segunda-feira, dezembro 14, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Aldraba da Baixa de Lisboa

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva, Candidato a Presidente da República

Cavaco Silva está a melhorar, em vez de mandar o seu assessor Fernando Lima contar mentiras aos jornais anda a mostrar o país que habitualmente não passa nos telejornais. Já agora, podia também mostrar o país por onde ele nunca passou enquanto foi primeiro-ministro, como sucedeu com o Alentejo.

IA SALTANDO O BOTOX A BERLUSCONI

SALSA ARCOBRÁTICA AOS 75 ANOS

GUERHILA E PAZ

«Gostei do discurso Nobel de Obama porque reconheceu que era um guerreiro e não um pacifista disfarçado. Pensei logo no Afeganistão que teve larica para jantar a URSS e comer a UK ao pequeno-almoço. Pensei em Portugal e na nossa defesa. Dependemos muito da protecção de países amigos mais poderosos do que nós. Amigos? Países? Se já as pessoas se vêem aflitas para serem amigas, como é que os Estados e governos, que tanto vão mudando, se podem dizer "países" ou amigos uns dos outros?

Temos umas forças armadas de terceira, incapazes de se defenderem sozinhas contra qualquer média potência que nos atacasse. Não seria melhor gastar as nossas fracas verbas e tirar partido das nossas grandes cabeças e almas militares preparando-nos para a guerrilha? Seríamos o primeiro país rico a investir, com antecipação e recursos, na guerrilha. Os vietnamitas e os afegãos são muito mais pobres e desorganizados do que nós. Mas nós temos o mesmo espírito, com muitos mais recursos.

Aprendamos com os timorenses; com o PAIGC, MPLA; Frelimo. Tornemos Portugal numa fortaleza temporariamente permeável - mas inconquistável. Como sempre fomos. Adoptemos já, numa altura de paz e sem ameaças visíveis, a atitude insubmissa dos guerrilheiros. Nas grandes guerras tecnológicas seremos sempre terciários. Nesta podemos ser primeiros.
Inconquistáveis por sermos chatos e teimosos e esguios - ao ponto de tirar o apetite a qualquer potência que tenha fome de nos invadir.»
[Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «afixe-se.»

SONDAGENS

«Os dois maiores partidos estão em queda na intenção de votos dos portugueses. De acordo com uma sondagem Aximage/CM, realizada na segunda semana de Dezembro, o PS sofre uma queda de 2,7 pontos percentuais em Dezembro face ao mês anterior. O PSD também não tem razões para sorrir dado que escorrega 2,9 pontos percentuais entre Novembro e Dezembro. Mesmo assim, os socialistas continuam à frente da intenção de voto da maioria dos portugueses com 32,5%. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Nesta eu não acredito.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pela sondagem das próximas legislativas.»

MORREU PAUL SAMUELSON

«Paul Samuelson, prémio Nobel da Economia em 1970 e autor dos textos económicos mais vendidos de sempre, morreu ontem ,em Belmont, Massachusetts, aos 94 anos. A sua morte foi anunciada pelo Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), a famosa escola norte-americana onde passou a maior parte da sua vida profissional.

Samuelson foi uma figura dominante no panorama económico dos Estados Unidos, desde o final dos anos 30 e ao longo da década de 60 e a sua influência no ensino da economia é difícil de quantificar. O seu livro “Economia” apresentou a gerações e gerações de estudantes universitários o tema, enquanto o “Fundamentos da Análise Económica” transformou a economia,» [Diário de Notícias]

VEM AÍ O FRIO

«As temperaturas negativas atingirão sobretudo os distritos de Bragança e Vila Real, onde os termómetros devem baixar até aos cinco graus negativos, mas a vaga de frio será também sentida em algumas zonas dos distritos da Guarda e de Braga, com temperaturas de três e dois graus negativos, respectivamente.

Será, no entanto, nas temperaturas máximas que as populações sentirão as maiores diferenças nos próximos dias. Em zonas como Lisboa, os termómetros não devem chegar sequer aos dez graus, ou seja, cerca de metade das temperaturas que se têm registado nos últimos dias, enquanto os distritos de Évora e Viana do Castelo não passarão dos seis graus positivos. Segundo as previsões, apenas no litoral alentejano e no Algarve as temperaturas máximas para os próximos dias deverão ultrapassar os dez graus. » [Diário de Notícias]

SIMON LYUTAKOV

ALTOIDS