segunda-feira, dezembro 26, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento 


Eléctrico de Lisboa
Imagens dos visitantes d'O Jumento


Barragem de Vilarinho das Furnas [A. Cabral]
  
Jumento do dia


Liliana Valente, jornalista do 'i'

Os deputados baldaram-se, os governantes foram trabalhar para casa, os jornais pararam, os portugueses encheram a mula enquanto aquele gajo com ar de sem abrigo lhes venha tirar o pouco que restou, o país paralisou numa greve geral natalícia? Não, uma intrépida jornalista do jronal 'i' promoveu uma das poucas alterações das edições online da comunicação social portuguesa até à hora de almoço do dia de Natal.

Mas desiludam-se, não foi sobre o incêndio num prédio de Lisboa que foi ignorado pela comunicação social escrita até à tarde, foi para elogiar o Vítor Gaspar, para o colocar ao nível do Passos Coelho, logo do dia de Natal de Manhã as letras gordas do 'i' destacavam "Quando o principal rosto da governação está num ministro".

O Passos Coelho que se cuide, depois de António Ribeiro Ferreira, director do "i" defender uma ditadura gasparista o jornal já está a trabalhar a imagem do Gaspar, aliás, ainda em véspera de Natal o homem veio defender uma limpeza do país à vassourada.. Com a concorrência a apostar no Relvas a troco de uma quota na futura RTP privada o "i"julga ter descoberto no Gasparzinho um novo Salazar de que o país precisa para tratar da sua higiene e aposta no ministro das Finanças para primeiro-ministro ultrapassando os outros jornais pela direita.
 Zero numa escala de zero a vinte

 
Francamente, o sacristão da minha paróquia fala, pensa e discursa melhor do que o secretário-geral do PS. Esta jotalândia em que se transformou a política portuguesa é a pior colheita de políticos de que há memória, está para a política como a filoxera esteve para o Vinho do Porto.

 A prenda chinesa no sapatinho da economia portuguesa

Desesperado por mostrar serviço o governo aproveitou-se do negócio da venda da EDP, feito a contra gosto, para se esquecer dos tempos em que gozavam com Sócrates em surdina por este manter relações especiais com a China e anunciar uma fábrica de automóveis chineses. Esta gente não podia fazer a festa por menos, se os alemães tinham cá a Autoeuropa os chineses não se ficariam atrás e instalariam outra fábrica de automóveis.
 
Talvez graças ao brilhantismo do Álvaro, que, como se sabe, é mais espertalhão que todos nós pois teve a oportunidade de evoluir no Canadá, o negócio foi decidido em 24 horas, porque isto de uma fábrica de automóveis é mais fácil de decidir do que a compra de uma camisa. E como o coitado está sem assessor de imprensa pois a jornalista boazona foi fazer turismo coube ao Marques Mendes dar a notícia.
    

 'i' promove o Gasparoika

«Seis meses de um governo centrado na resposta ao Memorando da troika só podiam ter como resultado a partilha do palco mediático entre o primeiro-ministro e o ministro das Finanças. Passos Coelho até podia ser o protagonista natural, mas Vítor Gaspar acabou por ocupar um papel de relevo neste arranque do governo. Prova clara disso é que tem quase tanta visibilidade mediática como o chefe do governo. Se Passos aparece mais em cerimónias e eventos (19 discursos), Gaspar ganha nas idas ao parlamento e na explicação pública e pormenorizada das medidas do governo. Ao todo foram 14 as vezes que o ministro das Finanças foi à Assembleia da República dar explicações aos deputados, mais do dobro das presenças de Passos (seis).» [i]

Parecer:

Depois de editoriais exaltados a apelar a um salazarismo gasparista o jornal nem espera e começa a campanha de apoio a Gaspar logo no Dia de Natal. Compreende-se, a imagem do ministro está pelas ruas da amargura.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pendure-se o 'i' no arame da retrete.»
  

   






 McDonalds