segunda-feira, dezembro 28, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

PERSONALIDADE "JUMENTO 2O10"

Está aberta a votação para a Personalidade "Jumento 2010". As escolhas são:

Cavaco Silva: o actual inquilino de Belém parece ter-se esquecido de que a utilização do Palácio de Belém é para a Presidência da República e parece que optou por o transformar em sede da sua recandidatura ao cargo desde o primeiro dia que lá está. Como se isto não bastasse escolheu uma equipa de assessores que parece que estão lá apenas por serem especialistas em jogar a "laranjinha" e em pequenas conspirações contra a democracia.

O senhor Palma: o presidente do sindicato dos magistrados do Ministério Público é um sortudo, é líder de um sindicato que não faz falta o que justifica o facto de usar o cargo para se dedicar à política já que ninguém lhe ouviu, como sucedeu ao seu antecessor, qualquer intervenção pública motivadas por questões laborais. Aliás, o sindicalista nem sequer precisa, os líderes da oposição não se cansam de pedir ao governo para que lhes dê tudo mais uma praia na Messejana. O problema é que o senhor Palma faz muita política com o que sabe, isto é com os próprios processos do Ministério Público.

Manuel Alegre: o candidato permanente à Presidência da República acaba 2009 com um momento alto da sua carreira política, Louçã lançou a sua campanha à Presidência da República. Ao longo dos últimos anos Alegre foi o maior dano colateral da maioria absoluta de José Sócrates, tenho ganho muitas horas de comunicação social à custa dos ataques ao primeiro-ministro e das ameaças com a criação de um partido político, «assemelhando-se neste capítulo a Alberto João, o senhor das bananas passa a vida a chantagear com a independência da Madeira, os alegristas fizeram mais ou menos o mesmo com a criação de um novo partido.

Pinto Monteiro: este beirão adora o ambiente de corte da capital, tendo-se revelado um deslumbrado que não resiste uma única vez aos holofotes da comunicação social. Nunca se viu um Procurador-Geral dar tantas entrevistas, ao mesmo tempo que o seu Ministério Público se vai desmoronando com processos cheios de carga política e inquinados por fugas ou falsas fuga ao segredo de justiça. Termina 2009 com um Processo Freeport que não sabe como fechar, uma Operação Furacão que se transformou numa brisa ligeira, um caso Face Oculta que é das coisas mais ocultas a que já assistimos e um caso BPN que parece ser uma investigação de rotina a um roubo de supermercado.

Manuela Ferreira Leite: esta senhora tem a qualidade de nos ajudar a saber do vazio de ideias e propostas do cavaquismo, bem como do baixo nível desta gente. Tomou conta da liderança do partido apoiada em gente duvidosa e agora nem lidera nem se vai embora. Tudo leva a querer que espera que o senhores da toga a venham a convidar para o cargo de primeira-ministra e enquanto ela espera ganhar com a ajuda dos magistrados o que não conseguiu nas eleições com os seus parcos recursos políticos. Entretanto, vai ajudando ao suicídio do PSD, um partido que parece ter morrido ainda que se tenham esquecido de lhe fazer o enterro.

Pode fazer a sua escolha na coluna da direita.

FOTO JUMENTO

Évora

IMAGEM DO DIA

[AP]

«Un hombre yace herido durante los disturbios del 27 de diciembre de 2009 en Teherán» [El Pais]

JUMENTO DO DIA

António Nunes, presidente da ASAE

O presidente da ASAE aproveitou o aniversário da instituição para se libertar da rolha que parece terem-lhe metido na boca e deu uma entrevista onde se percebeu que não mudou nada, manteve o estilo fanfarrão do costume. Só que é lamentável que este funcionário público se dê ao luxo de tecer opiniões sobre todos os portugueses, chegando ao ponto de dizer que os que criticam são os que foram apanhados pela ASAE.

Tanto quanto sei sempre critiquei as fanfarronices e cigarrilhas deste senhor, sempre discordei do estilo repressivo da instituições, sempre considerei que ele não teria coragem para entrar num hiper com um batalhão de polícias mascarados e armados até aos dentes e uma procissão de jornalistas como fazia nas feiras, sempre achei que usava e abusava da informação da instituição para engrandecimento da sua imagem e nunca fui multado pela ASAE.

Ao fim de quatro anos António Sousa ainda não sabe distinguir entre o que deve ser o discurso de um funcionário e o discurso de um político, ainda não percebeu que ninguém votou nele para que fale como se tivesse um poder e uma representatividade que não tem.

PACHECO PEREIRA E OS BOLCHEVIQUES Á PORTUGUESA, SUAVES

«É uma cena célebre de Pulp Fiction, de Tarantino. Dois gangsters, a caminho de um servicinho, conversam. Vincent (John Travolta) acabara de regressar aos Estados Unidos e conta a Jules (Samuel L. Jackson) a coisa mais gira da Europa: "Sabes como chamam, em Paris, ao hambúrguer de quarto de libra? Royale!" E a câmara de Tarantino busca a cara de admiração de Jackson.

Ora bem, se em Lisboa o Big Mac se chamasse "Camarada Vichinsky" e o copo de Coca-Cola se chamasse cocktail Molotov, vocês não acham que o realizador teria dado o exemplo português em vez do pífio exemplo francês? Quentin Tarantino gosta de provocar e aqueles nomes extraordinários haveriam de tentá-lo. O problema é que em Lisboa o Big Mac chama-se Big Mac e a Coca-Cola pede-se pedindo Coca-Cola. Estes factos desmontam uma recente argumentação de Pacheco Pereira. Passo a explicar.

Um destes dias, Pacheco Pereira, na revista Sábado, atirou-se a certa esquerda, hesitante entre a democracia burguesa - na qual ela começa a debicar algumas prebendas (graças a já muitos deputados) - e as saudades da "via revolucionária." Ele falava do Bloco de Esquerda (BE) e das suas franjas. É um assunto com interesse - ao qual até eu (geralmente mais interessado na espuma das coisas) me tenho dedicado. A novidade no discurso de Pacheco Pereira foi ele ter encontrado uns puros e duros, à volta do blogue 5 Dias, uns irredutíveis, adeptos da violência revolucionária. Os sinceros, aos quais Pacheco Pereira contrapunha os hipócritas do BE.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

UMA ENCRAVELHAÇÃO

«Num serão destes, depois de uma combinação macaca, um amigo despedia-se pedindo-me que "fizesse as coisas de maneira a não colocá-lo numa situação chata". Reparando que era palavreado a mais, ele lembrou uma piada repetitiva de Jô Soares: "Não me comprometa...!"
Isto acontece tantas vezes - pelo menos na minha vida - que fui caçar aos dicionários, a ver se não tínhamos um simples verbo que desse conta do recado. Foi num instante, na página 565 do Grande da Porto Editora: encravelhar. É colocar alguém numa situação embaraçosa.

Acabou-se o pesadelo. Agora já podemos dizer apenas "Não me encravelhes." No pretérito também sabe bem: "Olha, obrigadinho - com aquela brincadeira encravelhaste-me bem encravelhado."

Quando se procura uma palavra num dicionário é impossível não ler as duas páginas abertas. É bom haver uma palavra para as coisas e pessoas que se encontram frequentemente (encontradiças). Encoquinhar é esconder uma coisa na cozinha. Endentecer é começar a ter dentes e imagina-se logo um pai fugidio a prometer à mãe do bebé: "Ficarei contigo até endentecer." Se ela perguntar porquê ele responderá sempre: "Porque é assim que tem de ser." Em vez de ficarmos deprimidos, podemos ficar encouchados. A Porto Editora diz que é de origem obscura e embora não exista a palavra francesa encoucher, fica-se como uma ideia de coxeio, de ficar na cama e na concha que bate bem com a depressão. É encouchante a quantidade de palavras que não conhecemos.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SETE MILITANTES DO PSD MORAM NO MESMO T1

«São sete, todos militantes do PSD, e dão a mesma morada na rua 4 do Bairro da Boavista, em Benfica. O certo é que a morada é um T1. Trata-se de um esquema para conquistar poder: quanto mais militantes inscritos uma secção tiver mais delegados leva a um congresso ou a uma assembleia distrital.

Muitos são os militantes do PSD da distrital de Lisboa que surgem nos cadernos eleitorais com a mesma morada. Na secção A, a que regista mais militantes inscritos da distrital, e à qual pertencem sociais-democratas como António Preto ou Sérgio Lipari, há mais 21 inscritos em apenas três moradas.

Segundo uma listagem a que o CM teve acesso , na mesma secção, há ainda mais dois grupos de cinco pessoas e um outro de seis que estão inscritos em apenas três moradas. José Bacelar Gouveia, o candidato que perdeu a liderança da distrital de Lisboa para Carlos Carreiras no dia 3 de Dezembro, alertou para este facto, considerando a situação irregular. Em declarações ao CM, lamentou o facto. 'Quem de direito, a secretaria-geral e o conselho de jurisdição do partido, deveriam intervir porque não é possível tantos militantes viverem na mesma casa', disse, referindo que a refiliação seria 'uma medida extrema, mas, pelos vistos, necessária.'» [Correio da Manhã]

Parecer:

Este era o partido de Sá Carneiro, agora é sem dimensão política, mal formada e sem escrúpulos. O ridículo é a posição de Bacelar Gouveia, até parece que não sabe que quem muito provavelmente montou o esquema foi um dos seus mais destacados apoiantes e que muitos desses votos foram dele nas últimas distritais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proceda-se à relação de bens, como disse Balsemão estamos perante um suicídio.»

O OPORTUNISMO DE LOUÇÃ

«O Bloco de Esquerda quer mais apoios para os agricultores afectados pelo mau tempo (ver página 16) e promete levar o caso ao Parlamento. Para os bloquistas, a anunciada linha de financiamento a 50% é insuficiente para fazer face aos prejuízos dos temporais dos últimos dias.

Os deputados do BE Pedro Soares e Heitor Sousa, que ontem visitaram explorações agrícolas e agro-pecuárias dos concelhos da Lourinhã e Torres Vedras, defendem que o Executivo devia declarar o estado de calamidade na região. Em declarações à agência Lusa, propuseram também que o Governo accione "fundos europeus e que abra uma linha de crédito com juros bonificados a 100% e com um período de carência de dois anos". Questões que os bloquistas prometem levar à próxima reunião da comissão parlamentar de Agricultura, agendada para 5 de Janeiro.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Este oportunista do Louçã ainda vai chegar à brilhante conclusão de que a culpa do mau tempo foi do José Sócrates! O que estes rapazolas querem é ganhar votos à custa da desgraça alheia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se o oportunismo sem escrúpulos de Francisco Louça.»

JUIZ DE INSTRUÇÃO PODE EVITAR QUE OPERAÇÃO FURAÇÃO ACABE NUMA BRISA

«O Supremo Tribunal de Justiça considerou que os juízes de instrução têm a palavra final nos casos em que o Ministério Público decida não acusar um arguido, promovendo a "suspensão provisória do processo". A decisão do STJ vai ter sérias implicações no processo da 'Operação Furacão', no qual o juiz Carlos Alexandre já manifestou discordância com as posições do MP em suspender processos. Até agora, o procurador recorreu para o Tribunal da Relação, mas o Supremo vem dizer que a decisão do juiz "não é passível de recurso".

O acórdão do Supremo é de 18 de Novembro e teve como relator o juiz conselheiro Santos Cabral (antigo director da Polícia Judiciária). A importância deste acórdão tem a ver com o facto de vir uniformizar jurisprudência, isto é, como havia decisões dos tribunais superiores contraditórias (umas que admitiam o recurso da decisão do juiz, outra consideravam-na irrecorrível), o Supremo decidiu estabelecer que, nos casos da suspensão provisória do processo, não há recurso da decisão do juiz ao pedido do MP.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Se comparado com o espalhafato do caso Face Oculta aquilo a que estamos a assistir na Operação Furacão é uma vergonha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

CAVACO PROMULGA OU VETA SUSPENSÃO DO CÓDIGO CONTRIBUTIVO

«O CDS assegura que "aguarda com serenidade" a decisão, mas diz esperar que o Presidente da República não ponha entraves ao diploma que adia, por um ano, a entrada em vigor do novo Código Contributivo, que devia arrancar a 1 de Janeiro de 2010.

Com a ampulheta dos últimos dias de 2009 a esgotar-se, João Almeida, secretário-geral do CDS, referiu ao DN que o seu partido - que teve a iniciativa de propor a suspensão durante um ano do Código Contributivo aprovado na anterior legislatura - de modo algum "quer exercer qualquer pressão sobre o Presidente da República". Mas o certo é que a data prevista de entrada em vigor do diploma pode forçar o Presidente a uma decisão rápida - ainda antes de o ano acabar - para evitar a sua entrada em vigor e posterior suspensão.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Esta é uma oportunidade de Cavaco piscar o olho ao eleitorado do PS e desarmar este partido agora que se aproximam as eleições presidenciais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aposte-se no veto de Cavaco Silva.»

PSD NÃO ALINHA COM O BE CONTRA A CO-ICINERAÇÃO

«É o volte-face definitivo na polémica: depois de o Supremo Tribunal Administrativo ter dado luz verde, há duas semanas, ao processo de co-incineração, o Bloco de Esquerda entregou uma proposta para voltar a suspender o projecto na Assembleia da República. Mas o pré-anúncio de mais uma "coligação negativa" foi precipitado. É que, desta vez, o PSD não alinha na votação e acaba, assim, por dar luz verde definitiva ao processo, oito anos depois de a polémica ter começado.

O projecto de lei do Bloco parecia ter uma ameaça real. É que o CDS prepara--se para fazer o mesmo no início do ano, o PCP já o tinha feito em 2006 e até o PSD sempre foi contra um processo que atribui a "uma teimosia de Sócrates". Porém, enquanto CDS e BE continuam firmes na defesa da suspensão, o PSD saiu de cena e o próprio PCP tem dúvidas sobre o caminho a seguir.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Desta vez o "primeiro-ministro" do parlamento não conta com o apoio do PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao PSD que apoie Louçã, desta forma podia ser que Manuela Ferreira Leite também fosse co-incineração.»

OS AMERICANOS ESTAVAM A DORMIR?

«O pai de Abdul Farouk Abdulmutallab, o cidadão nigeriano que foi acusado de tentar destruir um avião da transportadora Northwest-Delta, contactou as autoridades dos EUA há três meses para avisar sobre a radicalização do seu filho.

Alhaji Umar Mutallab, conhecido banqueiro nigeriano que até há poucos meses foi presidente do First Bank, um dos maiores bancos da Nigéria, contactou há três meses várias agências de segurança norte-americanas e a embaixada dos EUA em Abuja, preocupado com uma mensagem de texto que recebeu dias antes do filho, segundo o relato de um familiar à cadeia televisiva CNN.

Na mensagem, o jovem informava a família que ia abandonar o centro universitário onde estudava no Dubai para ir viver para o Iémen e iniciar uma nova vida, seguindo um 'chamamento' do Islão, tendo ignorado a oposição da família aos seus planos e fugido. » [Expresso]

AS BEBEDEIRAS PODEM VOLTAR À ESTREADA

«A recolha de sangue para pesquisa de álcool é ilegal. A conclusão é dos juízes do tribunal da Relação do Porto, que, apoiados em decisões do Tribunal Constitucional, anularam a condenação de um condutor que acusou uma taxa-crime de alcoolemia.

Em causa está a mais recente alteração (decreto-lei 44/2005 de 23 de Fevereiro) à lei que regulamenta as colheitas de sangue para medição de alcoolemia, efectuada em 2005. Em vários processos concretos, magistrados de ambos os tribunais concluíram que esta alteração, por introduzir inovações em relação à regulamentação anterior, deveria ter passado pelo Parlamento e não ter sido objecto de um decreto-lei do Governo, como aconteceu.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Os juristas do gabinete do ministro da Administração Interna devem andar a dormir.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Identifique e dispense-se o responsável pelo erro, porque com a segurança nas estradas não se brinca.»

PETIÇÃO EM DEFESA DO "ÉDEN PARK" NA CIDADE DO MINDELO, CABO VERDE

O meu amigo "Café Margoso", que faz anos hoje e está de parabéns pela data epela qualidade do blogue, barafusta contra a eventual destruição do "Éden Park", um edifício histórico que poderá ser vítima da vaga de destruição de edifícios com interesse cultural, vaga que parece ter chegado também a Cabo Verde.

Para evitar a destruição do "Éden Park" lançou uma 'petição online' e apela à participação.

IAN FISHER: AMERICAN SOLDIER [Link]

«This is how an American soldier is made.

For 27 months, Ian Fisher, his parents and friends, and the U.S. Army allowed Denver Post reporters and a photographer to watch and chronicle his recruitment, induction, training, deployment, and, finally, his return from combat. A selection of photos from Ian’s journey are posted below.

The story was written by Kevin Simpson with Michael Riley, Bruce Finley and Craig F. Walker. It was reported by Riley in Colorado and at Fort Benning, Ga., Finley at Fort Carson and in Iraq, and photographer Craig F. Walker throughout.

The multimedia project, including all the photos, video and special features, can be viewed at www.denverpost.com/americansoldier

SVETLANA ABZALOVA

GUINESS