quarta-feira, maio 11, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




FOTO JUMENTO


Chapim-azul [Parus caeruleus], Jardim Gulkbenkian, Lisboa
IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO


Azulejos, Viseu [S. Coelho]
JUMENTO DO DIA


Eduardo Catroga, professor catedrático a tempo parcial 0%

Tanto quanto se sabe Eduardo Catroga para além da cansativa tarefa de ser professor a tempo parcial 0% não faz mais nada e nem me recordo de no último congresso do PSD ter sido eleito para qualquer cargo ou constar de qualquer lista. Por isso não entendo com que estatuto pode menorizar e tutelar o líder do PSD, ainda por cima dizendo disparates por tudo quanto é canto. Infelizmente não é um caso único, as fragilidades intelectuais e políticas do PSD são tantas que um dia destes até o presidente da secção das Berlengas aparece a dar uma entrevista na RTP.
  
Mas o pior de tudo, o melhor na perspectiva dos que desejam uma derrota do PSD como é o meu caso, é que o incansável catedrático só diz disparates, revela ignorância sobre as coisas do Estado e exibe incompetência. As asneiras são tantas se chego a pensar se não será melhor João Duque sugerir a Catroga que se reforme da cátedra recorrendo a uma junta médica.

Ouvir um ex-ministro das Finanças afirmar que se pode convidar um professor de Setúbal para ir trabalhar nas Finanças do Porto só pode merecer uma gargalhada, só se for professor de ginástica e for ajudar os funcionários da DGCI desentorpecer as pernas.

 JÁ SEI QUAL VAI SER A PASTA DE EDUARDO CATROGA NO GOVERNO

Vai ser ministro das Finanças a tempo parcial 0% e Cavaco Silva, tão amigo dele quanto o João Duque, deverá dar-lhe posse em Janeiro com efeitos retroactivos a Junho.
  
 O DEBATE ENTRE´PASSOS COELHO E JERÓNIMO DE SOUSA

  
Não foi ganho nem pelo líder do PSD, nem pelo do PCP, foi ganho por Judite Sousa, aliás, não houve debate, assistimos a duas entrevistas simultâneas. Foi Judite que fez as perguntas e que atirou as rasteiras, como já tinha sucedido no debate entre Portas e Sócrates.

De resto Passos Coelho foi igual a si próprio, parecia estar num casting para imitadores de José Sócrates, Jerónimo de Sousa foi tão previsível como o percurso de um comboio. Assistimos a um empate e um empate significa uma derrota de Pedro Passos Coelho, não conseguiu vencer de forma clara o debate mais fácil.

Um líder de direita que se preze e que propõe um programa diametralmente oposto ao do PCP deveria ter ido a jogo e enfrentar o debate. Em vez disso Passos Coelho optou pela acordo de não debate com Jerónimo de Sousa e preferiu usar o debate para atacar o inimigo comum, José Sócrates. Isso só revela medo da parte de Pedro Passos Coelho que optou por usar o tempo de antena para fazer o debate com alguém que não estava ausente.

Compreende-se esta estratégia cobarde, Passos Coelho receou ser derrotado por Jerónimo de Sousa, como vai recear ser derrotado por Francisco Louçã e por Paulo Portas. É previsível que isto se repita pois a extrema-esquerda está coligada com o PSD desde as últimas eleições legislativas.

Estes debates recordam-me um famoso jogo entre a Áustria e a Alemanha, as duas equipas estariam apuradas para a fase seguinte do campeonato se empatassem e passaram os noventa minutos do jogo com trocas de bola inofensivas. Não me parece que os espectadores tenham gostado e apreciado o jogo sujo, receio que o mesmo venha a suceder com os eleitores portugueses.
     
 PORTAS, O MANIPULADOR

Portas esqueceu-se de que os gráficos e dados são públicos:
  
  
O gráfico que Portas usou
  
 
O gráfico com todos os dados
  
(via CC)

 QUEM TEM RAZÃO SOBRE A DÍVIDA: SÓCRATES OU PORTAS
  
A infografia do Jornal de Negócios esclarece:
  
  
 

  
 

 EM VEZ DE ATUM PESQUEM BIDÕES

«Como já se sabe, nem tudo que vem à rede é peixe. E ainda vamos saber mais: a Comissão Europeia propôs aos pescadores capturarem plástico. Os mares e os oceanos têm cada vez menos peixe, os pescadores têm menos que pescar - e a comissária de Pesca da União Europeia, a grega Maria Damanaki, inspirou-se em Maria Antonieta. "Não têm pão? Comam brioches", diz-se que disse a rainha. "Em vez de peixe, pesquem plástico", disse Damanaki, propondo um rendimento adicional aos pescadores. Ontem, o jornal espanhol El País noticiava que em França já se paga 0,375 euro por quilo de plástico pescado. Menos, é certo, que os 1,5 euro que na lota portuguesa se paga em média pelo quilo pescado com escamas e guelras, mas arredonda o mês de trabalhadores subaproveitados. Na verdade, há tantas redes perdidas no mar, gaiolas, bóias e bidões de gasóleo, e tão pouco de cherne e corvina, que esta isca lançada aos pescadores talvez não seja de atirar ao mar. Mas se limpar os oceanos da sujeira é um bom propósito, tudo isto parece uma repetição do que já aconteceu aos agricultores. Estes foram pagos para largar a enxada. Aos pescadores, cita-se Lao Tsé (modernizado): "Se deres um peixe a um faminto, dás-lhe de comer por um dia. Se ensinares um pescador a apanhar plástico, talvez se consiga embrulhar os seus protestos toda a vida."» [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.
  


 COMEÇAM OS JULGAMENTOS NO PSD
  
«Durão Barroso esteve em Portugal toda a passada semana e acompanhou a par e passo as negociações com a troika. O presidente da Comissão Europeia teve encontros com José Sócrates e, também, com Passos Coelho e Paulo Portas, além de outras figuras políticas.» [Sol]


E no PSD cresce o desagrado pela forma como Barroso, ao longo de todo este processo, terá «apoiado sempre, objectivamente, a estratégia política de Sócrates», em detrimento das posições defendidas pela Oposição e, em particular, pelo PSD – segundo adiantou ao SOL um elemento da direcção social-democrata.
  
O último episódio foi a possibilidade que a troika europeia deu a Sócrates de fazer a comunicação ao país de terça-feira, um dia antes de os negociadores se encontrarem com o PSD e o CDS e darem a conhecer a estes partidos o memorando com as medidas do acordo de ajuda financeira. No PSD, considera-se que este lapso temporal favoreceu os interesses e a estratégia comunicacional do primeiro-ministro e que a intervenção de Durão Barroso não terá sido alheia à decisão da troika, que remeteu para segundo plano o PSD e o CDS, «dando todo o palco a Sócrates».

Parecer:

Ainda não se realizaram as eleições e já procuram culpados.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo dia 5 de Junho.»

 OS CAVAQUISTAS NÃO SE ENTENDEM COM A TSU

«“Uma tal medida ou é a sério ou será ineficaz e, como tal, contraproducente”, alerta. E explica que uma redução inferior a “5% não valerá sequer a pena ser considerada, pois não produzirá efeitos sensíveis na competitividade das empresas.”

O economista acrescentou ainda, numa nota, que quando se referiu aos "5% como mínimo tinha sobretudo em vista algumas ideias, que vi referidas, de fazer a coisa por 2% ou 3%. Embora para esta solução seja preferível mais do que menos, entre 4% e 5% a diferença não é muito significativa e não será por aí que haverá problemas."» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Primeiro era a dúvida entre a cerveja, o vinho e a coca-cola, agora é a taxa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»

 NINGUÉM PÁRA O CATROGA

«Pedro Passos Coelho já fez o convite para a pasta ministerial mais difícil e mais exigente dos próximos anos. Se o PSD chegar ao Governo, Eduardo Catroga será o Ministro das Finanças.
  
A notícia é hoje avançada pelo jornal “i” que dá como certo o convite e inclusivamente o “sim” de Catroga, ex-ministro de Cavaco e que nos últimos meses se destacou como interlocutor nas negociações entre o PSD e o Governo quer para o Orçamento do Estado para 2011 quer para o chamado PEC IV. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Há muito que Catroga estava nomeado mas não por Passos Coelho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Catroga quem o convidou.»

 UM CANDIDATO A MINISTO QUE NÃO SABE DO QUE FALA

«Eduardo Catroga, coordenador do programa eleitoral do PSD, defendeu ontem o aumento do IVA na cerveja, de 6 para 23%, mas corrigiu mais tarde, afirmando que a subida do imposto poderia, sim, ser aplicada ao vinho. É que a cerveja já é tributada à taxa máxima de IVA (23%), ao passo que o vinho é tributado a 13%.» [CM]

Parecer:

Se calhar foram os copos que o inspiraram.
  
PS: O mais estranho é que o CM noticia a asneira de Catroga decorando a página online com uma imagem de António Nogueira Leite, até parece que o Nogueira Leite regressou à ribalta para emprestar a sua imagem aos disparates do catedrático 0:
 

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Perdoai-lhe senhor.»

 QUE PENA...

«Eduardo Catroga garantiu ao Económico que Passos Coelho não o convidou para assumir a pasta das Finanças.» [DE]

Parecer:

Terá sido imposto?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

 MERKEL ELOGIA PORTUGAL

«A chanceler alemã lembra que Portugal "fez numerosas reformas e irá fazer mais" e que por isso está no caminho para recuperar da crise.
  
Angela Merkel diz que Portugal "está num caminho muito razoável" para recuperar da crise da dívida soberana, com o pacote de ajuda externa da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI).
  
Merkel, que falava num encontro com correspondentes estrangeiros acreditados em Berlim, lembrou que Portugal "fez numerosas reformas, e irá fazer mais", mas recusou-se a comentar o acordo celebrado entre o governo de gestão de José Sócrates e o Banco Central Europeu, a Comissão Europeia e o FMI, na semana passada, que inclui um empréstimo de 78 mil milhões de euros para os próximos três anos.» [DE]

Parecer:

Haja alguém que elogie este país.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Cavaco Silva.»

 UMA BOA DESCULPA PARA OS EXCESSOS DO PSD

«O comentador político e antigo presidente do PSD Marcelo Rebelo de Sousa considerou hoje que PS e PSD estão “muito iguais” na "ponta final" rumo às eleições legislativas, levando os sociais-democratas a “radicalizar” para ganhar espaço.
  
“Numa ponta final em que estão todos muito iguais, cada um tem de puxar pelos seus galões. E para puxar tem que dizer que é diferente do outro. Se dissesse, olhe eu sou igual ao outro, vamos até juntos para o Governo, as pessoas dizem que se é igual, igual por igual, tanto me faz votar num ou noutro”, disse Marcelo Rebelo de Sousa à agência Lusa, à margem da apresentação de uma tese de doutoramento na Universidade Lusófona, em Lisboa.» [i]

Parecer:

Mais um pouco e o PSD propõe a venda da Madeira para ser diferente do PS.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

 MINISTRO FINLANDÊS ELOGIA O VÍDEO

«Alexander Stubb, ministro dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, deixou uma mensagem no Twitter em que elogia o vídeo exibido pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, durante as Conferências do Estoril.
  
“Grande trabalho feito por Portugal. Obrigado a todos os que enviaram o link”, escreveu Alexander Stubb na sua página daquela rede social. » [i]

 E NÃO FOI NECESSÁRIO O PROGRAMA DO PSD

«O sector do calçado registou nova subida no volume de exportações. No primeiro trimestre deste ano, o crescimento foi de 20% face ao período homólogo do ano passado.
  
Segundo o INE, Portugal exportou, neste período, 408 milhões de euros para 130 países, em cinco continentes.
  
A subida neste sector foi mesmo superior à média da economia nacional (17%), nos primeiros três meses do ano.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Sem comentários.
 
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao senhor ministro 0%.»

 MADEIRA: QUE GRANDE OFF-SHORE

«São quase 3.000 as empresas sedeadas na zona franca da Madeira que aproveitam benefícios fiscais na taxa de IRC. A grande maioria tem isenção total de taxa (2.637) enquanto 59 gozam de uma redução parcial da mesma.

 
A informação foi hoje divulgada pelo Ministério das Finanças no âmbito da obrigação de divulgação anual das entidades que recebem incentivos do Estado. Além da lista de entidades que recebem incentivos na Zona Franca da Madeira, são também nomeadas as empresas que têm benefícios ao investimento no quadro do que se designam de benefícios fiscais contratuais (cerca de 80), ao abrigo do SIFIDE (cerca de 400), dos incentivos à criação de emprego (aproximadamente 2.700 entidades) e à interioridade (cerca de 23.500). Estão ainda nomeadas as cooperativas que gozam dos apoios previstos no Estatuto Fiscal Cooperativo (aproximadamente 700) e as escolas de ensino particular (cerca de 400 entidades).» [Jornal de Negócios]
Parecer:

E porque razão não financiam a descida da TSU com o fim da bandalhice fiscal na Madeira?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao senhor ministro 0%.»

 O SITE DA BUFARIA ANTI-CORRUPÇÃO NÃO DEU RESULTADOS

«Opinião é da Transparência e Integridade/Associação Cívica. Das 794 participações apresentadas desde Novembro de 2010, apenas decorreu a abertura de três inquéritos-crime


  
A página na Internet para denúncia de atos de corrupção e fraudes tem «um efeito irrelevante» no combate a estes crimes, segundo o vice-presidente da Transparência e Integridade/Associação Cívica, Paulo Morais.» [Portugal Diário]

Parecer:

Mais um falhanço das ideias da super magistrada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»