domingo, novembro 04, 2007

Semanada

Estatuto do aluno

Ao que parece os documentos do ministério da Educação são escritos em cima do joelho, com base em ideias soltas que vão sendo transformadas em lei. Só isso explica a azelhice da aprovação de alunos faltosos e o recuo da ministra numa matéria que foi apresentada como uma questão de princípio.

Cada vez é mais evidente que não há uma verdadeira política de educação, as medidas da ministra correspondem mais àquilo que lhe parecem ser boas ideias do que a um projecto consistente para o ensino.

Sinais vermelhos

Uma empresa decidiram propor ao governo que os automóveis passassem a ter um símbolo para caracterizar o comportamento do condutor, um condutor que já se tivesse excedido em asneiras passaria a ostentar um sinal vermelho.

É aquilo a que poderemos chamar uma ideia brilhante, ainda que nada tenha de novo já que Hitler usou o mesmo estratagema para identificar todos aqueles que pertenciam a um grupo social ou étnico de que não gostava. Agora esperemos que a solução seja adoptada para todos os domínios, os polícias passarão a ter um sinal para identificar os que mais multas passam, os médicos serão identificados em função dos mortos que lhes passaram pelas mão, os funcionários públicos em função da classificação de sérvio, o cidadão comum em função das dívidas ao merceeiro, à EDP e à PT, os deputados em função das faltas às sessões parlamentares.
Enfim, não é por falta de boas ideias que o país não resolve os seus problemas.

O Jerónimo de Sousa queria tosquiar e ficou tosquiado

Luísa Mesquita está a transformar-se num furúnculo nos princípios de Jerónimo de Sousa, se a expulsa o PCP passa a quarta fora política no parlamento, se a aguenta sujeitasse a ataques diários por parte da deputada marginalizada.

Voyeurismo

Para Vítor Constâncio os portugueses saberem que os administradores do Banco de Portugal terem acesso a créditos com juros favoráveis e livres de impostos é voeyurismo. O governador esquece que o Banco de Portugal é uma instituição Pública, que os seus recursos pertencem ao país e que os cidadãos têm todo o direito de conhecer as mordomias daqueles que a todo o momento exigem austeridade para os outros.

Cada vez suporto menos este Vítor Constâncio cuja maior preocupação parece ser proteger os seus e o “seu”.

O estudo da CIP

A CIP fez mais uma boa acção ao país ao entregar mais um estudo defendendo a localização do novo aeroporto na Alcochete. Como era de esperar, um estudo encomendado a quem era contra a Ota não apresenta dúvidas quanto à escolha de Alcochete, a dúvida reside em quantas pontes vão atravessar o Tejo, já são mais duas.

BCP disse não

O BCP disse não à fusão com o BPI o que não foi surpresa um resposta positiva seria mais difícil do que a Opus Dei aceitar que o colégio do Planalto fosse presidido por um maçon.