sexta-feira, abril 06, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Igreja de São Nicolau, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Joerg Mitter - Reuters]

«Alejandro Maclean of Spain (L), Kirby Chambliss of the U.S. (C) and Nigel Lamb of Britain fly next to buildings in Abu Dhabi. The first stage of the "Red Bull Air Race World Series" will be held on Friday. » [Washington Post Link]

JUMENTO DO DIA


Campanha negra?

O ministro dos Assuntos Parlamentares decidiu chamar campanha negra às dúvidas colocadas sobre o currículo universitário de José Sócrates, equiparando-a de forma subtil a outras insinuações de que o primeiro-ministro foi alvo ainda durante a campanha eleitoral. Só que o ministro não deve ter percebido a diferença entre boatos e insinuações com dúvidas legítimas suscitadas pelos documentos que suportam a licenciatura de Sócrates. Não quero alinhar em campanhas negras pelo que me fico por uma dúvida: porque motivo um estudante a quem falta menos de meia dúzia de cadeiras opta por se transferir de uma escola com um curso reconhecido para uma outra cuja licenciatura não é reconhecida pela Ordem dos Engenheiros?

Digamos que o ministro reage a uma campanha negra com um argumento obscuro.

A PRIMEIRA LIÇÃO QUE SÓCRATES APRENDEU

Com a história da sua licenciatura Sócrates aprendeu que é vulnerável à comunicação social e que nem sempre é ele a ditar as regras do relacionamento entre o poder e os jornalistas, até porque neste momento há uma imensidão de blogues que não obedecem a qualquer director nem recebem telefonema dos assessores governamentais.

Mas Sócrates só percebeu metade da lição ainda anda armado em teimoso remetendo para meados da próxima semana uma posição sobre o seu canudo, não se sabe bem se ainda carece de elementos para falar ou se espera que a opinião pública ave o assunto nalguma cerimónia de lava-pés nestes dias de Semana Santa. E percebeu apenas metade da lição porque ainda não entendeu que pior do que ter um canudo pouco que eu não admitiria num concurso de admissão de licenciados em economia é deixar-se cair no ridículo e a verdade é que esta questão mais do que atingir a sua credibilidade política transforma-o em assunto de anedota.

E como se viu com a Terça-Feira Gorda de Cavaco Silva nenhum político resiste a ser transformado em anedota. Os portugueses mesmo sujeitos a tanta medida antipática persistem em não perder o bom humor.

UMA PERGUNTA A CAVACO SILVA

Enquanto «candidato a Presidente da República Cavaco Silva não se cansou de invocar a sua experiência enquanto economista á que foi ministro das Finanças e durante muitos anos primeiro-ministro. Assim sendo faz sentido perguntar a Cavaco Qual a sua opinião enquanto economista acerca da proposta do PSD de reduzir os impostos.

AS PRESSÕES DE UMA LICENCIATURA

«Graças a um artigo publicado no Expresso, no sábado passado, o atribulado currículo académico do primeiro-ministro transformou-se também num caso de liberdade de imprensa. Depois das inexplicáveis "falhas" de uma misteriosa licenciatura, ficou-se a saber que, ao longo das últimas semanas, os assessores do primeiro-ministro (quando não o próprio investido da sua superior autoridade) têm acompanhado ao milímetro o trabalho das redacções, tentando esforçadamente acabar com aquilo que o ministro Santos Silva considera o "jornalismo de sarjeta". Pelo que se percebe, a reportagem do PÚBLICO, que dava conta das "falhas" que mancham as habilitações universitárias do aluno José Sócrates, foi precedida e acompanhada por sucessivos telefonemas do gabinete do primeiro-ministro, recheados de avisos e de conselhos e de uma ou outra ameaça. Ricardo Costa, director da SIC-Notícias, confirma que a redacção da SIC foi gentilmente alertada, pelo gabinete do eng. Sócrates, para a infundada notícia que o PÚBLICO preparava. E para que não se pense que este é um caso isolado que obrigou a procedimentos excepcionais, o mesmo Ricardo Costa conta que, um dia, a propósito de umas férias sumptuosas do primeiro-ministro, este lhe falou "furibundo" com a intromissão da estação de televisão na sua esfera privada. » [Público Link]

Parecer:

Constança Cunha e Sá escreve sobre as pressões do Governo sobre a comunicação social.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ALTURA DE FAZER AINDA MAIS PERGUNTAS

«Tudo o que estará mal neste processo pode ser da exclusiva responsabilidade da Independente. José Sócrates pode estar a ser vítima não de um ataque calunioso, como diz, mas da opção errada que fez ao escolher aquela escola. Disso e das imprecisões na nota biográfica que colocou no Portal do Governo. Quem nada tem a esconder tudo pode explicar, nomeadamente: por que motivo trocou o ISEL, uma escola pública prestigiada, pela Independente, para terminar a sua licenciatura? Por que motivo consta do seu processo uma nota manuscrita numa folha com o timbre da Secretaria de Estado do Ambiente e dirigida ao reitor da UnI? Por que começou por se autodesignar engenheiro e, depois, passou a licenciado em Engenharia Civil? Por que mantém no site a indicação de que fez uma pós-graduação em Engenharia Sanitária na Escola Nacional de Saúde Pública, pós-graduação que nunca existiu, depois de o próprio ter dito ao PÚBLICO que apenas frequentou nessa escola um curso para engenheiros municipais? Por que enviou para a SIC uma nota com o seu currículo académico onde não consta essa pós-graduação, mas antes um MBA em Gestão pelo ISCTE, do qual ainda ontem não se dava conta no Portal do Governo?» [Público Link]

Parecer:

O editorial do Público coloca as dúvidas a que Sócrates deveria responder.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se mas com uma pergunta o Público: se os Estatutos da PT tivesse sido desbliNdados com o voto da CGD o jornal teria tratado o tema?»

"DESMONTADA" A MELHOR IMAGEM DO ANO

«Era domingo. O condutor e duas das mulheres são irmãos, chamam--se Maroun e vivem numa rua próxima. Outra mulher é vizinha. Segundo explicaram à revista cultural, não estavam a fazer "turismo de guerra", como sugere a imagem, mas apenas a ver os estragos, para avisarem os parentes. As personagens dizem que a viatura foi fotografada de forma a parecer mais luxuosa. Trata-se de um mini Cooper, que o condutor pediu emprestado à namorada para, acompanhado pelas irmãs, constatar se havia estragos na sua casa. As testemunhas afirmam ser de classe média.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Em qualquer dos casos a imagem mostra um contrate entre duas realidades, vale mais pelo que faz pensar do que pelo que mostra e isso foi conseguido pelo enquadramento obtido pelo fotógrafo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mantenha o prémio para a melhor imagem de 2006.»

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL 1 - 0 PS

«Os juízes do Tribunal Constitucional furaram ontem o entendimento forjado dentro do PS para a eleição do vice-presidente do colectivo. Entre os socialistas havia a intenção de conseguir a eleição do penalista Rui Pereira - ex-director-geral do SIS e ex-coordenador da Unidade de Missão para a Reforma do Código Penal. Só que no voto secreto "interpares" entre o colectivo de 13 juízes do TC a escolha foi outra: escolheram Gil Galvão, também afecto ao PS, mas que já está no tribunal há alguns anos.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Seria bom que os partidos respeitassem a separação de poderes e não tentassem cozinhar soluções para um órgão como o Tribunal Constitucional.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elogie-se a atitude dos magistrados.»

TRAPALHADA DO MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS

«O ministro das Obras Públicas e dos Transportes, Mário Lino, desdobrou-se, ontem, em telefonemas a autarcas da Área Metropolitana do Porto para acalmar a crise provocada por um documento do seu ministério sobre o futuro do metro do Porto. Numa carta enviada, anteontem, à Junta Metropolitana do Porto (JMP), o Governo aponta 2009 como o ano de arranque das obras da segunda fase da empreitada. Porém, ontem, depois de a informação ter sido tornada pública, Mário Lino emitiu um comunicado em que a considerava "falsa". Na prática, o ministro desmentiu o teor de um documento feito pelo seu próprio ministério.» [Jornal de Notícias Link]

Parecer:

Digamos que o ministro achou que duas guerras em simultâneo eram demais para ele.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao ministro que tenha mais cuidado com o que escreve ou que não escreva aquilo que não vai manter.»

LICENCIATURA DE SÓCRATES: CADA CAVADELA UMA MINHOCA?

«A justificação dada ontem ao PÚBLICO pelo Ministério do Ensino Superior para explicar por que razão, em 1996, não surge no relatório do Observatório para a Ciência e Ensino Superior (OCES) qualquer licenciado no curso de Engenharia Civil da UnI, que José Sócrates afirma ter concluído nesse ano, é contrariada pelos próprios dados desse estudo.

O Ministério do Ensino Superior alegara que tal se devia ao facto de o relatório Diplomados (1993-2002) não contabilizar os alunos licenciados que haviam sido transferidos de outros estabelecimentos de ensino: ou seja, de acordo com esta explicação, apenas seriam indicados os alunos que haviam iniciado e concluído os seus cursos no mesmo estabelecimento de ensino.» [Público Link]

Parecer:

Enquanto Sócrates vai gerindo o silêncio a sua licenciatura suscita cada vez mais dúvidas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Sócrates que mantenha o silêncio, talvez venha a ser um excelente argumento para os carros alegóricos do próximo Carnaval.»

MARINHEIROS BRITÂNICOS ERAM ESPIÕES

«El capitán de los marines británicos apresados en Irán , Chris Air, admitió a la cadena Sky News que su misión era recabar datos sobre los iraníes para los servicios de inteligencia de su país.

Según la página web de la cadena , estas revelaciones fueron conocidas por el medio cinco días antes del apresamiento de los militares, pero no han sido desveladas hasta ahora para proteger su integridad.» [20 Minutos Link]

«Los marinos británicos capturados por Teherán estaban en aguas iraníes para "recopilar información" sobre Irán, dijo uno de los liberados a la cadena británica de noticias Sky News cinco días antes de ser descubiertos. Un equipo de la televisión patrulló junto al capitán Chris Air y los marinos por aguas iraquíes cinco días antes de que fueran detenidos por Irán. Según fuentes de la cadena, no se ha hecho público este reportaje antes para no poner en peligro la vida de los 12 marinos. Reino Unido siempre ha asegurado durante la crisis que los marinos se encontraban en aguas territoriales iraquíes, donde sus barcos registran regularmente a los mercantes en cumplimiento de la resolución 1.723 de la ONU, y con el visto bueno del Gobierno de Irak.» [El Pais Link]

DEZ MARAVILHAS AMEAÇADAS PELA MUDANÇA CLIMÁTICA

«Diez de los espacios naturales mas extraordinarios del mundo podrían desaparecer si el cambio climático continúa como hasta ahora, según el informe de la organización ecologista WWF/Adena 'Salvemos las maravillas naturales amenazadas por el cambio climático', en el que informa de cómo los devastadores impactos del cambio climático están dañando los mejores espacios naturales del mundo.

Estas 10 regiones son: la Gran barrera de Coral y otros arrecifes coralinos; el Desierto de Chihuahua en México y EE UU; el Caribe con las tortugas carey; el bosque tropical de Valdivia; los manglares de Sundarbans en la India, hábitat del tigre de Bengala; el tramo alto del río Yangtzé, en China; la Amazonía; el Mar de Bering, donde abundan los salmones silvestres; los glaciares del Himalaya, amenazados por el deshielo; los bosques costeros y la ecorregión marina de África oriental.» [El Pais Link]

AO QUE O FISCO CHEGOU

«O simulador do Fisco (www.e-financas.gov.pt) está a dar informações erradas aos contribuintes que pretendem entregar as suas declarações de IRS via internet. Segundo apurou o Correio da Manhã junto da Administração Fiscal, o problema afecta os contribuintes que têm rendimentos entre os 55 mil e os 60 mil euros e em relação aos quais deveria ser aplicada uma taxa de IRS de 40 por cento.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Aposto que esta notícia não foi passada para a comunicação social pelo dr. Macedo ou pelo dr. Amaral Tomaz como símbolo da modernização do fisco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «»

IMAGENS DA PREPARAÇÃO DE UM VAIVÉM ESPACIAL PARA UMA MISSÃO [Link]

SURF EM ONDAS GIGANTES NO TAHITI

JOSE A GALEGO [Link]

TOMASZ BARTLER [Link]

MARTINA CROSS [Link]

DOUG BOSTROM [Link]

ALGUNS DOS "MELHORES" CARROS DO MUNDO [Link]

A EFICÁCIA DE UMA CAMPAINHA

INFORMAÇÃO AO PÚBLICO

PIROPOS EM ESPANHA

MICHAEL STICH STIFTUNG

[2][3]

FOUNDATION NICOLAS HULOT

[2][3]

MARATONA DE CALGARY

[2][3][4]