sábado, dezembro 17, 2011

Vão tratar-se

A direita portuguesa tem uma grave patologia clínico do foro psiquiátrico, tem uma obsessão socrática que não é explicada pela suposta responsabilidade de José Sócrates na suposta ruína do país. Poder-se-ia pensar que é as amarguras de quem está tão preocupado com o interesse nacional que leva esta gente quase à demência mas apesar de comovedor esse argumento não convence, esta direita há décadas que vive de negócios sujos, não seria agora que iria ter um grande ardor pelo país, a maioria deles estão mais interessados em saber onde poderão roubar algum do que no país.

O caso que aparenta justificar mais cuidados médicos é o do Correio da Manhã, a obsessão deste jornal com José Sócrates leva-nos a recear que um dia destes nos cruzemos com o seu director aos berros contra José Sócrates ali para os lados da avenida do Brasil. Agora até parece que tem um espião na turma de filosofia do Sócrates para informar o país se o ex-primeiro-ministro fala da dívida ou se tem gases intestinais e descobrir o que jantou na véspera.

Se depois de tantos processos judiciais, diplomas e faces escutas telefónicas e tanto sofrimento foi a crise financeira lhes entregou o poder na mão e há tanto tempo que não tinham tanto dinheiro para distribuir pelas clientelas como os três mil milhões até deviam estar gratos a Sócrates e aos especuladores do mercado financeiro. Estariam a ser coerentes pois durante mais de um ano não esconderam o desejo de ver o país afundar-se. Não se percebe porque razão em vez de festejarem estão a dar em doidos.

Mais fácil de explicar é o problema de Passos Coelho, o homem sofre de ciúmes doentios e nem consegue controlar o seu desejo doentio de destruir tudo o que o Sócrates possa ter feito de bom, desde o ensino às energias renováveis, passando pelo combate à toxicodependência. O ódio é tanto que se for preciso destrói o país para se livrar de tudo o que faça lembrar o seu antecessor. Compreende-se que tenha de ciúmes de Sócrates, o homem não precisava de lamber as botas da Merkel para ser bem recebido, tinha desenvoltura no discurso e enquanto a crise financeira não o derrubou humilhou sistematicamente os líderes do PSD incluindo o actual.

Passos Coelho deveria consultar urgentemente um psicólogo e até poderia levar com ele o José Seguro, poderia obter algum desconto. Na verdade ambos sofrem de patologias semelhantes, os ciúmes do Tozé em relação ao Sócrates são tantos que o líder do PS nem reparou que é líder da oposição e anda há seis meses empenhado em fazer oposição a José Sócrates.