domingo, setembro 24, 2006

A Semanada



A vanguarda dos administradores

Muitos anos depois de Lenine ter dado uma expressão organizativa ao Manifesto do Partido Comunista de Karl Marx, assiste-se em Portugal a mais uma reinvenção leninista, desta vez protagonizada pela versão mais modesta do proletariado os administradores de empresas e alguns dos seus consultores das universidades.

Trata-se de uma vanguarda esclarecida que sabe que o futuro está nas soluções e que estas nunca serão adoptadas num modelo de democracia representativa, num mundo de globalização perceberam que a vanguarda do proletariado dos princípios do século XX deveria dar lugar a uma reinterpretação do leninismo em tempos de globalização, a nova vanguarda já não tem sede nas cinturas industriais, tem a visão dos gabinetes das administrações, dos últimos pisos de escritórios de Lisboa.
Teatro de marionetas

Começa a ser divertida a forma de fazer política introduzida por Cavaco Silva, Sócrates decide, Cavaco Silva faz que influencia e Marques Mendes assegura que foi consultado. Toda a gente sabia há mais de uma semana que o nome escolhido por Sócrates para o cargo de Procurador-Geral era Pinto Ribeiro, é ridículo que Cavaco Silva dê ares de que foi o último a decidir e ainda por cima dá a impressão que ofereceu um par de sapatos de saltos altos para que Marques Mendes ande por aí a dizer que também foi consultado.
Uma história ridícula

A passagem de Souto Moura pela Procuradoria-Geral da República foi uma história ridícula que só não teve maiores prejuízos para o país porque os responsáveis pela má justiça dificilmente seria os obreiros da boa política. Com a acusação de dois jornalistas com base no que se soube depois da publicação de um artigo e passados oito meses de investigações e um discurso de indignação de um Presidente da República, o mandato de Souto Moura termina da forma que sempre foi, ridículo.



Durão Barroso
Durão Barroso utilizou os seus dois anos de governo para encontrar emprego lá fora, agora está a usar o tempo que lhe resta de mandato de presidente da EU para andar a fazer reuniões para encontrar emprego cá dentro.