segunda-feira, setembro 11, 2006

És de bombordo ou de estibordo?


Anda por aí um debate entre o que é ser de esquerda ou de direita, e até há quem defenda que a tipologia já não faz sentido, há os que disputam ser mais à esquerda, os que preferem ganhar votos um pouco mais à direita, os que são do centro porque não querem dizer que são de direita, os que são de direita e ainda os que dizem que são os únicos que sabem o que são porque dizem que são de direita.

Pois em, eu não sou de esquerda nem de direita, sou de bombordo e até estou pensando refundar a política a bombordo e constituir o BB, o Bloco de Bombordo a lembrar Bem Bom, uma pequena homenagem a outra BB a Brigitte Bardot, até porque a crer na opinião de Pacheco Pereira essa coisa de bombordo e de estibordo é do tempo em que a actriz francesa ainda conseguia fazer parar o trânsito.

Não deixa de ser curioso como quando a estibordo há quem diga que Sócrates lhes roubou as ideias e a bombordo não falta quem defenda que se deve lutar na rua (Louça até assegura que vai convocar a população) para que o governo vire à estiva.

Sempre assumi que o meu é tinha tendência para dar à bomba e escolho propositadamente a terminologia marítima porque nas embarcações não existe centro, este é uma linha imaginária à dieita da qual fica o lado de estibordo e à esquerda o de bombordo. Bem, há barcos dos quais se pode dizer que têm centro, são os ferry-boats, que levam tudo quanto é viatura, e os batelões que servem para carregar detritos de toda a espécie.

Nos próximos dias vou explicar melhor a minha opção pelo bombordo, se é que alguma vez a fiz, e questionar o que é isso de ser de bombordo e estibordo. E se outros autores de blogues fizessem o mesmo?

Está feito o desafio e aberto o debate.