quinta-feira, abril 19, 2007

Lamber as feridas

Mais ou menos encerrado o folhetim do diploma de Sócrates, já dificilmente cinco cadeiras poderão evidenciar muitos mais erros administrativos que neste caso não deverá ser necessário analisar o ADN presente em resíduos de nódoas em vestidos, é hora de lamber as feridas e avaliar os prejuízos.

É certo que Sócrates sai manchado, basta abrir a caixa do mail para se perceber que passou a fazer parte do anedotário nacional, não será tão grave como a famosa Terça-feira Gorda de Cavaco Silva mas no próximo Carnaval não faltarão carros alegóricos alusivos ao tema. Cada vez que Sócrates falar no simples, no ensino, no plano tecnológico, no acordo com o MIT ou noutros temas que lhe são queridos vão aparecer anedotas.

Mas duvido que os eleitores o penalizem Sócrates por este pecadilho, trata-se de um tema que anima mais as “elites” do que o cidadão comum e nessas elites o que não falta são rabos de palha. Além disso, quem andou numa universidade, pública ou privada, sabe que nem os professor são um exemplo de rigor administrativo nem secretarias são um primor.

Os que pensam que todos os eleitores estão muito preocupados em saber se o exame de inglês de Sócrates foi feito em casa ou na escola ou se foi utilizada uma ou duas páginas de papel A4 poderão estar enganados. Os eleitores que estão satisfeitos com o Governo perdoam-lhe este pecadilho, os mais descontentes e, em particular, os que estão descontentes com as medidas do Governo aproveitarão o incidente para ridicularizar Sócrates na esperança de fragilizar a sua imagem e dessa forma fazê-lo vacilar nas suas políticas. O que está em causa não é saber se os militantes do PCP ou os do CDS vão deixar de votar em Sócrates pois esses nunca votaram nele, o que importa avaliar quantos deixarão de votar no PS na sequência deste espectáculo.

Haverá certamente um pequeno grupo que mudará de opinião, mas uma boa parte desse grupo muda de opinião mês sim mês não. Quando se deixa de votar num partido é para votar noutro e sendo pouco provável que sejam muitos os que votaram Sócrates e agora votariam Jerónimo de Sousa ou Paulo Portas, também é verdade que com Marques Mendes na liderança o PSD também não convencerá os eleitores a buscar uma alternativa neste partido.

É pouco provável que Sócrates saia muito penalizado nas sondagens e é este o seu grande prejuízo, se assim suceder Sócrates e, principalmente muitos dos que na sua sombra se servem do poder, vão sentir-se imbatíveis, vão pensar que o seu eleitorado é um rebanho, tenderão a ser autista e a imagem de autoridade que Sócrates tanto preza pode transformar-se em tiques despóticos.