sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Não alinho com eles

Seria fácil alinhar nas falsas preocupações com a “liberdade de expressão” que por aí vai, tão fácil como teria sido acreditar que Sócrates era gay ou que tinha recebido dinheiro da Freeport. Só que não alinho em julgamentos na praça pública, só acredito nos que são feitos numa sala de audiências e mesmo assim tenho muitas dúvidas em relação a alguns, estou convencido de que muitos réus já foram condenados por terem sido incapazes ou não terem dinheiro para se defenderem de acusações falsas ou erradas apresentadas pelas polícias e pelos magistrados do Ministério Público.

Se tenho dúvidas em relação a julgamentos em tribunal mais ainda tenho em relação aos que são feitos na praça pública quando protagonizados por gente ignorante. Mais perigosos ainda do que estes são os julgamentos sumários feitos nessa mesma praça pública quando manipulados por jornalistas, donos de jornais, magistrados ocultos e secções partidárias nas magistraturas.

Em Portugal há muito boa gente que gosta de malhar nos que julgam estarem por baixo, há mesmo muitos que só têm coragem de o fazer quando se julgam em superioridade e, de preferência, a coberto de outros. Só que já ando nisto há algum tempo e não só não alinho em linchamentos como não gosto de fazer figura de parvo. Os que agora tentam destruir Sócrates já destruíram Ferro Rodrigues e tentaram eternizar o PSD no poder recorrendo ao mesmo método, só que da outra vez tiveram mais sucesso.

Por detrás de uma suposta tentativa de apurar a verdade, que mais não é do que tentar forçar a constituição de Sócrates como arguido para conseguirem dar ao país um destino diferente do desejado pelos eleitores, algo que já tentaram com o caso Freeport e não conseguiram. Em nome da verdade este linchamento esconde muita mentira, só um ingénuo pensa que tudo isto se passa graças aos dotes de jornalista de investigação da Felícia Cabrita, ao pluralismo de Manuela Moura Guedes ou à intransigência democrática de Mário Crespo. Basta ver o discurso político do sindicalista do Ministério Público, as manobras para evitar a destruição das escutas à revelia da decisão do STJ ou a forma manhosa como o processo Face Oculta foi lançado na comunicação social, para se perceber que o que se pretendia não era investigar um caso de corrupção, o que sucedeu foi o aproveitamento de uma qualquer suspeita para promover escutas que pudessem vir a ser usadas da forma como estamos a ver.
Se alguém é culpado então que se julgue no respeito pela democracia, não alinho naqueles que parecem defender que “Deus faz justiça por linhas tortas”, que é violando os princípios da democracia e cilindrando os direitos de tudo e de todos que se defende a democracia, que é recorrendo a golpes como escutas ilegais e manipulando o seu conteúdo que se apura a verdade.

Vejo muita gente a deixar de avaliar com rigor o que se está passando, como se tivessem colocado um cartaz no país dizendo “pedimos desculpa por esta interrupção, a democracia segue dentro de momentos”. È esta a lógica dos golpes de estado, invocando valores superiores suspende-se a democracia com a promessa de que logo que hajam condições retomar-se-á a normalidade. Muitos dos que hoje violam o segredo de justiça daqui a uns tempos aparecerão armados em virgens incomodadas com a violação das regras.

Não alinho nesta lógica de golpes, aquilo a que estou a assistir é a muito fascista (ou coisa parecida) armado em defensor das liberdades. Digamos que vindo de quem vem esta preocupação com a liberdade “quando a esmola é grande até o pobre desconfia”. Há-de chegar a altura de defender a saída de Sócrates, é uma inevitabilidade em relação a qualquer governo, mas pensarei por mim, não serei manipulado pelo siondicalista dos magistrados, pela Manuela Moura Guedes e esposo, pela Felícia Cabrita, pelo director do Sol ou do Público, por Fernando Lima, por Belmiro de Azevedo e por muito mais com quem não aceitaria sentar-me à mesa do café.