sábado, dezembro 10, 2011

A Voz

Na casa dos segredos há uma personagem que sinistra que é um misto de director de turma e de guarda prisional, põe e dispõe sobre a vida dos desgraçados que se sujeitaram ao concurso que lhe devem obediência total. É mais ou menos o papel que o Vítor Gaspar tem vindo a desempenhar no governo.


É fácil imaginar, por exemplo, a voz a mandar o Passos Coelho a inventar o desvio colossal:

Voz: Esta é a Voz, Passos C vá ao confessionário.
Voz: Esta é a Voz, Passos Coelho tem uma missão. Tem de convencer os portugueses de que há um desvio colossal.
Voz: Esta é a Voz, missão bem sucedida, pode continuar a fazer de conta que é primeiro-ministro.

A Voz tem o poder de infligir castigos, até arranjaram um menir digno do Obelix que os concorrentes têm de carregar cada vez que não acertam no penico. Imaginem:

Voz: Esta é a Voz. Relvas não estava autorizado a dizer que o OE era negociável, carregue com o menir até quando puder voltar ao parlamento para dizer que afinal não há almofadas.

De vez em quando toca um telefone vermelho e a voz faz perguntas de cultura geral, foi assim que soubemos que a Cátia sabe tanto de geografia como o Miguel Relvas sabe de integração europeia, a algarvia descobriu que África é um país da América do Sul enquanto o banqueiro off-shore está convencido de que a Noruega é o 28.º Estado-membro da EU, talvez por isso o Passos C tenha descoberto que na EU há um mínimo denominador comum, com tal só pode ser o 1 deve ser a Noruega. Imaginem o telefone a tocar e a Assunção C a correr para o atender:

Voz: Esta é a Voz, diga o que é a PAC.
Assunção C: São aqueles comilões amarelos dos jogos que comem bolinhas!
Voz: Errado! PAC é política Agrícola Comum.
Assunção C: Desculpa voz, dá-me outra oportunidade, pergunta-me sobre ambiente que é uma coisa de que já aprendi umas coisas.
Voz: Esta é a Voz. Então dê um exemplo de espécie em extinção.
Assunção C: Essa eu sei Voz, são os portugueses, quanto mais vêm a cara do Gaspar menos pica têm, eh, eh, eh. Até o meu marido já se queixou de que ou saio do governo ou não chego aos 12 filhos.
Voz: Esta é a Voz. Assunção C, vá carregar o menir.

De vez em quando a Voz estimula umas paixões ou promove a paz entre concorrentes desavindo convidando-os para jantares a dois. Não é difícil de ver a Voz juntar o Passos P e o Paulo P em jantar íntimo quando se percebe que o Paulo em vez de se dar com os do quarto do Pedro opta por se juntar aos do outro quarto.

O maior castigo que pode ser infligido a um concorrente é a expulsão da casa quando este violar gravemente as regras da casa. Está-se mesmo a ver um dia destes a Voz interromper a rotina da casa para anunciar:

Voz: Esta é a voz, Passos P faça as malas imediatamente e saia da casa, acabou de ser expulso pela Voz, aliás, pelo Gaspar que o vai substituir.

Na Gala a Teresa Guilherme anunciará as novas regras, os portugueses poderão expulsar qualquer membro da casa excepto o Gaspar.