sábado, dezembro 19, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Palácio da Regaleira, Sintra

IMAGEM DO DIA

[Daniel Mihailescu-AFP/Getty Images]

«People travel on a tram decorated with pictures from Romania's 1989 revolution in Timisoara, Romania. Residents of the western city gathered in front of the town's protestant church to recreate the 1989 protests against the eviction of pastor Laszlo Tokes by the communist authorities. Tokes, an ethnic Hungarian, used his sermons to criticize the regime of dictator Nicolae Ceausescu and is seen by some as the "spark" that began Romania's revolution. » [The Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Compreendo que Cavaco, que à medida que envelhece se torna mais conservador e devoto, discorde do casamento gay e até aceito que não se manifeste em desacordo, é um direito que lhe assiste. Mas colocar-se na posição de Presidente para dizer que o desemprego e a economia são as prioridades, insinuando que o Governo está mais preocupado com questões como o casamento gay é recorrer a uma argumentação canalha.

Só um Presidente muito incompetente, parcial e que intervém de má-fé na política é que acha que uma alteração legislativa que dá meia dúzia de horas de trabalho deve ser deixada para depois por falta de tempo para tratar do desemprego, até porque se é tão bom economista (eu duvido muito) como gosta de insinuar então que ensine os portugueses a resolver esse problema.

De um Presidente da República espera-se um discurso político sério e não este tipo de piadas rascas que apenas visam alimentar uma crise política que já existe, numa tentativa clara de fragilizar o partido do governo, num ataque preventivo que visa enfraquecer aqueles que muito provavelmente não o vão apoiar na sua recandidatura. Cavaco, como sempre, confunde os interesses do país com os seus objectivos políticos pessoais.

É tempo de fazer frente a Cavaco Silva, Portugal merece um Presidente com dimensão humana e política e não um presidente que ganhou dinheiro a comprar acções cujos preços de compra e de venda foram fixados por um criminoso fora do mercado bolsista.

INDICIOZINHO

Cândida Almeida disse que anda a investigar para apanhar o "indiciozinho" de violação do segredo de justiça no processo Face Oculta. Indiciozinho, ilustre procuradora-adjunta? Francamente, aquilo a que os portugueses assistira durante dias perante a passividade do Ministério Público foram indiciozões, no mesmo dia quase todos os jornais em simultâneo disseram as mesmas coisas, que agora o Procurador-Geral diz serem mentiras, agora que toda a gente já sabia serem mentiras.

Já agora a senhora procurador bem que poderia procurar uns “indiciozinhos” no caso Freeport que encheu páginas e páginas de jornais numa tentativa de fazer os eleitores mudarem de opiniões.

Fica a preocupação do Ministério Público com os indiciozinhos” de violações dos segredos de justiça, não vai dando em nada mas agora que parece estarem com medo de mandarem mais coisas para os jornais sempre nos vamos rindo do ridículo a que chegou o nosso simulacro de justiça, pago de forma choruda com o dinheiro dos contribuintes.

TERÃO DESAPARECIDO

Parece que os assessores de Belém, que durante mais de dois anos estiveram presentes e protagonizaram algumas golpadas políticas, desapareceram. Mas no site da Presidência estão lá todos, o que significa que receberam ordens para estarem parados durante algum tempo ou então para serem mais cuidadosos nas suas conspirações contra a democracia.

O 1.º DIA DO RESTO DA LUTA

«Mas há contradição, de facto. Não com a alteração que se pretende aprovar mas com o ordenamento jurídico já existente - contradição de que padecem também a cláusula da lei das uniões de facto que especifica ser o acesso à possibilidade de adopção só para casais de sexo diferente e a lei da procriação assistida, que só a permite a casais hetero. E porquê? Porque a lei portuguesa permite a adopção individual e nos critérios para a entrega de uma criança ao cuidado e amor de alguém não figura - nem poderia figurar, como garante a Constituição no artigo 13.º e reitera uma decisão de Janeiro de 2008 do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos ao condenar a França por inviabilizar a candidatura de uma lésbica à adopção - a orientação sexual. É pois atrozmente ridícula, para dizer o mínimo, a histeria alimentada por alguns sectores da sociedade portuguesa em relação à adopção por homossexuais e à sua alegada ligação ao casamento. Como aliás o prova a decisão ontem noticiada do tribunal de Oliveira de Azeméis, ao entregar a guarda de duas meninas ao tio homossexual que vive em união de facto com um homem. O tribunal agiu assim porque considerou que era aquela a pessoa que tinha melhores condições para as acolher - e é só isso que nos deve interessar: o superior interesse das crianças. Tudo o resto é preconceito e ódio. Que haja quem se oponha com igual preconceito e ódio ao casamento de pessoas do mesmo sexo e à adopção por homossexuais não nos deve fazer confundir os planos. Nem baixar os braços. A luta continua.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Fernanda Câncio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PEIXE PARA TODOS NÓS

«Vamos poder voltar a pescar bacalhau no Canadá. É a melhor notícia dos últimos tempos e vinha no PÚBLICO de anteontem, sob um título que diz tudo: Portugal mantém quota de pesca no bacalhau e limita cortes em várias espécies.

A vida do meu pai foi lutar pelas nossas quotas. Nos anos 60 ia secretamente a Moscovo; nos anos 70 encontrava-se secretamente com a Frente Polisário ou abarracava-se, literalmente, com uma garrafa de água Perrier a custar o mesmo que uma caixa de Glenfiddich, nos desertos da Mauritânia, a ver se arranjava peixe para nós pescarmos. A verdade é que a malta das pescas, aqui em Portugal, luta e alcança muito acima das possibilidades ou das proporções. O Japão e Portugal são os dois únicos países obcecados pelo peixe.

A Espanha também gosta de peixe, mas é uma açambarcadora industrial. Nós não só comemos o nosso peixe como ainda temos de comprar aos outros. O bacalhau, que é uma espécie exótica, está mais barato (e gordinho) do que o ano passado. Mas a vitória está nos peixinhos frescos e muito mais baratos que só conhece quem sabe: o badejo; a sarda; a juliana; a solha; o atum patudo. Há até um que eu não conheço: o areeiro. Vou já investigar.
A pescada aumenta 15 por cento. O lagostim - caríssimo, mas, mal se chupa o primeiro chupo, justificadíssimo - só se cortou 10 por cento. O fundamentalíssimo carapau - que esteve tão bem este ano - só foi cortado quatro por cento.

É um corte com que podemos viver, acho eu.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

É BEM MAIS GIRA DO QUE O PAULO PORTAS

«Em Espanha, Carla Antonelli foi o rosto da luta pela mudança de género nos documentos oficiais após a alteração visual. Hoje é recebida pelo PS e BE.

Carla Antonelli, a transexual espanhola que deu a cara em Espanha pela Lei da Identidade de Género, aprovada em 2007, encontra-se hoje com deputados do BE e do PS. O objectivo é sensibilizá-los para a discussão de uma lei idêntica no País.

"É uma lei que deixa de discriminar e não custa dinheiro ao Estado. Por isso, não vejo qual é a dificuldade em ser aprovada", sublinha Jó Bernardo, a transexual portuguesa que organiza a visita de Carla Antonelli ao País. » [Diário de Notícias]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Paulo Portas se mandava uma fragata para expulsar o mal das nossas fronteiras.»

SANTANA JÁ ANDA A RONDAR POR AÍ

«A realização de um congresso extraordinário no PSD para debater a situação do partido antes da convocação das eleições directas, como é defendido pelo antigo líder Santana Lopes, divide as distritais do PSD. Mas Marco António Costa, o líder da maior daquelas estruturas, a do Porto, apoia "qualquer marcação de congresso que sirva para criar as condições para que as directas no partido se realizem com urgência" . O PSD, afirma, está a "apodrecer publicamente".» [Diário de Notícias]

Parecer:

parece que o Pedro Santana Lopes vai voltar a candidatar-se à liderança do PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Paulo Rangel se é por medo de uma candidatura de Santana Lopes que discorda da realização do congresso.»

PCP PEDE FISCALIZAÇÃO À EMPRESA QUE PRODUZ O MAGALHÃES

«O PCP pediu esta sexta-feira uma fiscalização do ministério do Trabalho à empresa JP Sá Couto, onde afirma existir violação dos direitos dos trabalhadores, através de despedimentos e recurso a mão-de-obra temporária para a montagem dos computadores Magalhães, refere a Lusa.

Numa pergunta dirigida ao ministério de Helena André, hoje entregue no Parlamento, o PCP considera existir uma «situação absolutamente escandalosa naquilo que é a menina dos olhos de ouro deste governo e deste primeiro-ministro ao nível do relançamento da economia em Portugal». » [Portugal Diário]

Parecer:

Todo e qualquer que esteja envolvido num projecto governamental é suspeito.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao PCP que envolva nesta ofensiva os seus camaradas de toga.»

RANDY RAKHMADANY

VICTORIA'S SECRET