sexta-feira, maio 13, 2011

Cotas

Por vezes interrogo-me sobre a razão por que alguns dos nossos “cotas” não se reformam e vão usufruir da fortunas que conseguiram, umas maiores do que as outras, umas ganhas de forma mais ou menos honesta do que as outras. Se eu tivesse a fortuna do Catroga em vez de andar a dizer disparates aos 69 anos vendia a vivenda na Lapa com piscina e ia gozar os anos que me restassem no Algarve, aproveitava o bom clima, as boas praias e a comida saborosa.

Compreendo que a rainha de Inglaterra se arraste no trono, a pobre senhora é prisioneira do trono, mas o mesmo não sucede com esta nova vaga de políticos que apareceu por cá, é o caso de Cavaco Silva e esposa, Manuela Ferreira Leite, Mário Soares, Eduardo Catroga, Diogo Leite Campos e outros. Alguns até parecia já terem decidido descansar mas regressaram, como é o caso do Catroga.

O que levará Catroga a chamar a si o papel de bobo da corte, expondo-se ao ridículo ser um licenciado promovido a professor catedrático a tempo parcial 0% e a discutir o país usando linguagem de taberna de outros tempos? Por este andar as televisões ainda vão ter de instalar escarradores junto às mesas das entrevistas.

Andam tão preocupados com as novas gerações que se recusam a passar-lhes o testemunho, recusam a largar a liderança dos partidos, recusam aos mais jovens a decisão sobre o seu futuro e transformam o debate político no recreio de um centro de dia para a terceira idade.

Não me admiraria nada se um dia destes for a um ministério ou a Belém em vez de encontrar os carros pretos de alta cilindrada com o motorista encostado à espera de Sua Excelência, dou com uma ambulância do 112 com um motorista dos Bombeiros Voluntários de Belém ou da Ajuda. Também não me admiraria se os quadros de pessoal dos gabinetes ministeriais passassem a contemplar pessoal de enfermagem e fisioterapeutas.
  
PS: Acho que os engenheiros do Blogger estavam a ver a TVI quando o professor 0% e o resultado foi o que se viu, um pentelho encalacrou o blogger e os blospot estiveram off e perderam posts.