quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Alcachofras na Tapada da Ajuda

FOTOS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Vinhas numa Quinta do Douro (fotografia de A. Cabral)

IMAGEM DO DIA

[Chaiwat Subprasom/Reuters]

«NOT A PICKY EATER: A U.S. Marine ate a scorpion during a jungle survival exercise with the Thai Navy in Chon Buri Province, Thailand, Tuesday. More than 10,000 soldiers from six countries are participating in the Cobra Gold 2010 joint military exercise.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Ana Gomes, eurodeputada

Ana Gomes está de parabéns, foi citada em todos os blogues da direita, até o sitemeter do Causa Nossa sofreu um grande pulo.

SERÁ QUE TODOS OS MAGISTRADOS CUMPREM COM AS SUAS OBRIGAÇÕES FISCAIS

E se todos os que têm acesso a informação confidencial, desde a que existe no SIS ao Sistema Nacional de Saúda, do Fisco às polícias, fizessem o que algumas personalidades da justiça estão fazendo? Um dia destes o 24 Hora poderia ter uma capa do género "Magistrado tal teve que interromper julgamento por estar com gonorreia apanhada em casa de alterne". Era giro não era.

E se por exemplo o Correio da Manhã divulgasse que a magistrada tal foi multada por não ter entregue a declaração de IRS? E se um dia destes um jornal da sexta fosse aberto com uma notícia sobre uma festa de cocaína em Cascais onde estariam conhecidos jornalistas? Seria o bom e o bonito se cada político, político ou jornalista que incomodasse alguém fosse destruído no dia seguinte com a divulgação dos seus podres privados.

O caminho que algumas personalidades da justiça, onde já existe o compromisso histórico proposto por Alberto João Jardim, tem este risco, aberta a caixa de Pandora pode um dia virar-se para os que agora tentam obter ganhos políticos fáceis. Aqui fica o alerta.

ASFIXIA DEMOCRÁTICA?

Dá-me vontade de rir quando ouço o pequeno Rangel armado em líder político no exílio dizer que em Portugal não há democracia. O rapaz anda há pouco tempo nestas lides, ainda andava a papa Maizena quando a 22 de Maio de 2004 Manuela Ferreira Leite respondia a um jornalista que a incomodava com perguntas sobre a sua situação fiscal:

«Você está aqui a fazer-me perguntas [sobre alegadas irregularidades fiscais] e se calhar tem lá um shampoo no meio dos descontos de medicamentos»

Pois é, a mesma Manuela Ferreira Leite que agora dá muita importância às insinuações do juiz de Aveiro, pouco se importando que na base do conhecimento dessas insinuações esteja a destruição dos alicerces do Estado de Direito, quando se sentiu incomodada porque um negócio fiscal familiar chegou aos jornais reagiu mandando o fisco identificar quem tinha acedido à sua informação fiscal. Teve azar, os incompetentes que tinha nomeado para o fisco foram incapazes de identificar o responsável pela incómoda fuga de informação.

É por isso que quando vejo os ranjeis com falta de ar só me apetece mandá-los à.....

RIDÍCULO

Não sei se ver o pequeno Rangel a berrar contra a ditadura no seu país como se fosse um líder de um movimento de libertação no exílio me deve dar vontade de rir ou de chorar. Também não sei se hei-de rir ou chorar quando dou com a Felícia Cabrito numa televisão a armar-se em jornalista de investigação, ela que se limitou a receber de mão amiga as transcrições das escutas e dos despachos do juiz de Aveiro, quando se sabe que nada investigou, limitou-se a transcrever o que foi escrito com dinheiro do erário público. No mesmo estado fico quando vejo juízes que deveriam ter por função assegurar a legalidade dos métodos de investigação e a defesa dos direitos constitucionais dos cidadãos investigados escrevem peças que são usadas como prova definitiva apresentada por jornalistas de deontologia duvidosa arvorados em juízes de tribunais plenários. Não sei se hei-de rir ou chorar quando vejo um Presidente da República impávido e sereno enquanto os valores se desmoronam, aguardando tranquilamente que o ambiente de PREC consiga o que o seu assessor Fernando Lima não conseguiu. Também não sei se deverei rir ou chorar quando vejo um candidato presidencial que perante tão grave situação de crise política e financeira deve ter optado pelo silêncio na pesca numa qualquer ribeira, talvez porque defender o seu partido, aquele que fez dele gente sem que tenha tido grande esforço, seria ir contra os objectivos políticos do pequeno partido de extrema-esquerda que tanto o ajudou a ter protagonismo político depois da presidenciais já que sem a falsa adesão do BE à treta da unidade da esquerda Alegre não teria tido tanta audiência.

UM EXERCÍCIO INTERESSANTE

Proponho aos políticos portugueses e aos nossos comentadores um exercício interessante, tal como alguns doentes cardíacos andam um dia inteiro com um aparelho que lhes avalia o estado do coração sugiro que gravem tudo o que dizem ao longo do dia e depois entreguem as gravações a magistrados como o juiz de Aveiro, a jornalistas como a Felícia Cabrita ou a políticos como o Rangel. Bem, já os dispenso de mostrarem as gravações aos conjugues pois não quero acabar com casamentos sólidos e até dispenso os dirigentes do Bloco de Esquerda de gravarem qualquer conversa em que discutam a forma de fazer a revolução, não desejo ver os seus nomes incluídos em listas de terroristas e proibidos de entrar nos EUA.

Duvido que algum político escapasse à reforma e muitos cidadãos iriam passar um mau bocado. Imaginem o que seria se ouvíssemos a conversa entre Ferreira Leite e Rangel a combinar o que iria dizer no Parlamento Europeu, ous as conversas entre Cavaco e Fernando Lima.

UMA DÚVIDA MALDOSA

Porque será que Cavaco Silva está tão complacente para com José Sócrates? Os bem intencionados diriam que Cavaco não quer agravar a crise, é uma boa desculpa. Os mal intencionados diriam que da última vez que Cavaco se meteu com Sócrates saiu-se muito mal. Quem teriam razão, os primeiros ou os segundos?

A LIBERDADE DE IMPRENSA ESTÁ EM PERIGO?

Há três estações de televisão, duas são controladas pela direita, a estação pública tem na sua maioria comentadores de direita ou da extrema-esquerda. Há dois semanários de grande audiência, um é propriedade do militante n.º 1 do PSD, o outro é de um alto dirigente do PSD, antigo sócio de Dias Loureiro no BPN e patrão de Marques Mendes. Há quatro jornais de grande audiência, um é do Belmiro de Azevedo, do Correio da Manhã ninguém suspeita de controlo por parte do PS, o JN que é independente e o DN que tem colunistas como Vasco Graça Moura.

Bem, por este andar ainda alguém acusa José Sócrates de controlar o Povo Livre!

Sejamos honestos, se alguma vez tivesse havido uma tentativa de inverter a orientação da TVI daí não resultaria o fim da liberdade de imprensa, mas sim um maior equilíbrio de opinião na comunicação social portuguesa.

A HISTERIA

«O problema é que a Oposição sabe que, por pior que seja Sócrates, não existe alternativa ao seu famigerado Governo.

Parece que o dr. Paulo Rangel vai denunciar no Parlamento Europeu a falta de liberdade de expressão que, segundo ele, existe em Portugal. Confesso que me custa a perceber qual é o alcance desta nobre iniciativa: promover uma comissão internacional para averiguar a saúde da nossa democracia? Não faço ideia. Mas este simples facto revela, por si só, a histeria que tomou conta do País, nos últimos dias.

O célebre artigo de Mário Crespo sobre uma conversa ouvida, num restaurante, entre o primeiro-ministro e um "executivo de televisão" já tinha dado um sinal disso mesmo. A indignação generalizada que acompanhou esta nova vítima da "asfixia democrática" só se compreende se deixarmos de compreender tudo o resto: a história é fidedigna? Mário Crespo, com base num mail que lhe foi enviado por alguém que estava numa mesa ao lado, afiança que sim; Nuno Santos, o tal "executivo de televisão" que serviu de interlocutor ao primeiro-ministro, garante que a conversa não decorreu da forma como foi descrita. Supondo que sim – o que é supor muito, diga-se de passagem – é difícil compreender como é que uma conversa privada sobre Mário Crespo se transforma num artigo público do mesmo Mário Crespo.

É evidente que há quem diga que o local era público – o que leva a crer que não pode haver conversas privadas em locais públicos. Curiosamente, os que dizem isso, agora, são os mesmos que, não há muito tempo, consideraram (e bem) que a publicação de um mail privado de um jornalista do ‘Público’, no ‘Diário de Notícias’, era, no mínimo, inaceitável. Uma curiosa evolução que mostra como a opinião, em Portugal, se deixou barricar entre os que são contra o eng. Sócrates (e usam tudo para o atacar) e os que o defendem a todo o custo (e usam tudo para o justificar).

É evidente, como dizem alguns, que sem Sócrates não havia Mários Crespos – basta ver, aliás, a quantidade de Mários Crespos que pululam, por aí, à conta de um primeiro-ministro que nunca soube lidar com a Comunicação Social. Mas se a liberdade de expressão está, de facto, em causa, não se percebe porque é que a Oposição, nomeadamente, o PSD do dr. Rangel, não tira daí as devidas consequências e apresenta uma moção de censura na Assembleia da República. Ou, melhor, percebe-se: porque a Oposição sabe que, por pior que seja o eng. Sócrates, não existe qualquer alternativa ao seu famigerado Governo. Daí que apelar ao Presidente da República para que demita o primeiro-ministro, na situação em que o País se encontra, seja um exercício fútil que dificilmente pode ser levado a sério. Ou seja mais um sinal da histeria que por aí abunda.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Por Constança Cunha e Sá.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

LÁ FORA O DEBATE NÃO VAI MELHOR

«O eurodeputado Paulo Rangel denunciou em Estrasburgo "um plano do Governo para controlar os meios de comunicação social" que põe em causa "a liberdade de expressão." Ao que parece, um plano gorado: o que disse Rangel foi distribuído pela Lusa e, ainda ontem, foi difundido pelas televisões. Rangel também diz que "Portugal já não é um Estado de Direito". Serei o último a desmenti-lo. Não porque concorde, mas porque não discuto com um jurista português o que é um Estado de Direito, mais depressa polemizo (e, aliás, também perco) com um climatologista que garante ser este um Inverno tórrido. Rangel disse ainda que um "jornalista muito conhecido, Mário Crespo, (...) viu censurada uma crónica sua, também por sugestão, ou aparente sugestão, do primeiro-ministro." Esta versão ainda não a tinha ouvido. Nem na versão dura, Sócrates para o director do JN: "Sugiro que o censure." Nem, do mesmo para o mesmo, na mole: "O Crespo ainda escreve aí? Ainda?..." A intervenção de Paulo Rangel no Parlamento Europeu engalinhou os eurodeputados socialistas pela má razão: por "denegrir a imagem do País junto dos restantes políticos europeus", disseram eles num comunicado. Essa é a razão parola. Combatam-no se ele não fala verdade, defendam-no se ele fala verdade. A verdade já não é consoante aquém ou além Pirenéus. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SÓCRATES, MONIZ, MANELA E CRESPO

«Fiquei com a impressão de que o PS (ou seja, José Sócrates) conseguiu convencer a Portugal Telecom (ou seja, Zeinal Bava) a gastar uns valentes milhões de euros para dominar a TVI. Este investimento tinha como retorno o fim do noticiário de Manuela Moura Guedes. Que loucura!

Fiquei com a impressão de que José Eduardo Moniz soube de toda esta conspiração e aceitou ir embora, provisoriamente calado depois de negociar uma indemnização paga pela Media Capital. Que loucura!

Fiquei com a impressão de que a Ongoing ajudou à festa e aceitou empregar Moniz. Não percebo é porque Nuno Vasconcelos, o dono dessa empresa, se apresta para dominar a Media Capital. Será que, no final, Moniz volta à TVI? Que loucura!

E acho que Moniz estava há anos à espera do momento em que pudesse exigir a Cavaco Silva a demissão de José Sócrates. E que a Media Capital aceitou afastar Manuela Moura Guedes a troco de coisa nenhuma. Fiquei com a convicção de que todos aqueles senhores são doidos a gerir dinheiro. Que loucura!

Fiquei com a certeza de que Manuela Moura Guedes foi perseguida. Ela foi vítima de um atentado contra a liberdade de imprensa. Mas lembro-me de que Moniz e Manela não foram tão combativos quando o perseguido, na mesma TVI, foi Marcelo Rebelo de Sousa, o patrão se chamava Pais do Amaral e o perseguidor PSD (ou seja, Durão Barroso e/ou Santana Lopes). Nessa altura acabaram por meter a viola no saco. Que loucura!

Fiquei com a impressão de que Mário Crespo é um paladino da liberdade de imprensa, o que é esquisito, pois, quando o jornal 24horas foi invadido ilegalmente pelo Ministério Público (ilegalidade confirmada em todos os tribunais que julgaram o caso e os respectivos recursos), este grande jornalista recusou subscrever um abaixo-assinado de apoio aos seus camaradas de profissão. "Sabe-se lá quem está por detrás daquela gente!" ou "o texto do abaixo-assinado é um bocado radical", ouviram-no dizer no bar da SIC (nota: à luz dos critérios de Mário Crespo, informações obtidas por tagarelice em ambiente hoteleiro são jornalisticamente válidas). Que loucura!

Fiquei com a convicção de que o primeiro-ministro acha que Crespo é doido e que este mesmo Sócrates tem muita sorte por a justiça em Portugal ser, simplesmente, maluca e conseguir o que o factor opositor, da lógica matemática, garante ser impossível: menos por menos dá... ainda menos.

Quanto a mim, viciado em jornais, não consigo parar de ler. Resta-me, para resistir ao contágio e não ficar lelé da cuca, intoxicar-me em antipsicóticos. Que loucura! Que loucura!» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Pedro Tadeu.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

LINHA DE FRONTEIRA

«Há linhas de fronteira que, uma vez ultrapassadas, nos deixam num ponto sem retorno. A gestão meticulosa de escutas de processos judiciais faz parte duma crescente instrumentalização política da justiça portuguesa.

A questão não é nem o conteúdo das escutas, nem os protagonistas, é o facto de tolerarmos a sua divulgação, sejam elas de Pinto da Costa, de António Preto ou de Armando Vara. Quando se aceita comentar uma vez que seja, por força de uma avaliação subjectiva da relevância do seu conteúdo, escutas que não deveriam ser conhecidas, está-se a atravessar uma linha de fronteira. Com isso, contribui-se para o sucesso duma estratégia de judicialização da política que não resolverá nenhum dos problemas da nossa democracia, limitar-se-á a agravar todos eles.» [Diário Económico]

Parecer:

Por Pedro Adão e Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAIS UM CICLO TRISTE PARA O PSD

«José Pedro Aguiar-Branco deve avançar para uma candidatura à liderança do PSD logo a seguir ao Conselho Nacional de dia 12. Isto se não se vir obrigado a anunciar a sua intenção em plena reunião que ditará as datas do congresso extraordinário e das directas.

A candidatura é já dada como certa em vários sectores do partido, incluindo junto de parte da direcção de Manuela Ferreira Leite. E fala-se mesmo que Alexandre Relvas, presidente do Instituto Sá Carneiro e antigo director da campanha presidencial de Cavaco Silva, poderá ser o seu mandatário nacional.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Aguiar-Branco é um candidato fraco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas directas.»

RANGEL "NÃO SABE" SE É CANDIDATO À LIDERANÇA DO PSD

«Ontem, à margem da sessão plenária em Estrasburgo, o eurodeputado anunciou que vai participar na reunião do conselho nacional, reservando-se, no entanto, sobre o teor da sua intervenção. "Faz parte das regras", disse. E refugiou-se na ironia para se furtar a esclarecer se está ou não na corrida pela sucessão de Manuela Ferreira Leite na presidência do partido: "A imprensa mostra aí que tem grande liberdade, porque umas semanas diz que vou ser, noutras que já fui, outras que não vou ser. Respeito esse pluralismo."

À hesitação de Rangel não será alheio o calendário que vier a ser aprovado para a realização do congresso extraordinário e das directas. Um intervalo curto, tal como vêm reclamando as maiores distritais do partido, limita objectivamente a margem de manobra de Rangel. Com Pedro Passos Coelho no terreno há meses e com José Pedro Aguiar-Branco a conquistar espaço, dentro e fora do partido, o tempo escasseia para amealhar apoios. » [Público]

Parecer:

Este Rangel ainda não percebeu foi o PS que perdeu as europeias e não ele que as ganhou e julga-se a última Coca-Cola do deserto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao pequeno Rangel que se candidate.»

PORTUGUESES JÁ ESTÃO A PAGAR PELA DESVALORIZAÇÃO DA IMAGEM DO PAÍS

«O impacto nas empresas e particulares da crise que Portugal atravessa nos mercados internacionais de dívida pública vai fazer-se sentir muito rapidamente e de forma significativa. Quem o avisa são os responsáveis do sector bancário português que, perante a perspectiva de um agravamento do seu próprio custo de financiamento no exterior, já estão a alertar para a subida dos spreads das taxas de juro realizadas nos empréstimos em Portugal, algo que dizem ser inevitável.

O primeiro aviso veio do presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), António de Sousa. Em entrevista à RTP, admitiu que as famílias e empresas que estejam a recorrer ao crédito no corrente mês vão já ter de pagar juros mais caros, decorrente da subida do spreads - a diferença entre o valor a que o banco se financia e as taxas que depois pratica nos empréstimos que concede aos clientes. "Muito provavelmente, durante o mês de Fevereiro, já veremos subidas do spreads nos novos contratos, que podem ser de meio ponto percentual ou mesmo mais", disse o presidente da APB. Explicou que esse aumento vai depender do que acontecer esta semana em relação ao mercado financeiro.» [Público]

Parecer:

Não há almoços grátis.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas consequências de uma crise financeira.»

GOOGLE LANÇA O "GOOGLE BUZZ", UMA REDE SOCIAL

«Google ha presentado oficialmente este martes el Google Buzz, un servicio que actúa para integrar y compartir elementos como fotos, vídeos, links y actualizaciones.

En rueda de prensa, Todd Jackson, jefe de producto de la compañía, ha comentado que Google Buzz será "un nuevo mundo" que funcionará dentro de Gmail, aplicación en la que está implementado.» [20 Minutos]

BOBBY DOUGLAS

NO "AMERICAN IDOL"

HEINEKEN - NEW BEER GLOSS - DIA DE SÃO VALENTIM