quinta-feira, novembro 15, 2007

Umas no cravo e outras na ferradura -

FOTO JUMENTO

Amolador, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Stefano Rellandini / Reuters]

«Infancia en Irak. Una niña mira pasar a unos soldados estadounidenses que patrullan en barrio de Muhalla en Bagdad.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Demita-se senhor presidente da RTP

Toda a gente sabe porque razão a administração da RTP não gosta de José Rodrigues dos Santos, foi o conflito surgido em torno de uma nomeação e as declarações do jornalista que o colocaram na lista negra dos "donos" da RTP. Mas não é este o motivo invocado para tentarem despedir o jornalista, a administração da RTP quer ver-se livre de José Rodrigues dos Santos invocando motivos laborais.

Nem Fidel Castro nem Hugo Chávez teriam tido tanta imaginação.

O SILÊNCIO DO GOVERNO NO CASO DE JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS

Do que estará à espera o governo para intervir na tentativa de despedimento de José Rodrigues dos Santos? Se o jornalista não cumpriu com as suas obrigações pode ser aceitável uma pena disciplinar, mas se esse expediente apenas serve para encobrir o saneamento de um jornalista incómodo a administração da RTP deve ser demitida, os dinheiros dos contribuintes não pode servir para estes expedientes.

É evidente que o governo pode dizer que aguarda a conclusão do processo, mas esse é um argumento pobre, entre acusações e recursos o processo pode prolongar-se por anos.

QUANDO A LIMPEZA É PRENDA DE NATAL

Esta semana fiquei surpreendido ao ouvir António Costa prometer pintar umas quantas passadeiras e desencardir algumas ruas, e fiquei surpreendido porque julgava que a limpeza da cidade e a sua segurança eram, ou iriam ser tarefa permanente de uma cidade onde a sujidade a está a transformar numa das capitais mais sujas da Europa e onde se morre nas passadeiras com demasiada frequência ao mesmo tempo que os cofres da autarquia enriquecem com as multas resultantes dos famosos radares.

É evidente que o actual presidente da câmara não é o culpado do estado a que a cidade chegou, mas não é aceitável que os mais elementares direitos dos cidadãos de Lisboa sejam embrulhados em papel celofane e entregues como prendas de Natal.

Um exemplo vergonhoso da sujidade e mau desempenho dos serviços camarários é o espectáculo triste oferecido pelo Terreiro do Paço, local escolhido por António Costa para dar festa ao povo, como sucedeu no dia de São Martinho. A sujidade em torno da estátua de D. José é tanta que me envergonha enquanto português, não entendo como com a sede da autarquia a dois passos nem António Costa nem um dos seus vereadores se aperceba disso.

O ACUSADOR ACUSADO

«O dr. Portas, acusado, agora, de incomensurável vileza, sobressaltou-se, legitimamente, e diz-se inocente no propósito e casto na matéria. No recolhimento do Caldas declarou que o poderoso volume de fólios era constituído por notas pessoais e breves anotações acerca do CDS-PP. O dr. Portas sempre apreciou anotar. N'O Independente anotava tudo o que representasse malefícios para a República. Serviu-se do adjectivo como de um aríete. Contornava, com lenta obstinação, a verdade dos factos, se é que os factos contêm alguma verdade, a fim de preservar as públicas liberdades. O Independente foi leve, fresco, farsante e bailarino. Diz quem sabe que o dr. Portas resguardou um feixe incalculável de notas. A pecha nasceu, segundo se suspeita, no jornal. Acontece um porém: no jornal, quem pagava eram os proprietários; no ministério, somos nós quem esportula os euros. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Baptista Bastos diverte-se com as fotocópias do Paulinho da Xerox.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ARQUEOLOGIA POLÍTICA

«Já toda a gente o disse: a semana passada, mais do que um debate sobre o Orçamento, tivemos um debate sobre história. O que ninguém disse foram duas coisas. Em primeiro lugar, que com a actual classe política é fatal que todos os debates políticos tenham um sabor antigo. Em segundo lugar, que para o PSD, ao contrário do que ensina a sabedoria, é fundamental falar do passado.

Aparentemente, entre os políticos, só Santana Lopes e Paulo Portas parecem ter o privilégio de representar o passado. É uma grande injustiça para os outros. José Sócrates foi ministro do Governo fugitivo de António Guterres. Jerónimo de Sousa é há quase 30 anos (desde 1979) membro do comité central do PCP e foi o célebre candidato presidencial dançante do partido em 1996. Francisco Louçã já dirigia a Liga Comunista Internacionalista em 1974 e foi a cara das desesperadas tentativas do Partido Socialista Revolucionário (nova encarnação da LCI) para eleger um deputado em Lisboa nas décadas de 1980 e de 1990.

Dir-me-ão: todos temos um passado. Mas o que caracteriza os nossos actuais políticos é que eles não parecem ter mais nada. Os líderes do Bloco de Esquerda são "jovens" há 30 anos. As suas ideias para o país continuam resumidas ao refrão da União Democrática Popular na década de 1970: os "ricos que paguem a crise". No caso do PCP, só a biologia impediu que tenha a mesma direcção de 1941. No entanto, ao contrário do que se diz, evoluiu muito, mas neste sentido: em cada momento, desde 1976, foi sempre o último defensor da legislação que tinha sido o primeiro a atacar. É o partido conservador por excelência deste regime: o passado, para o PCP, é sempre melhor do que o futuro. De resto, para perceber as esquerdas da oposição vale a pena ler a serenata de saudade ao comunismo no suplemento do PÚBLICO da passada quarta-feira. No que respeita à esquerda que nos governa, basta ouvi-la falar do futuro: o PS continua fiel à "paixão da educação", que já em 1995 era a garantia de que seríamos em 2007 um país próspero. Em suma, se o filme à esquerda é o mesmo, com os mesmos personagens e as mesmas ideias, porque é que haveria de ser diferente à direita?

Quanto à insistência de Meneses e de Santana em falar do Orçamento de 2005, em vez de discutir o de 2008, faz todo o sentido. O PSD que eles representam não deseja ser uma alternativa diferente ao PS: quer ser apenas o seu herdeiro natural. Daí a fúria com que Meneses, o suposto "populista", puxou brilho às medalhas do seu sentido de Estado em matéria de impostos e de referendo europeu. No fundo, os líderes do PSD gostariam de ter feito o que o PS fez nos últimos anos, e sobretudo gostariam de fazer o que suspeitam que o PS vai fazer nos próximos. Daí a confusão das suas investidas contra Sócrates: exigem cortes da despesa, mas criticam os cortes na despesa; lamentam a subida dos impostos, mas pedem garantias de que os impostos não vão descer. Acusam o Governo de insensibilidade social, e logo a seguir de eleitoralismo. Convinha-lhes que as coisas estivessem a correr mal de um modo mais óbvio.

Como a realidade não os ajuda, os líderes do PSD propõem-se ajudar a realidade. "Desmontar" é, hoje, a palavra que mais se ouve na boca da gente desta direita. Querem desmontar tudo: o Orçamento, o défice, as reformas. Provar que as propostas estão erradas, os resultados são falsos e as mudanças mais urgentes foram adiadas. Por detrás deste desconstrutivismo furioso está a esperança de convencer os portugueses de que o PSD, feitas muito bem as contas, é preferível ao PS. É a estratégia que convém a quem não quer nem pode separar-se das políticas do PS. Daí que muita gente, à direita, acredite que o PSD se devia concentrar na "desmontagem" da actualidade e que é um erro voltar ao passado.

Só que a história recente não é, para estes líderes do PSD, uma opção: é uma fatalidade. Não chega provar que o PS é mau. É necessário ainda provar que o PSD foi bom. Porque o crédito do PS foi feito à custa do descrédito do PSD em 2002-2005 - e que não afectou apenas Santana. Pior: o PS não vai deixar o passado descansar, tal como Durão Barroso não deixou em 2002-2004. Para Barroso, o "pântano" de Guterres foi o maior trunfo em todos os debates - exactamente como agora a "trapalhada" é para Sócrates. Meneses e Santana sabem que a possibilidade de êxito em 2009 depende da sua capacidade para "desmontarem" também a história de 2002-2005. Preparem-se, portanto, para ouvir falar do passado nos dois anos que aí vêm. Com esta classe política, que outra coisa esperar?» [Público assinantes]

Parecer:

Uma boa análise de Rui Ramos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

DOSSIER DA CORRUPÇÃO NA MADEIRA ENTRE A MARIA JOSÉ MORGADO

«O procurador-geral da República vai entregar parte da investigação da alegada corrupção do Governo Regional da Madeira ao Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, chefiado por Maria José Morgado. Ao que o DN apurou, Pinto Monteiro dará um "tratamento especial" às denúncias mais complexas da investigação, encaminhando-as para o DIAP de Lisboa, "de forma a não sobrecarregar o Ministério Público da Madeira", segundo uma fonte garantiu ao DN. Denúncias essas feitas pelo PS/Madeira em Outubro, que coincidentemente ou não apontam para uma alegada cumplicidade entre Alberto João Jardim e o Ministério Público da Madeira. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Os independentistas do PSD estão feitos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Avise-se o Alberto.»

UM DESPEDIMENTO DE QUE NINGUÉM FALOU

«"Um processo que foi gerido com serenidade, de forma tranquila e justa", segundo disse ao DN fonte da direcção leonina, não escondendo que houve alguma tristeza de vários funcionários com muitos anos de Sporting na hora da despedida. Um desses casos foi o da ex-atleta do clube Madalena, campeã de ténis de mesa e com muitos anos de ligação aos leões, que trabalhava na secretaria do clube e não esperava ser dispensada. Como este há mais 24 casos, embora nem todos se revistam do mesmo saudosismo. A maior parte dos funcionários despedidos trabalhavam no Sporting Património e Marketing, um empresa do Grupo Sporting entretanto extinta. O ex-director Pedro Afra é agora director-geral do clube e alguns dos seus funcionários foram distribuídos por outras funções, já que a base de funcionamento da "empresa" deixou de existir. » [Diário de Notícias]

Parecer:

O Sporting teria poupado muito mais se tivesse despedido o Paulo Bento.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao presidente do Sporting quantos lugares tem o Sporting de descer para despedir o treinador.»

CAVACO MATA DOIS COELHOS COM UMA CAJADADA

«Cavaco Silva rematou certeiro e reduziu de uma vez a margem de manobra de Luís Filipe Menezes, mas também de José Sócrates em relação à futura localização do aeroporto internacional de Lisboa. Ontem, no 60º aniversário do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), o presidente da República (PR) desautorizou o líder do PSD - que horas antes acusou o Governo de já ter optado e andar a fingir que não - ao garantir que o Governo ainda nada decidiu nessa matéria. A Sócrates deixou o recado o LNEC é a entidade nacional mais qualificada para avaliar o melhor local e o Executivo terá de respeitar os que mais sabem.» [Diário de Notícias]

Parecer:

O problema subsiste pois a decisão é da competência do governo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento aos visados.»

SECRETÁRIO DE ESTADO COM MUITO HUMOR

«Daniel Sampaio lamenta o "mal estar significativo entre docentes e o Governo". Ontem, na cerimónia de atribuição do primeiro Prémio Nacional de Professores, o presidente do júri defendeu que o reforço da autonomia das escolas nunca se efectivará enquanto a tutela controlar o processo com excessiva legislação.Primeiro-ministro e ministra da tutela recusaram-se a comentar as sugestões e opiniões do psiquiatra.

À saída do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, Maria de Lurdes Rodrigues deixou o secretário de Estado da Educação a responder aos jornalistas "Ficou claro que o professor Daniel Sampaio se referia a um mal estar do ponto de vista geral e internacional e não a um" específico de alguns professores em Portugal, foi a resposta de Valter Lemos.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Alguém já deveria ter mandado este secretário de Estado calar-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Peça-se ajuda ao Rei Juan Carlos.»

ADMINISTRAÇÃO DA RTP QUER DEMITIR JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS

«A administração RTP deu indicações aos responsáveis pela condução jurídica do processo interno contra o jornalista José Rodrigues dos Santos para que o pivô do Telejornal seja demitido custe o que custar. O jornalista tem até dia 27 para apresentar a sua defesa às acusações que a administração lhe faz no âmbito de um processo disciplinar. E continua a apresentar o Telejornal.» [Público]

Parecer:

Começa a ser altura de o governo intervir e demitir a administração da RTP.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereça-se uma caneta Parker ao presidente da RTP para que escreva a sua carta de demissão.»

PSD QUER DEBATER OBRAS PÚBLICAS

«A segunda investida contra o ministro teve lugar na reunião da comissão política nacional, realizada no Porto, no final da qual o presidente do PSD anunciou que o debate parlamentar do próximo dia 29 servirá para "confrontar o Governo com todos os falhanços de uma área crucial [a do Ministério das Obras Públicas] que é um dos pilares do falhanço da política económica e da política orçamental" do Executivo do PS.A pedido do PSD, a Assembleia da República marcou ontem um debate de urgência sobre obras públicas para o dia 29, utilizando o direito que o regimento lhe atribui de requerer seis debates com carácter de urgência por sessão legislativa, cabendo-lhe, nesse caso, o encerramento do debate.» [Público assinantes]

Parecer:

O PSD deve estar com dificuldades financeiras.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereça-se um capacete a Pedro Santana Lopes pois é previsível que leve mais uma tareia.»

UM EM CADA TRÊS BRITÂNICOS PENSA QUE O EVEREST FICA NA EUROPA

«Según un sondeo organizado por la revista 'National Geographic', uno de cada tres adultos británicos cree que el Everest está en Europa y sólo uno de cada dos sabe que el Nilo supera en recorrido al Amazonas o al Misisipí.

Preguntados sobre cuántos países hay en el mundo y dados a elegir entre las cifras de 237, 193, 114 y 62, sólo uno de cada tres acertó al mencionar la segunda cifra. Casi un tercio de los que contestaron la encuesta confesó no haber visitado nunca un museo.» [20 Minutos]

PEDÓFILO ALEMÃO CONDENADO A TRABALHO SOCIAL COM ... CRIANÇAS

«La justicia alemana estudia el caso de un pedófilo de 41 años al que, condenado a prestar trabajo social, se le asignó por su propio deseo hacerlo en una guardería y acabó abusando de nuevo de menores.

Un portavoz de la fiscalía de Osnabrück confirmó las informaciones difundidas por el diario 'Neue Osnabrücker Zeitung', según el cual el pederasta, que había sido procesado por abusos graves, fue destinado "por un lamentable error" a una guardería.» [El Mundo]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O Cicuta acha que Portas poderia ter fotocopiado muito mais.
  2. O Arre Macho pescou uma fotografia.
  3. O PS Lumiar deu destaque ao post dedicados aos directores-gerais em regime de pré-reforma.
  4. O Impostos? descobriu um perdão fiscal.
  5. O Fil Antes Tropo reproduziu um comentário onde se elogiaram os grandes conhecimentos de política orçamental da cidadã Helena Roseta.
  6. O Aliás também ficou indignado com o triste espectáculo proporcionado por um bar do Campo das Cebolas.
  7. O Bitoque pescou um vídeo e o Buzeirão uma imagem.
  8. A partir do Kontrastes 3.0 e d'A Arte de Roubar chegou a vez de ser O Jumento a pegar no livro que está à mão e reproduzir a linha 15 da página 161.
  9. O Tomar Partido também achou que as fotocópias do Portas é coisa siciliana.

NO SOBRE O TEMPO QUE PASSA

Num post que o Professor Maltez dedica às brigadas do reumático universitárias encontrei a melhor das justificações para um blogue:

«Por mim, prefiro o risco deste exercício quotidiano da liberdade livre em forma de blogue. Este dever de todos os dias me pensar, diante de todos os outros. Até quando procuro mostrar como o poder dos sem poder incomoda os ninhos neocorporativos, feitos rebanhos cobardes, que apenas assumem os valores da riqueza sem justa causa, do falso prestígio dos sindicatos das citações mútuas, e da mera segurança pessoal do carreirismo. Nessa distribuição autoritária de tais valores através da rede de influências. Onde os que estão no vértice cortesão do situacionismo, promovendo favoritismos, clientelismos e nepotismos, se dizem a elite. Mesmo quando não passam daquelas brigadas de sucessivos reumáticos que costumam bater palmas aos ilusórios vencedores.

Tento que as minhas palavras não pisem as raias da raiva, para que as sementes da revolta se não percam no niilismo das guerrazinhas de homenzinhos, nessa terra de ninguém onde desaparece a própria sede de justiça. Por mim, apenas procuro fazer rimar a liberdade com o risco da desobediência. Por isso, sou, muitas vezes, obrigado a calar. Ainda há tempos nada disse quando um desses jagunços situacionistas, na calada do pátio, se me dirigiu ameaçador, procurando executar aquilo que aprendeu numa das escolas do espírito da António Maria Cardoso. Apenas recordo que, sem reparar, executei o velho gesto da honra mediterrânica, cuspindo no chão que pisava e que o dito cujo procurava galgar. E o projecto de soco não me atingiu.»

MAX BILLDER

DMITRY POPOV

DIONYS MOSER

GALA

DMITRY AZONCHIK

EDUARDO MOURATO - "O MAR DOS AÇORES"

O DIVÓRCIO DA FILHA DO REI JUAN CARLOS

A HARLEY "PLANO TECNOLÓGICO"

Powerpoint disponível para download AQUI.

VIAGRA

[2][3]

Art director: Ashraf Badawy

STREPSILS

[2][3]

Advertising Agency: Euro Rscg Adwork, Jakarta, Indonesia
Creative Director: Ndang S.
Art Director: Dewi P.Sari
Copywriter: Dhany V.
Photographer: Erick / D'Loop

UNITED WAY

Advertising Agency: BBDO, Chicago, USA
Art Director: Angela Finney
Photographer: Vincent Dixon