quinta-feira, maio 26, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




FOTO JUMENTO


Barcos rabelos no Rio Douro
IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO


Submarino no Rio Sado [A. Cabral]
 
 
Correcção: A legenda desta imagem foi corrigida, a anteriormente inscrita foi da exclusiva responsabilidade d'O Jumento.
JUMENTO DO DIA


Paulo Portas

Quer Portas queira, quer não queira uma parte da crise financeira resulta dos seus submarinos que custaram muitos milhões, e desses muitos milhões diz o Ministério Público que foram para luvas. A não ser que suceda com os alemães o mesmo que sucede como muitos americanos que pensam que Portugal pertence a Espanha alguém deste pobre país está a nadar em dinheiro fácil e é inevitável a suspeita sobre os envolvidos no negócio.
  
Paulo Portas não poderia esperar que depois de acusar os outros de tudo e mais alguma coisa nada ouvisse sobre submarinos, a surpresa está no facto de alguns ataques estarem a vir do PSD, o partido que mais receia o crescimento eleitoral do CDS. O lamnetável é que os dirigentes do CDS se façam de parvos e andem a acusar o PS de campanha suja, ignorando que os piores ataques vieram do PSD.
 
«Nos primeiros três dias de campanha a estratégia de Paulo Portas tem sido passar entre os pingos da chuva dos ataques protagonizados por PS e PSD. O líder do CDS garante que não responde a "insultos" e deixa para as figuras históricas do partido fazer as críticas mais duras. Depois de António Pires de Lima, no domingo, pedir a Passos Coelho que "acalmasse a sua gente", ontem foi a vez de António Lobo Xavier afirmar que "o PS está desesperado".
 
Lobo Xavier comentava as declarações do socialista José Junqueiro, que caricaturou Portas em cima de um submarino "em bicos dos pés" para ser ministro da Agricultura. "A agricultura não deve ser confundida com esse velho e recorrente ataque feito pelos gabinetes de apoio à imagem do primeiro-ministro, que sempre que vêem o CDS despontar nas sondagens põem notícias sobre os submarinos", afirmou.» [i]

 DESCUBRA AS DIFERENÇAS [Aditado]
 
 
A estratégia da campanha do PSD é clara, mente-se descaradamente e os jornais e televisões apressam-se a produzir primeiras páginas de grande impacto, no dia seguinte volta-se a fazer o mesmo, não se desmente a mentira anterior nem se dá qualquer direito de resposta.

Este caso é evidente, o PSD lançou a mentira, o Tribunal de Contas desmentiu mas o Público já na posse do desmentido insistiu em fazer dela a primeira página. Isto não é jornalismo, são filhos da mãe à solta que já nem respeitam uma boa parte dos seus eleitores que não vão votar no partido que querem levar ao poder a qualquer custo.
 
Quando o Público preparou a edição de hoje já os seus jornalistas tinham conhecimento do desmentido do Tribunal de Contas e estavam na posse de todos os dados. O que fizeram? Persistiram na mentira.
 
Estes senhores do Público são mesmo estúpidos, ainda não perceberam que não é com panasquices, Freeport e outros truques que enganam os eleitores e que apesar de todas as manobras o tal empate técnico persiste. Muito mal está um jornal que ainda não percebeu que é comprado por gente informada que independentemente das suas opções partidárias se recusam a votar neste ou naquele partido só porque um estúpido que mais não é do que a voz do dono quer, revela que tem pouca consideração pela inteligência dos seus leitores.
  
Isto não é obra de prossionais dignos do título de jornalista, é trabalho de gente sem escrúpulos que se está borrifando para o país e para os portugueses e que andam na política com o único objectivo de ficarem bem vistos aos olhos do dono.
  
É evidente que perde leitores e com isso tem mais prejuízos, mas isso pouco importa, muito mais perdeu o patrão do Públcio porque José Sócrates não fez o frete de lhe vender a PT ao preço da uva mijona.
 
Quem falou em campanhas sujas?
  
 POR ONDE ANDAM OS VIRA-CASACAS?
 
Quando as sondagens davam maiorias absolutas andavam rebanhos de personagens e de personalidades atrás de Passos Coelho fazendo-lhe propostas e atacando o PS na esperança de subirem na consideração do provável novo primeiro-ministro.

Quando as sondagens começaram a dar o já famoso empate técnico depois de umas arritmias em que o PS aparecia como vencedor estes artistas de ocasião quase desapareceram. Num tempo em que as sondagens encomendadas pelos donos dos jornais são pouco fiáveis mais parecendo ter sido feitas à martelada, talvez as sondagens mais credíveis sejam as que resulta da contagem dos oportunistas que aparecem em público.
  
 COISAS DO DEMO


(via CC)
  
Se uma autarquia do PSD me desse 500.000 euros para uma discoteca junto à praia até era capaz de adivinhar que Passos Coelho ainda chega a presidente. Mas como não sou um sortudo resta-me esperar que Passos Coelho convide a Maya para ministra das Finanças. assim teremos as contas todas certinha e sem erros de previsão.

 A QUEM AJUDOU A TROIKA?

Se todos esses senhores que andam por aí a anunciar bancarrotas e que parecem estar mais interessados em ajudar os especuladores estimulando a desconfiança em relação ao país fossem um pouco mais honestos perceberiam que o menos ajudado no final das negociações entre o governo português, por um lado, e o FMI e a EU, pelo outro, não é Portugal. Mas à custa dos interesses do país houve muita que durante meses prestaram uma ajuda preciosa aos especuladores e fecharam os olhos ao facto de Portugal ter sido sacrificado para que a Europa tentasse tranquilizar os mercados em benefício dos grandes bancos europeus a contas com uma forte dependência das compras das dívidas soberanas da Espanha, da Bélgica e da Itália.

A verdade é que está a suceder o que era previsível, a situação da Grécia continua a ser um vulcão em plena actividade que serve para que os especuladores forcem as subidas dos juros ganhando cada vez mais com a crise financeira da zona euro. Como era de esperar não era Portugal, no contexto do mercado de dívida europeia tem o estatuto de pequena tasca, que iria tranquilizar mercados ou travar qualquer movimento especulativo. E os que como o Financial Times que andaram meses a produzir notícias que alimentavam a especulação em torno da dívida portuguesa até ao país ter soçobrado com a preciosa ajuda de Passos Coelho, estão agora a apelar à direita espanhola que não seja tão irresponsável como foi a portuguesa.

Se para a direita europeia a crise política portuguesa foi um efeito colateral positivo da crise financeira, uma crise política em Espanha pode levar à falência em cadeia de muitos bancos europeus e sucederá ao défice da Alemanha, Reino Unido e França o mesmo que sucedeu com o Irlandês, estes países terão de recorrer aos seus contribuintes não para ajudar Portugal ao mesmo tempo que qualquer idiota europeu nos vai dando raspanetes e os défices das suas contas públicas dispararão para níveis superiores aos do tempo das duas guerras mundiais. E agora não haveria Plano Marshall que lhes valesse.

Dizer que a troika ajudou Portugal ou que a senhor Merkel andou muito empenhada em ajudar Portugal é uma anedota, usaram Portugal para uma tentativa para estancar a crise e para isso emprestaram-nos uns trocos e ainda ganha um juro apreciável. Tudo fizeram para que Portugal não se conseguisse financiar no mercado a juros baixos para que fossem os países mais ricos a intermediar esse financiamento com uma comissão que ronda dos 2% de juros.

E os que em Portugal preferiram ignorar o contexto internacional da crise financeira portuguesa e que ao longo de meses tudo apostaram no seu agravamento para pró fim terem preferido o impacto político de um pedido de ajuda externo impedindo um governo de tomar as medidas que depois foi obrigado a aceitar sob a forma de acordo, traíram este país, fizeram figura de ignorantes e talvez um dia sejam acusados de falta de dimensão europeia e de na hora difícil da zona euro terem trocado os interesses do país e da EU pelas luvas conseguidas no poder. Venderam o país a troco de luvas.

Não foi Portugal que a troika ajudou, foi a políticos incompetentes e sem escrúpulos que andam há anos a experimentar golpes para chegar ao poder. Estão tão preocupados com a situação financeira como estiveram com o Freeport ou como estiveram em saber onde é que Sócrates andava com a pilinha.
  
 

 COMO GOVERNAR OS AUTOCARROS

«Entre a sucessão de sondagens (segundo elas, as intenções de voto dos portugueses são um mar que ora alteia vagas, ora se acalma em empates), entre o descolar de Passos e o colar à luta do PS, entre acusações do PSD e negações do Governo, entre o regresso de Catroga e a vontade de dizer coisas de Almeida Santos, entre tudo isso, pelas frestas chegam-nos notícias lá de fora mas aqui perto. Eu sei, de pouco interessam, porque a nossa crise é tão típica, tão nossa, que o mal dos outros não serve para comparações, não é? Mas cá vai: a Grécia pode mesmo cair na bancarrota (no sentido rasteiro: há 70 por cento de probabilidades de ela deixar de pagar os empréstimos); o Financial Times implora ao PP espanhol para não causar crise política mas apoiar as reformas do Governo; e as agências de rating ameaçam agora a Itália... Afinal, a rolha que procuramos também é procurada em vão por outros. Mas na avalanche de tantas notícias, há uma que me chamou particular atenção: o movimento grego "eu não pago". No país do perigo iminente ("reestruturar a dívida grega, nem pensar, seria uma história de horror", disse ontem o governador do Banco de França), metade dos utentes dos autocarros deixaram de pagar bilhete e os motoristas fecham os olhos. Não sei como se diz ingovernável em grego. Em português, sei. Não queria era saber como se vive isso.» [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.
 

 A INDECISA

«"Há uma percentagem muito grande de portugueses, como eu, que não estão convencidos por nenhum dos partidos que estão a apresentar-se na campanha", comenta Helena Roseta em entrevista à TSF, referindo que esse facto nada tem a ver com desinteresse político.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Uma forma estranha de dar nas vistas esta de se armar em representante do novo partido, o partido dos indecisos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Helena Roseta que pode vote no PTP.»

 PROMESSA DESNECESSÁRIA

«Pedro Passos Coelho, candidato do PSD às eleições legislativas, prometeu esta quarta-feira, num almoço com apoiantes numa unidade hoteleira da Guarda, que se vencer as eleições, vai criar um site público “onde será publicado todos os dias que, porquê e para quê foi nomeado, seja para onde for”. » [CM]

Parecer:

Só serve para gastar dinheiro, as nomeações são publicadas no Diário da República que pode ser consultado na versão electrónica.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esqueça-se.»

 E NÃO HÁ NENHUM PARA MIM?

«O Fundo Monetário Internacional (FMI) já entregou na terça-feira a primeira tranche de ajuda financeira a Portugal, no valor de 6,1 mil milhões de euros, segundo fonte da instituição em Washington. » [DN]

Parecer:

A forma como a comunicação social comunica a chegada de tranches do financiamento negociado com o FMI e com a UE parece linguagem de mendigos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

 PORTAS QUER MAIS DE 14%

«O objectivo minimo está traçado: o "CDS começa a crescer a partir dos 14%". Paulo Portas sublinhou bem este aspecto quando apelava ao voto de um ourives na Feira dos Carvalhos, no Porto.» [DN]

Parecer:

Com 14% o CDS condena o PSD à derrota.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

 MAIS UM VETINHO PRESIDENCIAL

«O Presidente da República, Cavaco Silva, vetou o diploma da Assembleia da República relativo ao regulamento orgânico da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos.» [DN]

Parecer:

O senhor ter de se entreter.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Registe-se.»

 FUNDIR SEGURANÇA SOCIAL E SAÚDE

«Na vasta reorganização do Governo que tenciona levar a cabo se for primeiro-ministro, Passos Coelho tenciona fazer um ministério da Acção Social, fundindo a Saúde com a Segurança Social e transferindo o Trabalho para a área da Economia, avança o DN.» [DE]

Parecer:

Isso é criar uma mega estrutura ingovernável que apenas serve para dar forma ao conceito de SNS para os pobres. Por esta lógica também poderia juntar as escolas públicas ao mega ministério.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo dia 5.»

 POBRE SENHORA

«A ex-líder do PSD Manuela Ferreira Leite vai aparecer sábado ao lado de Pedro Passos Coelho no comício marcado para Braga, apurou o PÚBLICO.» [Público]

Parecer:

Já não deve ter estômago para engolir sapos como Passos Coelho ou Miguel Relvas. A quanto obriga a falsa imagem de unidade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»
  

 ANOTHER ICELAND ERUPTION: GRIMSVOTN VOLCANO [Boston.com]










 

    








 target="_blank"