quinta-feira, maio 11, 2017

Umas no cravo e outras na ferradura



 Jumento do Dia

   
Assunção Cristas, candidata autárquica ridícula

É cada vez mais difícil levar Assunção cristas a sério, ora se dedica aos combustíveis, o negócio da família, ora diz disparates. Agora, a senhoras que poupou electricidade dispensando os funcionários de usar gravata, já acha que há dinheiro para construir nada menos do que 20 estações de metropolitano. Esta senhora fez parte de um governo que mandou parar todas as obras e que no caso do Metro desinvestiu ao ponto de a qualidade do serviço público ter caído de forma abrupta.

Cara Dra. Cristas, não seja ridícula!

«A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, apresentou hoje ao primeiro-ministro, no debate quinzenal, a proposta do partido para a expansão da rede do metropolitano de Lisboa, que prevê 20 novas estações.

"Ou há rasgo, horizonte e ambição para o metro de Lisboa ou os problemas da área metropolitana não se vão resolver (... ) A nossa proposta são 20 novas estações para o metro de Lisboa e espero que possam ser estudadas, planeadas, financiadas e tratadas", declarou Assunção Cristas.

Perante o burburinho que surgiu no plenário, incluindo alguns risos nas bancadas, Assunção Cristas disse não perceber qual é o problema, dando como exemplo do avanço de grandes projetos realizados a construção da barragem de Alqueva.

Mostrando à bancada do Governo um quadro com o desenho da rede do metro que defende, Assunção Cristassustentou que o plano de financiamento não tem de incluir apenas verbas comunitárias, devendo ser estudadas outras formas de financiamento.» [DN]

      
 O que será feito da Maria Luís
   
«O Estado português obteve esta quarta-feira 1.250 milhões de euros numa emissão dupla de dívida a 10 e a cinco anos. No prazo de referência, mais longo, a taxa foi de 3,386%, que se pode comparar com os 4,2% que o Estado pagou a 10 anos numa emissão sindicada em janeiro. No mês passado, o Estado leiloou dívida com um prazo a 8 anos e pagou 3,3%, de onde se infere uma descida dos juros porque o prazo foi mais longo esta manhã. No prazo mais curto os custos também baixaram, de forma acentuada.

Na anterior emissão de longo prazo, a 8 anos, feita a 12 de abril, o Estado tinha-se comprometido com o pagamento de uma rendibilidade de 3,303%. No início do ano, o Estado chegou a pagar uma taxa de 4,2% para se financiar a 10 anos.» [Observador]
   
Parecer:

Esqueceu-se de comentar os juros mais baixos.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
 Um bom  emprego
   
«Pagador de promessas há 15 anos, Carlos Gil publicita na internet o negócio que o leva a Fátima para pagar promessas alheias a troco de 2.500 euros por peregrinação.

A ideia “surgiu de repente”, sem que ele próprio saiba explicar porquê, e resume-se em poucas palavras numa página na internet: “Se tem uma promessa para cumprir e não o pode fazer, ou simplesmente quer a agradecer a Nossa Senhora de Fátima as boas graças recebidas ao longo da vida, Carlos Gil caminha por si até Fátima”.

Assim começava, há 15 anos, um negócio como “Pagador de Promessas”, que leva Carlos Gil “duas a três vezes por ano” ao Santuário de Fátima para pagar promessas alheias, em troca de um pagamento devidamente tabelado.» [Observador]
   
Parecer:

Só é pena que não hajam mais peregrinações, uma por mês.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao peregrino profissional se paga impostos.»

 Será anedota?
   
«A seleção indiana de tiro foi esta quarta-feira retida no aeroporto internacional de Nova DelI por porte de arma. Sim, é verdade, as autoridades alfandegárias proibiram os atletas de reentrar no país com as suas armas.» [DN]
   
Parecer:

Serviços aduaneiros rigorosos!
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

 Mais uma estátua ridícula
   
«Rui Patrício vai ter uma estátua na Rotunda do Estádio em Leiria. O monumento será inaugurado no dia 22, às 15.30, e contará com a presença do guarda-redes do Sporting e da seleção nacional.

A iniciativa de Câmara Municipal de Leiria pretende homenagear o titular da baliza nacional, eleito o melhor guarda-redes do Euro2016, após ser campeão europeu de seleções.» [DN]
   
Parecer:

Parece que os autarcas querem ganhar eleições com estátuas de jogadores de futebol.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mais uma gargalhada.»