terça-feira, setembro 26, 2006

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO


Castelo de Almourol, Vila Nova da Barquinha

IMAGEM DO DIA


Depois de Durão Barroso ter apoiado a guerra no Iraque para, em contrapartida, receber o apoio da direita europeia e de Blair para o cargo de presidente da Comissão, está visto que o seu discurso assanhado a criticar os políticos europeus que não vieram defender o Papa só pode ter um objectivo, arranjar emprego depois de terminar o mandato, sendo evidente que o seu desempenho tem sido tão fraco que só um idiota pensaria na sua recondução. O JUMENTO soube que graças à defesa que fez do Papa, Durão Barroso já tem um lugar assegurado na Guarda Suíça [Wikipedia: Link], o corpo militar de cem homens que desde protege o Vaticano. Tratando-se de soldados mercenários de nacionalidade suíça não foi difícil a Durão Barroso provar que respeitava uma parte importante dos requisitos.

JUMENTO DO DIA


O prenda

O Presidente da República (de um país da União Europeia, da NATO e da OCDE e que não é propriamente uma república do corno de África) num gesto que simboliza o orgulho da sua Nação ofereceu ao rei de Espanha um PDA que funciona com software português. É necessário mais algum comentário? Fiquei tão espantado que ainda não sei se estou perante uma das maiores manifestações de provincianismo a que assisti ou se Cavaco Silva está mesmo convencido que é desta que vamos ser convidados para comprar uma quota da NASA.

Ou será que Cavaco Silva estava à espera que Juan Carlos lhe retribuísse com uma prenda tecnológica, oferecendo-lhe o último modelo da Seat?

O GUARDA SUÍÇO

Parece que para Durão Barroso a celeuma que houve em torno das palavras do Papa não foram suficientes e que os políticos europeus deveriam ter vindo para a praça pública libertar o Papa do cerco ao Vaticano feito pelos fundamentalistas muçulmanos. A sorte é que na Europa já ninguém liga ao que Durão Barroso afirma, o presidente da Comissão não passa de um quarto secretário das reuniões do Conselho.

A NÃO IDA DE SOUTO MOURA AO PARLAMENTO

Parece que anda por aí muita gente indignada porque o PS recusou a ida de Souto Moura ao Parlamento e não faltam os que lançam algumas suspeitas sobre essa decisão, o próprio Marcelo Rebelo de Sousa. Mas ninguém questiona o que teria de útil a audição de uma personalidade que durante o seu mandato falou de mais e nunca disse nada de jeito, e que do seu pensamento ficará uma única citação digna de nota, o "pode ser".

Em tempos foi notícia que Sócrates pretendia a substituição de Souto Moura antes do termo do seu mandato, e todos percebem que o PS tem poucos motivos para ter consideração pelo ainda PGR. Estranha-se, portanto, que nenhum analista tenha sido capaz de ter interpretado a decisão do PS como uma desconsideração por aquele que se tem arrastado no cargo, ao recusar a sua ida ao Parlamento o PS está a dizer que de uma ida de Souto Moura nem um "pode ser" que diga alguma coisa de jeito faz sentido.

Se for esse o sentido da decisão do PS só posso dizer que fez muito bem, de Souto Moura só se espera que desapareça rapidamente da vida pública portuguesa.

BANALIDADES EVIDENTES

É como entendo as propostas do grupo de trabalho de sábios (ou sabichões?) para a reforma da Administração Pública. Pelo momento em que entregaram o relatório mais valia que em vez do entregarem ao ministro deveriam ir apresentá-lo no Beato.

CAVACO SILVA FOI O PRIMEIRO A SABER DA GRAVIDEZ DA LETIZIA

Amigos de família ou prioridade no conhecimento de que havia mais um herdeiro? Mas foi bonito ver o presidente de uma república, ainda por cima a portuguesa, ficar babado por ter sabido que o trono de Espanha tinha mais um herdeiro, quase fiquei convencido que tinha sido convidado para padrinho mas não podia dizer nada. Não estou a dizer que temos um presidente simpatizante da causa monárquica, pareceu-me antes uma manifestação pacóvia.

PRÓS E PRÓS

Santa Castilho parece ter ficado furioso com o programa da RTP:

«O "Prós e Contras" da última edição devia ter adoptado a sigla "Prós e Prós". Num momento de tamanha conflitualidade, em vez de contraditório exigente, tivemos participantes complacentes no programa de segunda-feira da RTP1. Parabéns à ministra da Educação. A máquina funcionou. Pêsames à jornalista Fátima Campos Ferreira. As perguntas que deviam ter sido feitas foram silenciadas. Os convidados não se admoestam e os participantes não se conduzem na suas intervenções. O contraditório, paradigma do que foi o programa noutros tempos, cuida-se de outro modo. Por esclarecer ficou um enigma caricato: que fazia o resto do Governo, para a área da Educação, sentado entre os assistentes arregimentados para fazer número, já que entrou mudo e saiu calado? Seria bom que os professores não mascassem pastilha elástica quando se expõem em público. Não ajuda a uma imagem tão degradada e tão atacada.» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recomende-se Alka-Seltzer a Santana Castilho.»

NÚMERO MÍTICO

O do peso das dívidas de Portugal ao estrangeiro:

«As dívidas das famílias, das empresas e do Estado ao estrangeiro atingiram, em Junho, o nível mais elevado de sempre. Somam já 69% do riqueza do País (PIB). Contas feitas, cada português deve ao estrangeiro mais de dez mil euros. E o endividamento continua a aumentar. Em seis meses, desde Dezembro último, a dívida do País aumentou dez mil milhões de euros. E a dívida da banca nacional para com os seus pares europeus já representa mais de metade das "responsabilidades" do País para com o exterior.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se quem foi o brincalhão que fez as contas.»

CURSOS COM MAIS OFERTAS DE EMPREGO

Sãos menos procurados pelos candidatos:

«Em 1807 vagas, apenas mil ficaram preenchidas a Engenharia Civil. Em 14 cursos de Engenharia do Ambiente, só 264 alunos foram colocados, estando ainda 520 lugares a concurso. Engenharia Informática abriu 1638 vagas e pouco mais de metade foram ocupadas. Engenharia Florestal só preencheu 23 de 82 lugares. Engenharia Agronómica, Química, Física, Matemática...Em mais de metade dos 989 cursos oferecidos por universidades e politécnicos ficaram vagas por preencher - abriram 46.528 e 11.687 estão à espera de ser ocupadas. A maioria dos cursos com lugares vagos são de engenharia e ciências aplicadas. » [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos estudantes se estão mesmo interessados em trabalhar.»

ACABOU-SE A MARMELADA PARA AS REGIÕES AUTÓNOMAS

A nova lei impede que o Governo da República assuma as dívidas das RAs:

«O projecto de revisão da lei de Finanças das Regiões Autónomas impede o Estado de assumir responsabilidades pelas obrigações dos Açores e da Madeira e pelos compromissos que decorram dessas dívidas.À luz deste projecto de proposta de lei, enviado às assembleias e governos regionais para emissão de parecer, o Governo fica impedido de assumir as dívidas insulares, como antes fizera António Guterres ao perdoar 110 milhões a cada região, quando em 1998 aprovou a primeira lei de Finanças das Regiões Autónomas.» [Público assinante Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Avise-se Cavaco que o Alberto vai aparecer para fazer queixinhas.»

PROCURADORIA-GERAL VAI INVESTIGAR FUGA DE INFORMAÇÃO

Que terá ajudado Pinto da Costa:

«O director da Polícia Judiciária vai solicitar à Procuradoria-Geral da República a abertura de uma investigação criminal à suspeita de fuga de informação no interior instituição que dirige a favor do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, no âmbito do processo Apito Dourado.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao director nacional da PJ se também vai investigar e penalizar os que ajudaram a abafar o caso.»

AS BOAS FAMÍLIAS DO PSD QUEREM A DEMISSÃO DO MINISTRO DA SAÚDE

Porque acham que o ministro não pode dizer que é a favor da despenalização do aborto:

«A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) pediu a demissão do ministro da Saúde, acusando-o de "falta de senso" por defender a despenalização do aborto e querer incentivar os hospitais a aumentar a sua prática.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos pais numerosos se o ministro tivesse defendido posição contrária também teriam ficado incomodados.»

ALGUÉM TINHA DÚVIDAS?

De que a invasão do Iraque favoreceu o terrorismo:

«Os Estados Unidos serão os principais promotores do extremismo e terrorismo islâmico? Um relatório intitulado "Estimativa de Informação Nacional" produzido pelos 16 serviços secretos norte-americanos nos últimos dois anos responsabiliza a guerra do Iraque pela expansão do radicalismo islâmico por todo o mundo.As principais conclusões do documento, classificado, foram ontem avançadas pelo New York Times, que citou dezenas de fontes anónimas que estiveram envolvidas na produção do capítulo "Tendências no Terrorismo Global: Implicações para os Estados Unidos" ou tiveram acesso à sua versão final. "A guerra no Iraque tornou a ameaça do terrorismo global muito pior", resumiu um dos especialistas.» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento aos amigos portugueses de George Bush, que como JPP foram apoiante incondicionais da guerra.»

DURÃO ARMOU-SE EM GUARDA SUÍÇO

E veio em defesa do Papa:

«O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse-se ontem desiludido por os dirigentes da Europa não terem defendido mais o Papa Bento XVI depois do seu polémico discurso de Ratisbona. "Evidentemente que o Papa tem o direito de expressar a sua opinião", afirmou o antigo primeiro-ministro português ao jornal alemão Welt am Sonntag. "O problema não são as palavras do Papa, mas as reacções dos extremistas. Atacar o Papa porque se refere no seu discurso a um documento histórico é completamente inaceitável".» [Público assinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Durão Barros se está a contar com a cunha do Papa para algum emprego.»

SIMON PAIS [Flickr: Link]


LILENA [Link1][Link2]


N'REY [Link]


ROBERT KUSKI [Link1][Link2]


PAISAGEM DO WC


MANAS


MACDONALD'S (XANGAI)


[2][3]

MUIEKTHEATERUNIE [Link]


SHOE MART


[2][3]