dito ao “Público” que tinha concluído apenas uma cadeira do 1.º ano de Direito, o referido jornal questionou, na segunda-feira, o gabinete do ministro sobre a razão pela qual referiu ter o 2.º ano . O gabinete não respondeu. Contudo, à TVI, Relvas respondeu, via email, que reconhece ter-se tratado de “um lapso”, mas que o corrigiu há 21 anos.» [i]

Parecer:

O homem fez uma única cadeira do primeiro ano e com dez valores mas lembrava-se de ter andado no segundo ano. Enfim, um pequeno engano.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
  
A anedota do dia

«O presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) defendeu hoje que o órgão não está fragilizado, nem foi instrumentalizado no caso que envolveu o jornal Público e o ministro Miguel Relvas.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Pobre Magno, uma vida a construir uma carreira digna para perder a credibilidade na tentativa de salvar um cadáver político chamado Miguel Relvas.
  
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
Somos os gregos dos italianos

«Itália não precisa de ajuda dos seus parceiros europeus porque não está na mesma situação que Portugal, a Grécia e a Irlanda, disse hoje Mario Monti numa conferência de imprensa em Roma com a chanceler alemã, Angela Merkel. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Nesta Europa sem princípios Passos Coelho não tem razão de queixas, tratou a Grécia de forma menos digna em dezenas de intervenções.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se.»
  
UTAO dá tau tau ao Gasparoika

«"A meta traçada para a receita fiscal em 2012 encontra-se seriamente comprometida devido ao comportamento desfavorável dos impostos indirectos", lê-se num relatório da UTAO (especialistas em finanças que apoiam o trabalho da comissão parlamentar do Orçamento).
  
A UTAO nota que, nos primeiros cinco meses do ano, "a quebra da receita fiscal ajustada ascendeu a 360 milhões de euros", uma redução de 2,6% face ao mesmo período do ano passado.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

O falhanço do Gasparoika é mais do que evidente, mas vai ser mais difícil ao ministro admitir a sua incompetência do que ao ministro da informação de Sadam aceitar que os americanos estavam a chegar a Bagdad.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se o espectáculo triste que está a ser dado por este modesto e até há pouco tempo desconhecido economista.»
  
Proposta idiota

«A necessidade de preservar o património nacional, e na falta de verbas orçamentais, pode levar à introdução em Portugal de uma taxa por cada dormida. Francisco José Viegas falou nesta taxa à SIC Notícias como hipótese. "Imagine uma taxa de cinco cêntimos por cada dormida em Portugal. Já nos ajuda muito", declarou à SIC Notícias.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Só alguém que não está na posse das suas faculdades se lembraria de aplicar uma taxa aos turistas numa altura em que o país está à rasca.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao homem que usufrua das mordomias do tacho de secretário de Estado de nada e se deixe de idiotices.»