domingo, outubro 04, 2015

Eleições

 photo _Amerda_zpsmaaakyft.jpg
 
O PS parece ter perdido as eleições com um golo do Kevin, tal como jesus perdeu um campeonato ganho com uma série de aselhices no último jogo também António Costa perdeu umas eleições que tinha ganhas quando chegou à liderança do PS. Foi dizer aos chineses que isto estava uma maravilha, entregou a liderança ao ferro velho dando a imagem de PCUS, ignorou a importância dos independentes e dedicou-se a pedir o saneamento de funcionários com listas e listinhas.
  
Cavaco tem agora uma excelente oportunidade de explicar melhor o que entende por consensos, durante anos andou a fazer pressão sobre o PS para aprovar cegamente as decisões da maioria usando para isso o discurso dos consensos alargados. Com o país à beira de um resgate tem agora uma excelente oportunidade de explicar ao país o que entende por consenso.
  
A direita ganhou mas em relação às últimas legislativas não só perdeu quase 10% dos votos como ainda perdeu a maioria absoluta, restando agora saber se o maior partido é o PS ou o PSD. Veremos que cambalhotas dará Cavaco para dar posse a um governo minoritário de direita se for liderado pelo segundo maior partido do parlamento. O mesmo Cavaco que para não pedir a constitucionalidade de normas orçamentais encomendou vários pareceres parece ter aprendido muito de direito constitucional e já estudou todos os cenários.
  
Agora vamos ver se uma boa parte do PS estava mais preocupado com o país ou com as lutas internas, veremos se ficam unidos contra a direita ou se fazem a Passos o favor de enterrar o PS numa crise intestina que levará a uma derrota nas presidências e a uma segunda derrota em legislativas antecipadas.
  
Como demonstram os resultados estas não eram as eleições mais importantes, num quadro em que o actual presidente parece um fruto de uma bananeira, um homem sem credibilidade e quase sem poderes, o importante são as eleições presidenciais. Veremos se Maria de Belém tem juízo ou se espera que os portugueses escolham um presidente mais em função do couro cabeludo do que da cabeça.
  
blog comments powered by Disqus