domingo, dezembro 13, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Lisboa vista do miradouro da Graça

IMAGEM DA SEMANA

[Simela Pantzartzi/EPA ]

«A young boy pointed a mock pistol at Greek riot police officers, as they stood guard during a peaceful demonstration in central Athens on Thursday. The demonstration was staged four days after the first anniversary of the killing of a teenager by police last year.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

"Nem o TGV esconde a importância do trabalho dos jovens", foi a forma manhosa e desestabilizadora como Cavaco Silva se referiu ao comboio de alta velocidade no preciso dia em que este grande projecto foi lançado. É este o conceito de Cavaco sobre a estabilidade governativa e a solidariedade institucional.

Portugal está sem Presidente da República, o que tem é um candidato às presidenciais que instalou a sede de campanha no Palácio de Belém, usando as competências e os programas da Presidência da República para fazer campanha e promover a desestabilização do país. Ainda andou uns tempos calado mas aproveitou a instabilidade política para relançar a sua campanha eleitoral.

É urgente preparar uma alternativa a Cavaco Silva para que a normalidade regresse às instituições da República.

UMA DÚVIDA

Quem lidera o PSD, Manuela Ferreira Leite ou Aguiar-Branco? Compreende-se que Aguiar-Branco tenha maior protagonismo no parlamento, o mesmo já não se compreende quando estão em causas intervenções públicas, como seja a posição do PSD a propósito

GRACINHAS COREANAS

«Esta semana as duas Coreias apareceram com dois produtos repugnantes mas cobiçadíssimos. Primeiro, uns jeans fabricados na Coreia do Norte que custam 150 euros. A Suécia não achou graça e proibiu a venda: um coreano do Norte teria de trabalhar um ano inteiro para comprar um par. Se os pudesse comprar. Que não pode. Nem há em azul, porque a ditadura da Coreia do Norte não deixa, por representarem o diabo ianqui.

O produto da Coreia do Sul ainda é menos desejável. É a água mineral DMZ 2km que vem duma fonte na zona desmilitarizada entre as duas Coreias. O rótulo tem a lata de ter um passarinho e nem sequer uma sobra de arame farpado. Pelo menos a água não tem um nome hipócrita como Água da Paz ou Água da Reconciliação. Se fosse no Ocidente, era limpinho. Os hipsters que encomendaram os jeans à Coreia do Norte não tiveram a mesma limpidez. Arranjaram um nome cool, juntando o No de North ao Ko de Korea, usando o velho estilo de Manhattan (SoHo para South of Houston) para chegar a um nome parecido com o da japonesa viúva de John Lennon - o tal que adorava Nova Iorque, segundo as últimas revelações-choque.

Nem é novo nem irónico. São apenas novidades, no sentido mais comercial do termo. A lógica mercantilista é a mesma: a raridade; a curiosidade da proveniência; o bocejo. A bem ver, desde que a ditadura chinesa começou a fabricar tudo - desde terços ao último mac -, essas contradições deixaram de ter graça. Banalizaram-se.

Que alívio.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ESPECTÁCULO DAS ESCUTAS CONTINUA

«O procurador-geral da República (PGR), Pinto Monteiro, vai anunciar esta semana se torna ou não públicos os seus despachos sobre as escutas telefónicas de conversas entre Armando Vara e o primeiro- -ministro, José Sócrates.

Em resposta a uma questão do DN, a Procuradoria avançou ontem que a decisão será anunciada "dentro de alguns dias". O que significa que terão já chegado à PGR os esclarecimentos adicionais que Pinto Monteiro tinha pedido, no sentido de tomar uma decisão sobre esta matéria. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Este Procurador-Geral parece gostar de ser o centro das atenções.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

ACCIONISTAS DO BCP CONFIAM EM ARMANDO VARA

«Os accionistas de referência do Banco Comercial Português (BCP), representados no Conselho-Geral e de Supervisão (CGS) não deverão impedir o regresso de Armando Vara à instituição.

Segundo o DN apurou, os 14 conselheiros, que se reunirão na próxima terça-feira, deverão dar de novo um voto de confiança ao vice-presidente suspenso, desta vez para que possa assumir outras funções no banco, que poderão passar por consultor da administração ou assessor do presidente, Carlos Santos Ferreira.» [Diário de Notícias]

Parecer:

A credibilidade dos nossos polícias-procuradores está muito em baixa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se para ver.»

RICOS VIVEM MAIS DEZ ANOS DO QUE OS POBRES

«Os portugueses mais ricos e com mais escolaridade vivem em média mais dez anos que os mais pobres. Esta é uma das conclusões da tese de doutoramento do enfermeiro e sociólogo Ricardo Antunes, que estudou dois mil óbitos ocorridos num hospital de Lisboa e noutro do Alentejo. Os números, apesar de inéditos em Portugal, acabam por quantificar a percepção que os médicos têm pelo contacto com populações mais pobres e mais ricas.

Ricardo Antunes passou um ano a analisar o historial clínico das pessoas que morreram nos dois hospitais. Focando a sua pesquisa nos idosos, que representam a grande maioria dos óbitos, o enfermeiro procurou informações que o ajudassem a perceber como as pessoas chegaram ao hospital e o que lhe provocou a morte. "Vi se vivam em lares ou sozinhos, que profissão tinham, se eram fumadores", explica o investigador.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Se o Louçã leu esta notícia ou propõe que os ricos paguem mais imposto nos últimos dez anos de vida ou sugere que seja mortos dez anos antes da mesma data.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas propostas do BE.»

JOANNA KUSTRA

A NON SMOKING GENERATION