quarta-feira, setembro 02, 2015

Umas no cravo e outras na ferradura



   Foto Jumento


 photo _Flor-monsanto_zpspt2wtygz.jpg

Flor do Parque Florestal de Monsanto, Lisboa
  
 Jumento do dia
    
Carlos Costa, governador do BdP

Carlos Costa, o governador dos fretes, acaba de fazer mais um frete ao governo adiando mais uma vez a venda do Novo Banco para esconder dos portugueses a dimensão do prejuízo que os contribuintes terão de suportar.

«As negociações para vender o Novo Banco ao grupo chinês Anbang, o único dos três finalistas que melhorou a oferta, fracassaram. O prazo para concluir um acordo com o Banco de Portugal terminou na segunda-feira sem fumo branco.

A confirmação chegou na manhã desta terça-feira. Em comunicado, o supervisor fez saber que, “por não ter sido alcançado um acordo, o Banco de Portugal decidiu hoje terminar aquelas negociações” e convidar a empresa que ficou em segundo lugar na fase da apresentação das propostas vinculativas.

De fora ficam os chineses do Anbang, o que significa que as discussões deverão agora prosseguir com os norte-americanos do fundo Apollo, os segundos classificados.» [Público]

 Aborto

O papa Francisco promoveu saldos no perdão do pecado do aborto.

      
 Passos Coelho não falha funerais
   
«Pedro Passos Coelho foi aos velórios dos agentes abatidos no domingo na Quinta do Conde, em Sesimbra. O primeiro-ministro começou pela igreja da Boa Água, onde estava a ser velado o agente da PSP, António José Pereira, 52 anos, e o filho, Diogo Pereira, de 23 anos. Depois, passou pela igreja onde decorria o velório de Nuno Anes, militar da GNR de 25 anos, também morto no domingo.» [Observador]
   
Parecer:

Deve ser influência das eleições.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se a ausa ausência em funerais fora do período eleitoral.»
  
 Auschwitz: ideia infeliz
   
«Câmaras de gás. É este o primeiro pensamento que têm os turistas ao observar os chuveiros colocados à entrada do museu do campo de concentração de Auschwitz, na Polónia. Os duches instalados pelo museu do campo têm o objetivo de refrescar os visitantes, mas estão a causar polémica por fazerem alusão às camaras de gás nazis que outrora existiram neste e noutros campos de concentração durante o holocausto. Foram dizimados cerca de seis milhões de judeus durante este período.

“Assim que desci do autocarro deparei-me com os chuveiros”, contou Meyer Bolka ao canal de televisão israelita Channel 2, segundo o Telegraph. “Fiquei em choque. Foi um murro no estômago. Caminhei até à receção e perguntei à trabalhadora que se encontrava lá para que é que eram os chuveiros, ela disse que estava um dia quente”, contou. “Eu disse-lhe: ‘Com todo o respeito, faz-me lembrar câmaras de gás’. Ela pediu desculpa.”» [Observador]

 Défice em 4,9%
   
«Na sua nota sobre a execução orçamental até julho, a que a Lusa teve hoje acesso, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) estima que, em contabilidade nacional (a que conta para Bruxelas), "o défice das administrações públicas se tenha situado entre os 4,4% e os 5,4% do PIB [Produto Interno Bruto] no primeiro semestre de 2015", ascendendo o valor central da estimativa a um défice de 4,9% do PIB.

Para os técnicos independentes que apoiam o parlamento, esta evolução do défice orçamental "evidencia riscos para o cumprimento do objetivo definido para o conjunto do ano (2,7% do PIB ou 2,8% em termos ajustados)".

A UTAO refere que "a informação disponível aponta para que o valor central do défice tenha ascendido a 4,9% do PIB" na primeira metade do ano, um resultado que "inclui três operações de natureza extraordinária realizadas no primeiro trimestre", que contribuíram para agravar o défice acumulado até junho em 0,2 pontos percentuais do PIB.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

Um défice destes significa que o governo está falhando.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Derrube-se este governo incompetente e de incompetentes.»
  

   
   
 photo Irina-Furashova-2_zpsk1rit6wl.jpg

 photo Irina-Furashova-3_zpsztjvokz8.jpg

 photo Irina-Furashova-4_zpsnkhpnvhw.jpg

 photo Irina-Furashova-5_zpsrytakynv.jpg

 photo Irina-Furashova-1_zpss34xhobc.jpg