sexta-feira, dezembro 09, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento


Cogumelo da Quinta das Conchas, Lisboa
Imagens dos visitantes d'O Jumento


Castelo de Montalegre [A. Cabral]
  
Jumento do dia



Diogo Freitas do Amaral

Era uma vez um político que contra a vontade de o seu partido insistiu em ocupar o lugar no parlamento, não por insistir em representar os cidadãos que o elegeram mas apenas para cumprir o tempo necessário para poder receber a sua pensão de político, pensão que receberia antes de qualquer português e que poderia acumular com as outras pensões que ainda poderia receber.

Assim poderia começar a história de como uma classe política destruiu uma democracia, classe política de que Freitas do Amaral é um exemplo. Toda a gente sabe que vai presidir à GALP contra a vontade da maioria do seu capital e graças a um governo ultra liberal que nesta coisas dos boys esquece os princípios que impõem aos outros.

Mas Freitas do Amaral parece não perceber que ao rezar publicamente o "Pai Nosso" anti-Sócrates do missal da procissão dos boys do governo só prejudica Passos Coelho, chama a atenção dos portugueses para a nomeação para presidente da GALP de alguém que nunca geriu sequer uma mercearia.

Portugal é uma imensa Feira da Ladra, está cheia de quinquilharia política inútil e em segunda mão à venda por qualquer preço!
«Antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Diogo Freitas do Amaral, diz que foi José Sócrates que conduziu Portugal para a "tragédia", critica os antigos líderes do PSD e o Presidente da República.» [DN]

 Estarolas e cobardolas

Já se sabia que este governo é formado por estarolas, cada vez se percebe mais que além disso são uns cobardolas. Um bom exemplo disso é o recuo do governo na decisão de aumentar o horário de trabalho em meia hora, ao condicionar esta possibilidade à manutenção do emprego acabou por se criar um incentivo idiota à custa dos trabalhadores. O ministro da Economia teve medo das consequências das suas idiotices, percebeu que num ambiente nacional e internacional de recessão o aumento de trabalho teria como única consequência o aumento do desemprego.

O ministro fez xixi nas calças e apareceu com uma solução, a medida só é viável para empresas que tenham mais encomendas e isso significa que este falso aumento de produtividade terá uma única consequência, a redução da procura de mão-de-obra. As empresas que precisem de trabalhadores vão deixar de precisar graças ao aumento do horário de trabalho.

Este governo não só adopta medidas de austeridade brutais que vão destruir emprego como ainda adopta medidas que apenas acentuarão essa tendência.
 PSP prendeu quatro carteiristas em Lisboa

Nenhum deles pertencia à equipa de Vítor Gaspar.

 O estrangeiro é sempre melhor do que nós

Gostei de ler André Macedo no DN, um exercício que  em regra faço com agrado ainda que muitas vezes discorde. Desta vez não discordo, o que se fez no combate à pobreza no Brasil é digno de nota:
 
«Antes, eu fugia da informação dos canais brasileiros porque a tragédia era sempre a mesma: violência e corrupção num círculo vicioso, interminável e monótono. Hoje, ainda há violência e corrupção, muita mesmo, mas também há uma atmosfera geral positiva que reflecte o progresso social dos últimos dez anos no Brasil: 30 milhões de pessoas deixaram estatisticamente de ser pobres - embora não vivam bem -, o que é uma evolução extraordinária. E há ainda a expectativa de que o salto quântico vai continuar graças ao petróleo e às políticas sociais que ele paga. Que grande oportunidade.» [DN]

Mas será que André Macedo também lê os relatórios da OCDE sobe o mesmo tema? Se leu também deve ter ficado admirado com o grande salto dado por Portugal e que foi evidenciado pela OCDE:

«“Sabemos que a desigualdade aumentou consideravelmente, quase 30 pontos percentuais, entre meados de 1980 e o ano 2000. As novas séries estatísticas mostram, contudo, que houve uma inversão de tendência: a desigualdade de rendimentos das famílias caiu 8% entre 2004 e 2008”.

Medidas pelo coeficiente de Gini, as disparidades passaram de 0,38 para 0,35, o que significa que os 10% mais ricos tinham rendimentos quase 13 vezes superiores aos dos 10% mais pobres, e que passaram a ter dez vezes mais.

Esta dinâmica coloca Portugal entre os países da OCDE que mais fizeram para reduzir as disparidades – embora estas continuem a ser tremendas. “Em termos relativos, Portugal reduziu mais as desigualdades em quatro anos do que a Grécia em vinte”, exemplifica a economista da OCDE.» [Jornal de Negócios]

Não basta falar do suposto despesismo de Sócrates, é bom lembrar os resultados. É uma pena o canal internacional da Globo não se tenha referido ao relatório da OCDE.
 Os inflitrados da PSP

  
Ainda que considere que Portugal está a ser governado por gente que quando fala espontaneamente deixa o pé fugir para o bailinho fascista não foi aqui abordada a infiltração de polícias na manifestação junto do parlamento. Não quero acreditar que além de se nesse dia vários membros do governo terem argumentado contra a greve com argumentos próprios de fascistas tenham igualmente recorrido a estratégias fascista de criação de alarme público.
 
Se isso aconteceu significa que todo a cadeia hierárquica da PSP, desde os agentes ao ministro, esteve envolvida nesta manobra, se assim não fosse tê-lo-iam desmentido, apresentado provas em contrário ou penalizado os fascistas da PSP.

De qualquer das formas isto serviu de lição para os que acusaram o governo anterior de usar a polícia contra os manifestantes, na ocasião uma sindicalista oportunista aproveitou-se da ida de agentes da PSP às instalações de um sindicato para assegurarem condições de segurança na estrada para acusarem o governo de invadir um sindicato. Talvez agora percebam a diferença entre ser ou não fascista.
 
Temos um governo formado por gente que tanto se queixou da asfixia democrática e o próprio inventor desta acusação é agora ministro da Defesa:

«O vice-presidente do PSD José Pedro Aguiar-Branco apelou esta quinta-feira ao voto no partido para “restaurar a decência e o respeito” em Portugal e pôr termo ao clima de “asfixia democrático” no país.» [Público]

A verdade é que à primeira manifestação parecem ter recorrido a estratégias que até um inspector da antiga PIDE/DGS teria pudor em usar. Só é pena que grandes referências da nossa democracia não diga uma palavra contra tantos sinais de fascismo e, como Mário Soares tem vindo a fazer, prefiram namorar Passos Coelho.
 
 Adoro ver o Passos Coelho a falar de política económica

Até parece que estou a ver as caretas do Gaspar...

Alguém acredita que as afirmações de Passos Coelho são dele? É mais do que evidente que o primeiro-ministro sabe tanto de economia como nós de lagares de azeite, o Gaspar pensa e ele diz. É cada vez mais evidente que Passos Coelho se está transformando numa marioneta do Vítor Gaspar e até que o ministro mande o Passos Coelho para o lixo das empresas do Ângelo Correia é uma questão de tempo.

 Adivinha

Sabem qual o serviço do ministério das Finanças dependente directamente do ministro Gaspar que no dia da greve geral estava fechado?

Desiludam-se os que pensam que a adesão à greve foi de 100%, nada disso, os funcionários foram autorizados a ficar em casa e assinaram o ponto no dia seguinte, a adesão à greve foi de 0%! É uma pena que o espertalhão do Gaspar não tenha mandado fazer o mesmo em toda a Administração Pública.
     
 

 Risco mortal

«Na cimeira de Paris, no passado dia 5, Sarkozy e Merkel reconheceram que foi um erro exigir aos bancos que aceitassem uma reestruturação "voluntária" de metade da dívida pública grega. Imposta, contra a opinião do BCE e de 99% dos especialistas económicos mundiais. O caso da violação dos contratos com os bancos, obrigando-os até a renunciarem aos caros mecanismos de redução de risco (CDS), retrata o triste estilo de liderança do Directório germano-gaulês. Na verdade, o seu projecto de transformar a Zona Euro numa masmorra de disciplina fiscal, sem respeito pelas instituições comunitárias, e tratando os povos submetidos à austeridade como gado, é não só uma má ideia política. Pior do que um crime, é um erro, como diria Talleyrand. Na verdade, desde Janeiro de 2010 que o Directório assumiu a condução da crise da Zona Euro. A pobre Grécia, com apenas 2% do PIB, foi acusada de estar a incorrer num "risco moral" (moral hazard), o que significa querer que sejam os outros a pagar os danos dos seus erros ou vícios. Chegados ao ponto em que nos encontramos, com toda a Zona Euro a ser abandonada pelo investimento estrangeiro, com o fracasso de todos os instrumentos e receitas do Directório, com a possibilidade de implosão da Zona Euro, é caso para perguntar se não estão Merkel e Sarkozy a incorrer num gigantesco risco moral que todos corremos o risco de ter de pagar de forma brutal? O grande problema que paira sobre o decisivo Conselho Europeu, que hoje começa, não é a ausência de bondade das propostas do par dirigente. O problema é a sua total falta de inteligência. O Directório pensa mal. Tem ideias tontas. Nada de mais mortífero do que a mediocridade atrevida ao volante da política.» [DN]

Autor:

Viriato Soromenho Marques.
      

 Mendes Bota bota faladura e desbota imagem do PSD
 
«O deputado social-democrata Mendes Bota, eleito pelo círculo de Faro, considerou que a entrada em vigor do pagamento de portagens na Via do Infante (A22), a partir das 00h00 desta quinta-feira, fez da data "um dia triste na história recente do Algarve".» [CM]

Parecer:

Pobre Bota, não lhe serviu de nada a invenção do homem de Massamá.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Mendes Bota se continuar um admirador do seu homem de Massamá.»
  
 Temos caniche!

 
«Paulo Portas exige moderação na linguagem a António José Seguro que acusou Passos Coelho de andar a mando de Angela Merkel.» [DN]

Parecer:

É lindo ver um Portas a proteger o chefe Passos Coelho das ligeiras críticas do Tozé.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida e prolongada gargalhada.»
  
 O competente já tem dúvidas

«Vítor Gaspar garante que não existe qualquer posição por parte do Governo que exclua essa possibilidade.

Ouvido no Parlamento, o ministro das Finanças garante que "a posiçao do Governo tem sido a de afirmar que a possibilidade de existência de eurobonds pode ser considerada num quadro de aprofundamento de integraçao europeia e da união orçamental e politica.» [Dinheiro Vivo]

Parecer:

Demitam este homem antes que ele destrua a economia portuguesa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proteste-se contra  a manutenção de Gaspar nas Finanças.»
  
 Quem se queixou de asfixia democrática

«Há duas semanas que os incidentes frente à Assembleia da República, a 24 de Novembro, fazem correr tinta em redes e blogues de movimentos sociais, quer pela carga policial de que os manifestantes foram alvo, quer pela alegada presença de agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) infiltrados na manifestação que teriam, segundo testemunhos, provocado alegadamente os incidentes.

Anteontem, depois de declarações públicas contraditórias pelo ministro da Administração Interna, o advogado Garcia Pereira enviou um pedido à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que seja aberto um processo-crime à actuação da polícia no dia da greve geral. A assessoria da PGR confirmou ontem ao i que “foram recebidos a participação e os documentos enviados pelo sr. dr. Garcia Pereira” e que “o procurador-geral da República vai analisar a questão” – sem avançar prazos para uma resposta.

Apesar de as alegações já estarem a ser alvo de uma investigação interna pela PSP – ao contrário de acusações semelhantes feitas no rescaldo da manifestação de 15 de Outubro –, até agora a denúncia não gerou desmentidos claros, nem pela Direcção Nacional da PSP nem pelo Ministério da Administração Interna.

Contactado pelo i, o porta-voz da PSP disse ontem que a polícia “não vai pura e simplesmente reagir” às acusações, sobretudo agora que a PGR entrou em jogo. “Temos de esperar pela decisão da Procuradoria para nos pronunciarmos”, disse o comissário Paulo Flor. Questionado sobre o decorrer da investigação interna, o porta-voz da PSP avançou que “já existem algumas conclusões”, para já “sob regime de confidencialidade”, que também não serão avançadas enquanto a PGR não se pronunciar sobre a abertura ou não de um processo-crime aos agentes.» [i]

Parecer:

Até caírem estes estarolas vão fazer de tudo para se manterem no poder.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «O povo que se prepare para dias negros.»
  
 Pobre Passos Coelho

«A palavra mentira, envolvendo membros do mesmo partido, não é muito frequente, sobretudo quando um é primeiro-ministro e o outro presidente do Governo Regional da Madeira. Mas a pergunta que mais se fez ontem – depois de Passos Coelho garantir não ter assumido qualquer compromisso sobre a zona franca da Madeira, sendo negado por Alberto João Jardim –, foi: “quem está a mentir?”.

O deputado social-democrata Hugo Velosa, eleito pela Madeira, deu ao i uma meia resposta: “Não me cabe a mim comentar quem é que está a mentir neste caso, apenas digo que a história depois dirá quem está a prejudicar a Madeira”.

No epicentro deste abalo institucional, com acusações mútuas e revelações de telefonemas entre figuras de Estado, está a Zona Franca da Madeira. O memorando da troika impõe a sua extinção e o Ministério das Finanças assumiu-a. Vítor Gaspar afirmou, em Outubro, que vai “impor uma regra de congelamento de todos os benefícios fiscais, não permitindo a introdução de novos ou o alargamento dos existentes” na zona franca. E revelou então que não tinha aberto negociações com a Comissão Europeia sobre aquele offshore.» [DN]

Parecer:

Ele quer ajudar o Alberto João mas quem nada no governo é o Gaspar...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»
  
 Mas a crise não era nacional?

«Pedro Passos Coelho defendeu esta tarde “um maior envolvimento” do Banco Central Europeu (BCE) na luta contra a crise do euro, argumentando que é preciso que a autoridade monetária do euro ajude a criar condições de estabilidade nos mercados para que os Governos possam ter tempo para mostrar os resultados, necessariamente demorados, dos esforços em curso de consolidação orçamental e de reforma das respectivas economias.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Que figura triste...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho se foi o Gaspar que lhe escreveu o discurso pois como é sabido nada sabe de economia, a sua experiência é na gestão de empresas de lixo e infelizmente Portugal não é uma lixeira.»
  
 Roubaram as esmolas da sé de Miranda do Douro

«A Sé de Miranda do Douro foi assaltada, esta quinta-feira de madrugada,, tendo os assaltantes levado todo o dinheiro existente nas caixas de esmolas, disse fonte da GNR.» [JN]

Parecer:

O Duarte Lima. é de Miranda do Douro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»
  
 Homens pensam em sexo 19 vezes por dia

«Um estudo norte-americano confirmou a teoria popular de que os homens pensam mais em sexo do que as mulheres, mas não tanto como se pensava. O resultado do trabalho, que será publicado em Janeiro numa revista de sexologia, revela que enquanto os homens pensam 19 vezes ao dia em fantasias e imagens eróticas, as mulheres pensam nesses assuntos 10 vezes num dia. » [JN]

Parecer:

Só? Por aquilo que se tem visto o Gaspar deve pensar muitas mais vezes.
  
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aceitam-se apostas sobre quantas vezes o ministro da Troika pensa em sexo.»