quarta-feira, dezembro 16, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Convento da Arrábida

IMAGEM DO DIA

[Rolando Andrade/Associated Press]

«STUDENTS SHIELDED: Students shielded themselves from police water cannons during clashes as they protested the re-election of the University of Buenos Aires dean outside Congress in Buenos Aires Monday. Students claim the council that elected the official lacks sufficient student representation.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Marcelo Rebelo de Sousa

O conhecido comentador da RTP atingiu finalmente a internacionalização dos seus disparates, obrigando a embaixada em Madrid a desmentir a sua afirmação quanto às ligações de TGV entre Paris e Madrid. Mas para Marcelo pouco importa a verdade, o que importa são os disparates que pode dizer na RTP sem que tenha alguém que o conteste.

DUVIDO, LOGO CORRUPTO

«A crer na fúria legisladora do Parlamento, dentro de dois anos, a corrupção estará erradicada da face do país e, não tardará, as avançadas democracias escandinavas estarão a emular as boas práticas domésticas.

Nada que surpreenda. Perante um problema político sério - e a corrupção é-o - tendemos a optar pela solução preguiçosa: tipificam-se mais crimes, criam-se uns quantos observatórios e daqui a não muito tempo levantar-se-á um clamor colectivo protestando contra a ineficácia das leis entretanto aprovadas. Depois, já se sabe, a história repetir-se-á, com nova fúria legisladora.» [Diário Económico]

Parecer:

Por Pedro Adão e Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

BOA, ANDROPOV

«Cada vez é mais difícil encontrar notícias animadoras e, por isso, quando aparecem, como aconteceu no PÚBLICO de sábado, não se resiste a uma pequena dança: "Restos de Hitler queimados e lançados a rio alemão em 1970". É assim mesmo! Quem decidiu dispor assim dos restos de Hitler - sem cerimónia ou palavreado, ora "despeja lá o balde e vamos embora" - foi Iuri Andropov, que viria a ser o sucessor de Brejnev na chefia da União Soviética. Sempre simpatizei com ele. Agora sei porquê.

O serviço nem foi só para Hitler. Nem a essa honra teve direito. Também se deitaram ao rio os restos de Eva Braun, de Joseph Goebbels e da sua família. Aqui é que já não achei bem. A mulher de Goebbels, instigada por ele, assassinou os seis filhos. Embora não se compare com as maldades do marido e de Hitler, talvez se possa perdoar a quem a queimou e atirou ao rio. Eva Braun e os filhos dos Goebbels é que mereciam um enterro normal, nem que fosse secreto, para evitar as romagens fascistas.

Continua a horrorizar-me também o que fizeram à amante de Mussolini. Há uma terrível violência misógina para com as mulheres que tiveram o azar de se envolverem com homens monstruosos. O mais provável é que, sem elas, eles teriam sido ainda mais monstruosos. Chamam-lhes "putas" e nessa palavra há um ódio estranho e estúpido, como se não distinguissem um genocida da namorada dele.

É a minha única crítica. De resto, parabéns, camarada Andropov. Paz à tua alma.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

HIPERMERCADOS: 60O HORAS DE TRABALHAO POR SEMANA?

«Um dos sindicatos dos trabalhadores dos hipermercados apresenta hoje um pré-aviso de greve para a véspera de Natal como resposta à proposta dos hipermercados de aumentarem para 60 horas por semana o período normal de trabalho.

"É uma proposta desumana e que estoira com a vida familiar dos trabalhadores", afirmou à Lusa o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), estrutura que representa pouco mais de um quarto dos trabalhadores das grandes superfícies.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Quando pediram o alargamento do horário dos estabelecimentos prometeram criar emprego, afinal o que pretendem é aumentar o horário de trabalho e os lucros.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se a intervenção da ministra do Trabalho.»

JÁ HÁ "CULPADOS" PARA OS CASOS DE CEGUEIRA DO SANTA MARIA

«O farmacêutico e a técnica de farmácia e diagnóstico acusados de ofensa à integridade física grave no caso da cegueira de seis doentes no Hospital de Santa Maria incorrem numa pena de dois a 10 anos de prisão.

O Ministério Público acusou hoje um farmacêutico e uma técnica de diagnóstico e terapêutica (área de farmácia), pela prática, na forma de dolo eventual, de seis crimes de ofensa à integridade física grave.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Veremos se este é o primeiro êxito da equipa da super procuradora Zeza.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

PROCESSO DISCIPLINAR A LOPES DA MOTA DECIDIDO

«O projecto de acórdão do processo disciplinar ao procurador-geral-adjunto e presidente da Eurojust, Lopes da Mota, relacionado com o caso Freeport e que alegadamente propõe uma suspensão do magistrado, é analisado quarta-feira pelo Conselho Superior do Ministério Público.

Após a instrução do processo disciplinar, realizada pelo inspector Vítor Santos Silva, e com base nas conclusões do mesmo, coube ao relator Barradas Leitão apresentar o projecto de acórdão, que será quarta-feira discutido pela Secção Disciplinar do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), órgão presidido pelo procurador-geral da República (PGR), Pinto Monteiro.» [Diário de Notícias]

Parecer:

A justiça portuguesa está a fazer uma bela figura no processo Freeport, constituiu arguidos antes de provar um crime a agora quer condenar alguém por pressões quando ninguém tinha interesse nelas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

HALTEROFILISTA DÁ À LUZ SEM SABER QUE ESTAVA GRÁVIDA

«A halterofilista Elizabeth Poblete deu à luz durante um treino, mas garante que não sabia sequer que estava grávida.

A halterofilista chilena, que chegou a participar nos jogos olímpicos de Pequim de 2008, treinava em São Paulo, no Brasil, quando deu à luz um bebé permaturo com seis meses de gestação.» [Jornal de Notícias]

RIDÍCULO

«O procurador titular do inquérito Face Oculta mandou marcar os mandados de busca e os despachos que os acompanhavam como medida de segurança para detectar eventuais fugas de informação. Foi, por isso, que o Ministério Público conseguiu identificar o arguido que terá entregue o mandado de busca que apareceu nos ecrãs da RTP a 28 de Novembro, o principal dia das operações de busca do processo.» [Público]

Parecer:

Porque será que o MP está tão empenhado em fazer passar a ideia de que as fugas ao segredo de justiça não foram feitas a partir do seu interior.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

NYPHOTO

UTAH'S HOGLE ZOO