sexta-feira, abril 06, 2007

Como derrubar Sócrates?


É este o drama do PSD e, em particular, de Marques Mendes e passados dois anos parece que Sócrates está para o PSD como as bactérias multiresistentes estão para a saúde, o homem não só resiste como ainda por cima vai içando mais forte. Desta vez a estratégia da direita está a falhar, disseram que Sócrates era gay e ele ganhou com maioria absoluta, fizeram pactos e ele subiu, apoiaram as manifestações da CGTP e ele voltou a subir, propuseram uma redução de impostos e ele resistiu e se a professora primária do primeiro-ministro ainda estivesse no activo iriam descobrir que Sócrates tinha faltado ao exame da quarta classe e quase aposto que o primeiro-ministro voltaria a subir.

Sócrates comporta-se como uma bactéria multiresistente não só resiste aos mais variados venenos como ainda por cima parece alimentar-se deles. Nesta história da licenciatura o PSD parece ter percebido isso pois depois de começar por dizer que ia questionar Sócrates no Parlamento já há notícias de que vai deixar cair o assunto, o que se compreende, com tanto deputado e autarca ainda iriam descobrir que algum deles tinha concluído a licenciatura nalguma universidade de Bissau.

O drama de Marques Mendes é que Sócrates tem anticorpos para todos os seus venenos, a Ota foi escolhida pelo PSD, o aumento de impostos de Sócrates seguiu-se a um outro decido pró Durão Barroso, Sócrates teve tanto sucesso na engenharia como Marques Mendes conseguiu na advocacia e o reforço do combate à corrupção, a última bandeira de Marques Mendes, pode dar cabo do telhado do PSD pois é feito do mais fino cristal.

Dois anos depois de um Santana Lopes ter andado a exibir as chagas e a prometer a ressurreição temos um a Marques Mendes que transformou a seu percurso numa Via Sacra, de vez em quando para numa estação e vai rezando as suas pragas, umas vezes reza para que a Ota não se concretize, outras apelas aos deuses para que baixem os impostos. A verdade é que ao fim de dois anos Marques Mendes ainda não conseguiu beliscar Sócrates.