domingo, maio 15, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




FOTO JUMENTO


Pormenor de flor da Quinta das Conchas, Lisboa
IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO


Espantalho [A. Cabral]
A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO




JUMENTO DO DIA


Pedro Passos Coelho

Agora vai começar a fase mais difícil para Pedro Passos Coelho, o cansaço acumulado, a impossibilidade de preparar cada intervenção com o apoio dos assessores, a impossibilidade de gerir a imagem através da comunicação social vão expor o líder do PSD que se verá forçado a depender cada vez mais de si próprio.
 
O problema é que a capacidade de Passos Coelho não são grandes, a qualidade do seu discurso é fraca e ainda mais quando espontâneo, ainda por cima vê-se forçado a passar à ofensiva para lutar contra a queda contínua nas sondagens, indicador de que os eleitores não confiam nas suas capacidades, não o considerando credível para governar o país.

Quando desrespeita os portugueses pedindo-lhes "não desperdicem votos" num claro golpe baixo contra o partido que aponta como aliado, ou quando recorre a linguagem pobre dizendo que "vamos dar o litro" o líder do PSD tenta inverter a tendência das sondagens da pior forma.

 MILAGRE!

  
Quanto a crendice atinge o Expresso a coisa atinge as raias do ridículo. Então nos tempos que correm o beato em vez de dar uma maioria absoluta, de mandar chuver cerveja na São Caetano à Lapa como sinal divino de apoio a Passos Coelho, limitou-se a provocar um fenómeno comum e mais do que explicado? Da última vez que ocorreu um "milagre" em Fátima o anti-comunismo dominava as preocupações da Igreja.
  
Só que agora não é a Igreja que proclama o milagre e muito menos os dominicanos que desencadearam a chacina dos cristãos novos a partir da igreja de São Domingos, é o jornal de Pinto Balsemão.
 
 O JINGLE DO PSD ERA COMO O PROGRAMA
  
A letra foi revista e agora o PSD já não quer mudar Passos Coelho.
     

 PAULO FUTRE ESTÁ DE VOLTA

«O FC Porto controlou as movimentações de Paulo Futre, recém-contratado ao Sporting, graças a uma mulher mais velha que se terá oferecido para conquistar o jovem futebolista e relatar eventuais excessos na noite portuense. Essa é uma das muitas revelações do livro autobiográfico ‘El Português’, que será lançado em Lisboa na terça-feira.» [CM]

Parecer:

Ainda bem, com o internamento de Eduardo Catroga faz falta alguém que divirta os portugueses.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»

 A DONA MONIZ TEM PENA DE NÃO ESTAR NO ACTIVO

«Manuela Moura Guedes lamenta não estar "a fazer jornalismo agora", mas o programa que criou para a SIC, ‘Rede Social’, acabou por ser adiado devido às eleições antecipadas e não por "quaisquer tipo de exigências minhas", garante. A estreia do espaço de informação, que terá coordenação de Carlos Rodrigues, subdirector de Informação da estação de Carnaxide, está agendada para Setembro.

"É uma pena não poder estar no activo neste momento, a mostrar o País aos portugueses. Agora é que o ‘Jornal de 6ª’ devia estar no ar, porque o tempo veio provar que não fazia uma campanha negra, mas retratava uma situação real e negra", recorda. » [CM]

Parecer:

Isto foi coisa do Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte a Balsemão se adiou o programa da Manuela por o considerar "pornográfico" de mais para uma campanha eleitoral ou se foi Sócrates que lhe pediu.»

 ATÉ BRUXELAS CONSIDERA DESCIDA DE 4% NA TSU É UM EXAGERO
  
«Um corte de quatro pontos percentuais na Taxa Social Única, avançado pelo PSD, é considerado um valor "ousado" em Bruxelas.

"Quatro é um grande número", explicou hoje um técnico da Comissão que acompanhou as negociações do programa português, escusando-se a avançar com propostas ou a fazer grandes juízos de valor sobre os números que circulam em Portugal sobre esta proposta.

Este responsável nota que o FMI recentemente deu cobro a esta proposta do PSD. "É uma questão complicada. A redução deve ser importante [mas] quatro pontos percentuais é alto - não digo que é excessivo mas é preciso pensar bem nisto". Um tal valor deve ser compensado de várias formas. Desde logo, "com o IVA através das taxas mais baixas, mas quais?", perguntou.» [DE]

Parecer:

Isto dá razão a Sócrates que considera não ser necessário tanto par cumprir o acordo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao professor pentelho.»

 AUTARCAS DO PSD IRRITADOS COM PORTAS
  
«Os Autarcas Social-Democratas insurgiram-se contra afirmações do líder do CDS, que chamou os eleitos locais de «caciques», considerando ser «ofensivas, inapropriadas e que põem em causa o bom-nome» dos responsáveis municipais.
 
As declarações «constituem um profundo desrespeito para com os milhões de pessoas em Portugal que escolheram o PSD como a força política que queriam para estar à frente do seu município», referem os ASD, em comunicado citado pela Lusa.
 
Recordam que, no debate televisivo com o líder do PSD, na sexta-feira, Paulo Portas «resolveu atacar os autarcas do PSD classificando-os de caciques» e considerou que, a propósito da possibilidade de extinção de municípios e freguesias, «o CDS tem uma grande vantagem por não ter caciques a quem prestar vassalagem». » [Portugal Diário]

Parecer:

Desta vez Portas acertou ainda que não tenha autoridade moral para acusar os autarcas do PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recorde-se a Portas que o melhor exemplo de caciquismo nas autarquias foi de um autarca do CDS de Marco de Canavezes.»