sábado, janeiro 02, 2010

O "Preocupado"


Se em vez de termos uma república tivéssemos uma monarquia e o monarca fosse Cavaco Silva não teríamos de esperar pelo seu envio dentro de uma caixa de pedra para decorar uma qualquer igreja para lhe escolher um cognome, seria D. Cavaco o Preocupado. Podem dizer tudo de Cavaco Silva, até o podem acusar de ter mentido aos eleitores quando prometeu ajudar o país com os seus “vastos” conhecimentos de economia, mas não poderão dizer que o homem não se preocupou. Não há intervenção pública ou discurso oficial em que Cavaco Silva não se manifeste preocupado, está sempre muito preocupado e como se os motivos de preocupação não lhe bastassem até já o vi preocupado com escutas e vulnerabilidades do seu computador.

Cavaco já esteve preocupado com a governabilidade mas já não está, já esteve preocupado em promover pactos de regime quando o governo tinha a maioria mas já não está, já esteve preocupado com a exclusão mas já não está, esteve preocupado com o caso Freeport ao ponto de chamar o PGR mas já não está, esteve preocupado com as escutas mas já não está, esteve preocupado com o caso BPN mas já não está, esteve preocupado com o caso Face Oculta e chamou o senhor Palma mas já não está. As preocupações de Cavaco Silva duram pouco, são com as verdades do futebol, o que o preocupa hoje já não o preocupará amanhã.

É por isso que quando o governo contava com uma maioria parlamentar promovia entendimentos fora do parlamento, como sucedeu com o pacto da justiça, agora que o governo não conta com a maioria absoluta diz que Sócrates tem todas as condições para o governar e incentiva o entendimento parlamentar.

A verdade é que a grande preocupação de Cavaco Silva é, muito provavelmente a sua recandidatura presidencial e, se possível, dar uma ajudinha a Manuela Ferreira Leite a chegar a São Bento. Para Cavaco a capital do país é o seu umbigo, confunde os interesses do país com a sua ambição de se manter na presidência.