sexta-feira, abril 27, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

O "Maria Albertina" nos esteiros do Rio Sado, Alcácer do Sal

IMAGEM DO DIA

[Reuters / Jason Reed]

«Al mal tiempo buena cara. Y sobre todo si es por una buena causa. Eso es lo que debió pensar el presidente de EE UU, George W. Bush, que bailó de esta manera al son de unos músicos africanos en el Día Internacional contra la Malaria.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


O exemplo de ética

Parece que está na moda eleger modelos de cidadão, primeiro foi Mariano Gago a apontar Sócrates como o estudante modelo a seguir pela juventude portuguesa, agora é o próprio Sócrates que elege Pina Moura como modelo de ética. O argumento de Sócrates reside no acto de Pina Moura ter abandonado a actividade partidária e, em particular, a Assembleia da República, por ter assumido a presidência da Média Capital.

Só que se argumento é válido para considerar Pina Moura num modelo de ética então o mesmo argumento servirá para concluir que o mesmo Pina Moura teria sido até agora um modelo de falta de ética, pois durante os dois anos em que o PS foi Governo não teve qualquer pudor em acumular as funções de deputado com a presidência de uma empresa cuja expansão depende de concursos governamentais de decisões políticas.

Qual dos dois Pina Moura os portugueses deverão seguir, o modelo de ética escolhido pelo primeiro-ministro ou o modelo de falta de ética que o primeiro-ministro e secretário-geral do PS fez de conta que não viu durante mais de dois anos?

A ESCRITA DOS PARTIDOS

Compreende-se que a actividade partidária tenha um tratamento fiscal específico, mesmo que discorde que tenham um tratamento exageradamente favorável, o que não é aceitável é que não estejam sujeitos a um controlo contabilístico rigoroso. Os partidos têm uma actividade económica que pode atingir uma dimensão significativa e pelas suas contas pode pssaar dinheiro de origem duvidosa pelo que é tempo de impor-lhes critérios contabilísticos rigorosos passando a ser controlados como qualquer empresa. Uma coisa são as isenções fiscais , outra é a bandalhice total que de vez enquanto se torna evidente pelas notícias que nos vão chegando.

Se o país quer enfrentar a corrupção a sério tem de começar por aqui, até para que não seja a própria democracia a ser corrompida o que, muito provavelmente, já sucedeu.

UMA SOCIEDADE DE BUFOS?

Até e compreende que o governo promova a denúncia como meio de combate à corrupção, mas da mesma forma se perceberia que os contribuintes cumpridores denunciassem os que não cumprem e os automobilistas também poderiam ter um número de telefone para avisar as autoridades da infracções perigosas cometidas por outros automobilistas. Da mesma forma que o combate à corrupção pode ser mais eficaz também o seria o combate à evasão fiscal ou à sinistralidade, só que no fim teríamos uma sociedade vigiada, uma sociedade pouco saudável, com mais "pides" por metro quadrado do que alguma vez Salazar e Silva Pais imaginaram ser possível.

Combater a corrupção não significanecessáriamente soltar os cães e este combate é fundamental para ter uma democracia saudável pelo que não pode colocar em risco os pressupostos dessa mesma democracia.

UMA PEQUENA CORRECÇÃO AO ENG CARMONA

O presidente da CML que foi constituído arguido continua arrogante como de costume e por se ter lembrado do destino dos outros arguidos até invocou o estatuto de independente, provavelmente para ser uma excepção à regra da suspensão do mandato.
Mas comete um erro ao dizer que fica na presidência suceda o que suceder pois esquece que são várias as medidas que podem ser adoptadas pelo juiz e não estou a ver um autarca de coleira electrónica ou a instalar o seu gabinete numa cela do EPL, com vista para o Parque Eduardo VII.

UMA COOPERAÇÃO POUCO ESTRATÉGICA

«Não é, portanto, de estranhar que, um ano depois da sua "fulgurante" estreia, o Presidente se tenha apresentado, ontem, na Assembleia da República, com umas dúvidas soltas sobre as comemorações do regime e umas frases comoventes sobre os jovens de sucesso que ele, para surpresa dos portugueses, encontra, por aí, prontos a ser observados, em todas as esquinas do país. É natural que alguns exegetas, atentos a todos os "sinais" emitidos de Belém, descortinem dois ou três "recados" cirúrgicos numa intervenção que se distinguiu pela irrelevância das dúvidas e pela vacuidade das considerações. Infelizmente, o discurso do Presidente da República, por si só, encarrega-se de diluir higienicamente qualquer significado político que lhe queiram, à viva força, atribuir. » [Público assinantes Link]

Parecer:

Constança Cunha e Sá não apreciou o discurso de Cavaco Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAIS UM ARGUIDO NO CASO BRAGAPARQUES, O ENG. CARMONA!

«O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, foi notificado para ser ouvido pelo Ministério Público na qualidade de arguido, no âmbito do processo Bragaparques, disse hoje à agência Lusa fonte judicial.

Segundo a mesma fonte, apesar de a notificação já ter sido enviada, do ponto de vista jurídico, Carmona Rodrigues ainda não é em rigor arguido, já que para tal é necessário que lhe seja lido o Termo de Constituição de Arguido e os seus direitos.» [Diário Digital Link]

Parecer:

Era de esperar, assim como é de esperar que suspenda o mandato.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se Marques Mendes sobre o futuro do engenheiro»

COMES E BEBES ELEITORAIS FICA FORA DA ESCRITA

«José Manuel Ribeiro, ReutersO PS declarou nas contas da campanha eleitoral das legislativas de 2005 despesas de 41 027 euros em almoços e jantaresA Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) acusa os partidos políticos de omitirem as receitas e despesas com jantares e almoços realizados nas campanhas eleitorais. Com estas acções a assumirem cada vez mais destaque no contacto dos candidatos com o eleitorado, a ECFP admite que esta omissão terá sido superior a um milhão de euros nos últimos actos eleitorais. Por isso, já a partir das eleições regionais na Madeira, é obrigatório declarar todas as despesas e receitas com almoços e jantares eleitorais.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Se as empresas seguissem o rigor contabilístico dos partidos o país já teria ido à falência.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Adoptem-se novas regras.»

O AZAR DE CARMONA

«Quase cinco anos depois do início das obras para a construção do Túnel do Marquês, a obra foi ontem inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, numa cerimónia que esteve longe de correr da forma como o autarca pretenderia, em parte devido às notícias sobre a constituição como arguido do seu ex-vice-presidente, Fontão de Carvalho, no caso Bragaparques (ver página 18). O autarca acabou por evitar o confronto com os jornalistas e logo após o discurso saiu de carro da cerimónia e do túnel.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

A festa até estava bem preparada não faltando automobilistas "espontaneamente" eufóricos

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Tape-se urgentemente o buraco na CM antes que seja necessário um túnel entre a Praça do Município e o Estabelecimento Prisional de Lisboa.»

O ALENTEJO ESTÁ A DEIXAR A CAL

«Santiago de Cacém é um exemplo paradigmático. A autarquia lançou uma campanha de caiação no dia 2, oferecendo cal, pincéis e trinchas, aos moradores do centro histórico, mas ainda só duas pessoas aderiram à iniciativa. Uma delas para caiar um galinheiro.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

A notícia vale pelo exemplo dado pela população do centro histórico de Santiago do Cacém, o tal concelho onde o PS mandou para a mobilidade o´presidente da única junta de freguesia dirigida por este partido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Adoptem-se regras rigorosas para os centros históricos.»

BUFOS VOLUNTÁRIOS PARA COMBATER A CORRUPÇÃO

«O Governo lança hoje um guia de combate à corrupção que pretende alertar funcionários públicos e cidadãos em geral para a gravidade do fenómeno, procurando dar-lhes as ferramentas necessárias para o evitar e, sobretudo, para o denunciar. Intitulado "Prevenir a corrupção", este guia de 22 páginas, elaborado pelo Gabinete para as Relações Internacionais, Europeias e de Cooperação do Ministério da Justiça, vai ser distribuído pelos serviços públicos. » [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Por este andar seremos todos bufos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Governo se pretende promover a solução do bufo noutros domínios da sociedade.»

O PSD SOFRE DE CLAUSTROFOBIA

«Foi de indicador em riste que o social-democrata Paulo Rangel proferiu o discurso mais polémico do conjunto das intervenções partidárias, ao considerar que se vive numa "claustrofobia democrática". Palavras longamente aplaudida pela bancada do PSD e apelidadas "bota-baixismo" por José Sócrates, ao falar aos jornalistas no final da sessão.» [Jornal de Notícias Link]

Parecer:

De facto têm razão, anda tão apertadinhos nas sondagens que se compreende que comecem a sentir claustrofobia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Marques Mendes que abra as janelas do PSD para que entre ar, já deve cheirar a bafio.»

BOTA DEVE QUERER SER REI DO ALGARVE

«O deputado social-democrata Mendes Bota oficializa, hoje, em Coimbra, um movimento a favor da regionalização que visa recolher, durante este ano, as necessárias 75 mil assinaturas para pedir à Assembleia da República a realização, em 2008, de um segundo referendo sobre a criação no país de regiões administrativas. A petição já tem, contudo, um fracasso anunciado, visto que conta com a oposição do PS, CDS/PP e até de destacados regionalistas do PSD, além do autor do "Pacote Relvas". Apesar disso, Mendes Bota não desiste, acusando alguns "dirigentes políticos" de preferirem a "teoria do 'orgulhosamente sós'". » [Jornal de Notícias Link]

Parecer:

O mesmo PSD que se orgulhou da vitória no referendo da regionalização assume agora a liderança do processo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a criação do principado do Algarve com Mendes Bota a concorrer com o príncipe do Mónaco.»

BADAJOZ: NASCEU UM GATO COM DUAS CARAS

«No sólo tiene siete vidas, según reza el dicho. Además, esta gatita que nació el miércoles en la barriada de San Roque, en Badajoz, cuenta con dos hocicos y dos pares de ojos. » [20 Minutos Link]

MYSPCE PROCURA O MELHOR JOVEM ASPIRANTE A POLÍTICO

«El sitio de redes sociales MySpace y el productor de televisión Mark Burnett planean lanzar Independiente, un programa que premiará con un millón de dólares al mejor joven aspirante a político.

Con el telón de fondo de las elecciones presidenciales de noviembre del 2008, la iniciativa, que comenzará a emitirse a principios del año próximo, busca encontrar a un joven que represente a la juventud estadounidense.» [20 Minutos Link]

STEPHEN HAWKING EXPERIMENTA A GRAVIDADE ZERO

«El físico británico Stephen Hawking, que tiene 65 años y ha pasado la gran mayoría confinado en una silla de ruedas por la esclerosis lateral amiotrófica que padece, flotará esta noche por las entrañas de un avión Boeing 727, que ha despegado pasadas las 20.30 (hora española), como parte de un vuelo de gravedad cero para preparar su futuro viaje al espacio.

El aparato, adaptado para estas lides, realizará unas maniobras en forma de parábola, ascendiendo para luego dejarse caer como un peso muerto; de esta forma, durante 30 segundos en cada descenso Hawking flotará como si estuviera en órbita. "El profesor se sentirá como si no pesara nada. Es una sensación maravillosa, delicada y casi onírica de pura libertad. Es más o menos como cuando vuelas en sueños", ha explicado Peter Diamandis, el organizador del vuelo, a la agencia de noticias Bloomberg,
Hawking, libre de su silla de ruedas, estará atendido por cuatro médicos, según Diamandis. El avión debe despegar con 27 personas a bordo del Centro Espacial Kennedy, de la Administración Espacial estadounidense (NASA), a las dos de la tarde (ocho de la noche, hora peninsular española). El vuelo durará 90 minutos y realizará tres maniobras de gravedad cero. El reverso tenebroso serán los minutos en los que los pasajeros sentirán que pesan un 50% más.»
[El Pais Link]

RAJOY REVELA QUE GANHA MAIS QUE ZAPATERO

«En declaraciones a Lleida TV-Grupo Segre recogidas por Efe, Rajoy ha sido preguntado por su sueldo, cuestión que cobró actualidad después de que en el programa Tengo una pregunta para usted de TVE una pensionista que percibe 300 euros comentara sus dificultades para llegar a fin de mes y pidiese a Rajoy que desvelara su salario.En ese programa, el presidente del PP se limitó a señalar que gana "bastante más" que esos 300 euros y aseguró que él trabaja para que todo el mundo pueda ganar "lo máximo posible".» [El Periódico Link]

Parecer:

Será que Marques Mendes também nos vai dizer quanto ganha?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se.»

O REPÓRTER DA BBC ERA BAIXO DEMAIS PARA ANGELA MERKEL

«When a 5ft 6in BBC reporter was sent out to interview a German MP (6ft 4in in her high heels) the production team had difficulty getting them both into the shot.

But necessity is the mother of invention, and after Steve Rosenberg had hopped up on to an equipment box, he appeared to tower over Silvana Koch-Mehrin. » [Daily Mail Link]

O JUMENTO NO TECHNORATI

THE

  1. O "Fliscorno" [Link] cita o post dedicado pel'O Jumento ao 25 de Abril.
  2. Identificado e retribuído o link do "Portugal Contemporâneo" [Link]

  1. O "Justiça" [Link] cita e enriquece o post dedicado pel'O Jumento ao 25 de Abril.
  2. O "Tomar Partido" [Link] e o "Vozes de Burro" [Link] partilham o comentário feito a propósito do discurso de Cavaco Silva.
  3. O "Notícias da Aldeia" [Link] nomeou O Jumento para 'Thinking blogger'. Obrigado.

A referir também a reprodução do post dedicado pel'O Jumento à avaliação do desempenho pelo blogue oficial do "PS Lumiar" [Link], sinal de que no partido do poder há quem ouse ouvir opiniões críticas. Bom sinal também o facto de ter links para outros blogues, prática nem sempre respeitada pelos blogues partidários. Aqui fica o agradecimento e a retribuição do link.

COMO VAI SER O FUTURO DOS BLOGUES

Um artigo sobre o tema no 20 Minutos [Link]

«Hay quien piensa que son el único futuro; que los blogs terminarán por desplazar y eliminar a los medios de comunicación profesionales, que acabarán con la prensa, las radios y televisiones; que el futuro es un pandemonio de minúsculas voces compitiendo por hacerse oír con cada vez menos medios y mayor desesperación.

Una especie de coro griego de enanos incapaces de plantar cara a la manipulación, débiles, carentes de ética, dados a la histeria y las modas. Enfrentados a la incomprensible realidad de 70 millones de personas que llevan a cabo gratis en sus blogs la tarea de publicar diariamente que ellos conocen bien, muchos periodistas profesionales temen un futuro desprovisto de medios y amueblado con blogs. Por supuesto, exageran. Es el temor del aristócrata ante la revuelta campesina.

Que todo el mundo tenga voz no significa que todas las voces sean iguales; sólo que las diferencias ahora hay que demostrarlas. Ya no hay ventajas que valgan para mantener vivo un producto informativo de mala calidad; ni el monopolio de la distribución, ni la posesión de determinadas frecuencias de radio, ni la capacidad de inversión logran ya camuflar el mal producto informativo. »

SESSO [Link]

DMITRY BEZKOROVAINY [Link]

STEVEN [Link]

WIKIPDIA VAI SER LANÇADA EM FORMATO CD

«Wikipedia, la enciclopedia online más popular, hará una incursión al mundo offline con un CD con cerca de 2.000 entradas en inglés dirigido a aquellos que no tienen conexión a internet, anunció hoy la Fundación Wikimedia.

El CD, que vendrá con su propio motor de búsqueda para navegar entre los documentos, incluirá artículos seleccionados como los mejores de la enciclopedia y, según dijo la fundación, estarán libres de errores y prejuicios.» [20 Minutos Link]

EFEITO DOMINÓ COM 86 COMPUTADORES

CURIOSIDADE

PFIZER

[2]

CONDONERIA BARCELONA

[2][3]

MINGLER

[2][3][4]

«Now you don’t have to spread legs to broaden your networkMingler.dk - Your online social network»