quinta-feira, dezembro 17, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Terreiro do Paço (2004)

IMAGEM DO DIA

[Sergey Ponomarev/Associated Press]

«PEEKING OUT: Alkhaz Agyrba, 38, peeked through a hole in a door at a mental-health institution in Dranda, near Sukhumi, the capital of the Georgian breakaway region of Abkhazia, Tuesday. Some 70 patients reside there, many thought to suffer from schizophrenia or from post-traumatic stress disorder stemming from military conflict over the separatist region.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Rui Rio

O autarca do Porto revela-se um pacóvio ao concluir que o país não tem juízo só porque a Red Bull Air Race vai mudar para Lisboa, quase aposto que se fosse ao contrário diria que tinha sido uma decisão empresarial. Não há nada de estranho no facto de uma empresa querer mudar a sua iniciativa de marketing para outra cidade e muito menos se for para a maior cidade do país e onde os seus objectivos promocionais serão melhor alcançados.

QUANDO VIRES UM ELEFANTE NO CIRCO

(PETA)

Imagina como foi treinado.

É OFICIAL: PARA O ANO É QUE É

«Alan Kardec de Souza Pereira Junior é o novo reforço do Benfica. Alan Kardec para os relatos e títulos dos jornais. É um upgrade nas nossas importações brasileiras. Antes, fizemos vir o Pittbull (Cláudio Mejolaro Pittbull, jogador do Marítimo) - todo ele evocando arreganho e caninos. Agora, importamos Alan Kardec, que assim se apresenta: "Sou bom de cabeça." Modéstia a dele. Alan Kardec é pura mente, pois Allan Kardec (1804- -1869) é o pai da Doutrina Espírita. O futebolista ficou com o nome em homenagem familiar (sendo ele Junior, deve ser ideia do avô) ao célebre espírita francês. Por cá, ter nome de homenagem é uma boa carta de apresentação: Cristiano é Ronaldo porque o seu pai admirava Ronald Reagan. Com vantagem para o brasileiro: Reagan, como actor, nunca foi bom na expressão corporal e, como político, nunca foi grande de cabeça. Já ser Alan Kardec dos relvados promete. Sobretudo, como é o caso, sendo avançado: como assinalar um fora-de-jogo a um espírita? E, depois, é uma contratação que vai bem com este Benfica. Allan Kaderc, o espírita, tem isto na sua lápide, no Cemitério Père-Lachaise: "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar." Trocando por miúdos: se o campeonato não é este ano, é para o ano. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

LÁ CONSEGUIRAM TRAMAR O LOPES DA MOTA

«O presidente do Eurojust, Lopes da Mota, abandonou o Eurojust. A decisão foi anunciada poucas horas depois de o Conselho Superior do Ministério Público ter decidido suspender o procurador por 30 dias no decorrer de um processo disciplinar.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Agora começa a corrida ao tacho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Se for possível que se nomeie alguém que não pertença ao Ministério Público, esta instituição tem tido um tão mau desempenho que os seus quadros não devem ser elegíveis para o lugar.»

A LINGUAGEM PARLAMENTAR DO PSD ANDA MUITO POR BAIXO

«Jaime Ramos, líder da bancada do PSD/M, chamou "vadio" e "drogado" a Baltasar Aguiar depois de o deputado do PND afirmar que a Madeira se encontra "na mão de duas ou três famílias (…) uma delas está dentro desta sala (parlamento)". Para Baltasar Aguiar "o insulto soez de Jaime Ramos revela o que se passa nesta região", afirmou ao DN.

O episódio aqueceu o debate em torno do Orçamento regional para 2010, no valor de 1.531 milhões de euros, com a oposição a acusar o governo de empolar receitas e manter a aposta no endividamento. Carlos Pereira, deputado do PS, aproveitou para publicitar os números da "desgraça", uma dívida global que "ultrapassa os 5 mil milhões de euros", disse. » [Diário de Notícias]

Parecer:

É evidente que ninguém do PSD vai comentar as palavras do energúmeno madeirense.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a Manuela Ferreira Leite, a líder de um partido que começa a ser rasca.»

BASTONÁRIO DOS´ADVOGADOS DEFENDE EXTINÇÃO DO SINDICATO DOS JUÍZES

«O bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho e Pinto, voltou a defender a extinção de sindicatos de juízes. Ontem, no final de uma visita ao Presidente da República, Marinho Pinto mostrou-se ainda preocupado com a existência de muitos juízes com pouco mais de 20 anos.

A razão apontada para a extinção dos sindicato de juízes? "A política interfere na justiça, algo que, muitas vezes, acontece através da acções destes sindicatos". » [Diário de Notícias]

Parecer:

Tem razão, não só este sindicato é um absurdo, tanto quanto seria um sindicato do Presidente da República, como todas as intervenções públicas dos dois sindicatos dos magistrados são de natureza política, defendendo os interesses da corporação mais por via da destruição dos políticos do que de exigências laborais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

RED BULL AIR RACE VEM PARA LISBOA

«O espectáculo aéreo Red Bull Air Race vai passar a ter lugar nos céus de Lisboa, após três anos de acrobacias sobre o Rio Douro.

O Turismo de Lisboa assinou um primeiro acordo com a Red Bull Air Race para a realização de uma prova sobre o Tejo, segundo um documento a que a "Lusa" teve acesso.

O acordo, assinado na terça-feira pelo Turismo de Lisboa, em representação dos municípios de Lisboa e Oeiras, e a Red Bull Air Race, demonstra o "desejo de que uma prova do campeonato internacional se realize sobre o rio Tejo na área entre a Torre de Belém e a Ponte 25 de Abril em 2010".» [Diário Económico]

Parecer:

Agora é que vamos ter de aturar o Menezes & Cia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pela peixerada.»

JAIME GAMA NÃO QUER MAIS DO QUE "UM SIMPLES SOLDADO DA NAÇÃO"

«O presidente da Assembleia da República é conhecido por possuir um humor subtil, nem sempre fácil de entender à primeira leitura. Ontem à noite, em Beja, numa curta intervenção que fechou o jantar oficial das Jornadas Parlamentares do PS, Jaime Gama recorreu ao humor para dar a resposta à pergunta que muitos lhe têm feito e ele ainda não tinha respondido: que não é, ou melhor, que não quer ser candidato às próximas eleições presidenciais, em Janeiro de 2011.

Aproveitando o facto de se encontrar no Alentejo, a segunda figura do Estado - que tem vindo a ser recorrentemente citada como possível candidato do PS às presidenciais de 2011- citou vários versos de cantares alentejanos também, eles, na sua opinião, portadores de "mensagens políticas subliminares": "Vamos andando por esses campos fora, que a manhã vem já rasgando aurora". E, depois, a frase que dá que pensar: "Eu não ser mais do que um simples soldado da nação".» [Expresso]

Parecer:

Pois, numa república o seu presidente é um simples soldado da nação, não entendo a interpretação do jornalista do Expresso a não ser que não queira que Gama seja candidato para que uma candidatura de Manuel Alegre estenda o tapete vermelho a Cavaco Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

VAIA BEM DADA

«José Sócrates foi esta manhã vaiado em Portalegre por ter chegado atrasado à cerimónia de fim de curso de mil novos militares da GNR. Com a chegada prevista a Portalegre para as 10:55, o primeiro-ministro chegou ao local da cerimónia meia hora depois, sendo apupado por familiares dos novos elementos da GNR, que aguardavam a chegada do primeiro-ministro debaixo de uma forte chuvada.

No final da cerimónia, José Sócrates dirigiu-se de imediato junto dos populares, pedindo-lhes «desculpa» pelo atraso e adiantou aos jornalistas os motivos da demora. «Eu gostava de pedir, publicamente, desculpa pelo meu atraso e o incómodo de causei aos familiares dos novos guardas, mas acontece que na viagem (Lisboa-Portalegre) estava muito mau tempo. A viagem fez-se com muita dificuldade», declarou. » [Portugal Diário]

Parecer:

Os governantes portugueses têm o vício de chegar atrasados a todos os compromissos, uma clara de falta de educação. Deixar soldados em formatura e à chuva à espera do primeiro-ministro é inaceitável, Sócrates deveria ter mais consideração por aqueles que estão ao serviço do Estado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Juntemo-nos à vaia.»

INVESTIGAÇÃO DO CASO FREEPORT ESTÁ QUASE CONCLUÍDA

«Cândida Almeida, directora do DCIAP disse esta quinta-feira que a investigação do caso Freeport está «praticamente finda», estando pendente apenas de «alguns elementos» pedidos às autoridades britânicas que chegarão até ao final do ano e da conclusão dos relatórios periciais, escreve a Lusa.

A investigação do caso Freeport «está na parte final», disse Cândida Almeida aos jornalistas em Lisboa, à saída da apresentação de um estudo na Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM). » [Portugal Diário]

Parecer:

Esperemos para ver que crimes vão atribuir aos arguidos que foram constituídos com base em conjecturas imaginosas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela acusação, sendo certo que alguém vai ser acusado para justificar todo o espectáculo triste que nos foi proporcionado pelo Ministério Público.»

TOOR22

SENIR SELF DEFECE ACADEMY