sábado, setembro 02, 2006

Pacheco Pereira e Manuel Monteiro

É uma tradição no PSD, quando um adversário político incomoda recorre-se à ridicularização, à caricatura (quem não se lembra da picareta falante?), até mesma à difamação como sucedeu com Sócrates, quando se quer evitar o debate de ideias ou de propostas achincalha-se o adversário, reduz-se liminarmente as suas sugestões com ares de superioridade.

O PSD e muito menos os que julgam ter mais dois palmos de testa do que os seus colegas de partido ficaram muito incomodados com a proposta de Manuel Monteiro de discutir o que é a direita, eles sabem que ao PSD interessa usar a bandeira da direita para captar os votos da direita mas evita assumir-se como tal porque até usa o nome de social-democrata como se isso o tornasse num partido de esquerda.

É por isso que Marcelo Rebelo de Sousa, assumidamente de direita, e Pacheco Pereira, que anda há mais de vinte anos a convencer-nos que é de esquerda, concordaram na resposta a dar às propostas de Monteiro. Marcelo, que é mais bem educado que Pacheco, sugeriu a Marques Mendes que se calasse, já Pacheco Pereira foi mais “ppd” e optou pelos velhos métodos do seu partido, fez uma caricatura de Monteiro e despachou as suas propostas com a arrogância que lhe conhecemos.

Pacheco nem se deu ao trabalho de pensar um pouco e foi ao baú de recordações para nos dizer que Monteiro é uma marioneta de Paulo Portas que ganhou vida própria. Já quanto ao seu manifesto Pacheco Pereira [Link] refere-se-lhe de uma forma arrogante:

«O documento foi recebido com a habitual comiseração com que as iniciativas de Manuel Monteiro são recebidas, mas merece uma atenção mais cuidada. A começar, porque essa comiseração é um reflexo comunicacional do banimento com que o PP de Portas pretende ostracizar Monteiro, mais do que uma consideração do real mérito do documento.»

Seria mais interessante se Pacheco Pereira discutisse ideias, alô que não lhe seria difícil se a sua superioridade intelectual é tanta como julga, talvez ficássemos a perceber este militante do PPD é de esquerda ou de direita, dúvida que Monteiro não suscita, o líder do PND não tem complexos em se afirmar de direita, pode ter muitos defeitos mas de falta de frontalidade ninguém o pode acusar.

É por isso que sendo eu supostamente de esquerda prefiro um Monteiro da direita do que um Pacheco da esquerda.