domingo, julho 29, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura


 
   Foto Jumento
 
    
Horta do Monte, Graça, Lisboa
   
Imagens dos visitantes d'O Jumento
 

   
"TGV do Lima" [A. Cabral]   
 
Jumento do dia
   
Filomena Martins
 
O politicamente correto de alguma gente da direita portuguesa obriga a falar mal da Função Pública, uns falam com ódio, outros optam pelo discurso condescendente, pretensamente científico. É o que escreve a cientista política do DN que analisa os funcionários públicos como se ocupassem uma jaula do zoo e ela fosse uma bióloga especializada na espécie.

Será que a senhora já teve de chamar os bombeiros, pedir ajuda à polícia ou recorrer a um médico do SNS? Ou será como muitos que se farta de falar mal do Estado e na hora da verdade esquecem as virtudes dos privados e optam pelo público?

De onde virá tanta sobranceria, tanta avaliação definitiva de centenas de milhares de pessoas, muitas delas bem mais competentes do que ela mesmo sem avaliação. Será que quer que lhe digam quantos médicos excelentes, competentíssimos, invejados pelos hospitais públicos há no Estado mesmo sem serem alvo da milagrosa avaliação? Quantos exemplos de incompetência quer que lhe mostre, incluindo nos jornais, de gente que sendo avaliada e sujeita às virtudes da gestão privada? Que olhe em seu redor nas redacções dos jornais e diga se não vê incompetentes, conformados, sem ambição.

Se os funcionários públicos são esses gordos, gandulos, feios e idiotas como explica que as universidades nas universidades públicas existam tantos exemplos de excelência e não hajam doutores à Relvas, como explica que Portugal seja um exemplo mundial em domínios da saúde como a pediatria, como justifica a eficácia das polícias no combate à criminalidade?

Sejamos honestos e deixemo-nos de mentiras.
 
«Foram, aliás, os salários e a progressão na carreira de acordo apenas com a antiguidade e não com o mérito que transformaram globalmente a função pública numa massa de trabalhadores indistintos, pouco ambiciosos, nivelados por baixo e cuja fama, muitas vezes injustamente, não abona a seu favor. Em relação à maioria, uma avaliação verdadeiramente rigorosa, que tarda a ser colocada em prática em vários sectores, pode resolver anos de erros sucessivos.» [DN]
   
 A coisa está mesmo mal

  
O seguro Passos dispensa os serviços de aconselhamento do licenciado em ciência política e recorre ao tio Manel.

 Coisa estranha!
 

Com Cavaco transformado num autêntico e-presidente, mandando tuo de todos consultar a sua página por tudo e por nana seria de esperar que Obama levasse uma abada, isto para não falar de Passos Coelho que só para saberem qual a receita mágica para a sua dieta milagrosa deve ter levado milhões à sua página. Há motivos para acompanhar a admiração presente no título escolhido pelos jornalistas do CM!
 
 A lição do dr. Relvas aos portugueses
 
   
     
 Uma boa notícia
   
«“Os resultados do BCP, logicamente, não são os desejados, mas são, claramente, os esperados”. Foi desta forma que Nuno Amado anunciou ontem que o BCP voltou a registar um prejuízo avultado. As perdas ascenderam a 544,4 milhões de euros no primeiro semestre, acima das estimativas dos analistas que apontavam para um prejuízo de 495 milhões. Em Junho de 2011, a perda tinha sido de 116,5 milhões.» [i]
   
Parecer:
 
Prejuízos num banco dirigido por um sacana que acha que os funcionários e pensionistas devem ser lixados em nome dos seus lucros é uma boa notícia.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Festeje-se sempre que este banco canalha tiver prejuízos e mandem-se os parabéns ao Nuno Amado com desejos de ver o seu banco ir à falência porque já que é para se perder então perdemos todos.»
      
 Os atletas olímpicos são símbolos para a juventude
   
«O desporto é um investimento para o futuro e os atletas olímpicos "símbolos para a juventude", defendeu este sábado o Presidente da República numa visita à aldeia olímpica em Londres.» [DN]
   
Parecer:
 
Se Cavaco Silva fizesse uma sondagem para saber quantos jovens portugueses conhecem o nome de um dos nossos atletas olímpicos presentes em Londres percebia que não é bem assim, a não ser que algum se chame iCarlos ou iSandra.No século XX talvez tivesse sido assim e quando tivemos medalhados. Agora os símbolos são outros e se tem dúvidas pergunte ao genro.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a sugestão.»
   
 Príncipe Carlos dá a partida a prova de ciclismo
   
«Os duques da Cornualha apareceram minutos antes do início da prova, perto do Palácio de Buckingham, e trocaram algumas palavras com os ciclistas britânicos, entre os quais Bradley Wiggins, que foi o vencedor do último Tour de França, mas também falaram com os seus adversários, como o suíço Fabian Cancellara, campeão olímpico de contra-relógio em 2008.» [DN]
   
Parecer:
 
 O risco era alguma bicicleta se assustar com a Camila e começar aos pinotes na linha de partida.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
   
 Governo insiste em ser canalha
   
«O princípio de que a austeridade deve recair mais sobre os trabalhadores do Estado é partilhado pelo primeiro-ministro e pelo ministro das Finanças, e deverá enformar o Orçamento de Estado para 2013.
  
Segundo o Expresso, a solução em que Vítor Gaspar está a trabalhar, para contornar o acórdão do Tribunal Constitucional que chumbou os cortes nos subsídios dos funcionários públicos e pensionistas (que valiam 2 milhões de euros), vai manter a discriminação entre os dois mundos. A penalização maior sobre os funcionários públicos do Estado vai repetir-se, embora de forma menos acentuada.» [DN]
   
Parecer:
 
Talvez desta vez tenham de enfrentar a Função Pública.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»
   
 Bolsas para vítimas de violência doméstica
   
«A secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade anunciou ontem em Pombal que está a ser ultimado um protocolo com a Associação Nacional de Municípios para criar bolsas de habitação destinadas a vítimas de violência doméstica.» [DN]
   
Parecer:
 
Concordo mas com um governo mais violento e que mata mais portugueses do que os maridos violentos também deviam ser atribuídas bolsas às vítimas da violência governamental.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»
   
 O Crato até goza com os professores
   
«O ministro da Educação desvalorizou hoje a contestação dos professores, apontando que “não é tão grande assim” e que é a normal no seio de um processo de negociação, salvaguardando estar a trabalhar para resolver os problemas.
  
Em declarações aos jornalistas, à margem do encontro nacional do programa “Novos Talentos em Matemática”, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o ministro da Educação e Ciência (MEC) começou por apontar que a reunião de sexta-feira com a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) “foi uma reunião normal”.» [i]
   
Parecer:
 
Desta vez o Crato tem razão, este Mário Nogueira não passa de um Caniche comparado com o Pitbull de outros tempos. Crato sabe muito bem que os professores estabelecidos usaram os contratados para combater a avaliação mas agora dormem muito bem se os colegas forem despedidos, o mesmo sucedendo com uma boa parte dos sindicalistas do ensino, gente que há muito que não sabem onde fica a escola onde estão colocados.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
   
 O Alberto João teve azar
   
«Quando foi detido pela Polícia Judiciária, o suspeito de atear alguns dos mais recentes fogos na Região Autónoma da Madeira, estava na freguesia em que residia e onde há mais de dez anos se havia proposto para aspirante a bombeiro – a Calheta. O alegado incendiário, de 37 anos e com antecedentes criminais, foi surpreendido pelas autoridades durante a noite de quarta-feira, cerca de dez dias depois dos fogos terem consumido cerca de 2 500 hectares.
  
Ao i, Rui Silva, coordenador de investigação criminal da PJ, garantiu que a detenção aconteceu “após terem sido recolhidos elementos materiais e testemunhais que ligam fortemente o suspeito a alguns dos focos de incêndio que deflagraram este mês e no fim do mês de Março.”
  
Segundo um comunicado que a Judiciária colocou ontem no seu site, este homem será “o autor de dois incêndios ocorridos no fim do mês de Março na freguesia de Ponta do Pargo e que consumiram uma área florestal de 30 hectares, e ainda do incêndio de grandes dimensões que no dia 17 do corrente mês, atingiu as freguesias da Fajã da Ovelha, Ponta do Pargo e Achadas da Cruz, consumindo uma área total de 2.484 hectares, e colocando em perigo diversas habitações.”» [i]
   
Parecer:
 
Depois de ter insinuado existir uma relação entre os incêndio e a sua verborreia em relação aos bombeiros a PJ prendeu o incendiário, o pobre diabo até tentou ser bombeiro mas foi rejeitado. É uma pena que o povo da Madeira não tenha rejeitado o Alberto tal como os bombeiros da Calheta tinham rejeitado o incendiário. Agora só as árvores estariam queimadas.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao Alberto.»