quarta-feira, janeiro 13, 2010

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Estigma de um cravo [Dianthus caryophyllus] ampliado 5x

[Primeiros passos na fotografia macro]
[Equipamento: câmara Canon EOS 1D Mark III, objectiva
Canon MP-E 65mm f/2.8 1-5x , tripé Manfrotto,
pratos de microposicionamento Manfrotto454 ]

IMAGEM DO DIA

[Rafael Marchante/Reuters]

«OPEN WIDE: A fisherman carried a big fish at a beach in Cabinda, Angola, Tuesday.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Padre Manuel marujão, presidente da Conferência Episcopal

Finalmente a Igreja Católica reagiu à aprovação pelo parlamento do casamento entre pessoas do mesmo sexo e fê-lo da pior forma, o padre Manuel Marujão considerou haver uma "ferida democrática" por não se ter aprovado um referendo pedido por cem mil pessoas, elogiando a rapidez com que as assinaturas foram recolhidas.

Azar, desta vez a Igreja Católica teve que aceitar as regras da democracia e não conseguiu impedir uma decisão política com recurso a um referendo.

«O porta-voz da Conferência Episcopal considera que a aprovação da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo pelo Governo e pelo Parlamento foi uma precipitação e que a ausência de um referendo sobre a matéria abre uma «ferida democrática».

«Eu acho que esta precipitação, pondo de lado o pedido de cerca de uma centena de milhar de cidadãos, e sobretudo em tão pouco tempo, belisca a qualidade da democracia», afirmou o padre Manuel Morujão no final de um Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que se realizou em Fátima. » [Portugal Diário]

UM PEDIDO A CAVACO SILVA

Por favor Senhor Presidente, tome café com quem quiser mas não transforme o hall de entrada do Palácio de Belém no Hyde Park Speakers' Corner de gente que faz da política uma forma de fazer fretes. Na democracia o debate político é feito com regras como frontalidade, transparência e respeito pelos adversários, não é um jogo de marionetas. Faça o favor de preservar o prestígio da instituição Presidência da República, já que pouco lhe deve ao menos deixe-o como o encontrou, ainda que isso já seja difícil senão mesmo impossível. Figuras tristes como a do seu amigo assessor que andou nos cafés da Av. de Roma a conspirar contra a democracia ou o comício de baixo nível proporcionado por António Salgueiro são uma mancha no prestígio de uma instituição, prestígio construído ao longo de anos por Presidentes com "P" grande.

A FACTURA DOS PROFESSORES

«Este acordo coloca-nos numa situação melhor do que a de 2005: passa a existir uma avaliação com consequências, que diferencia, sendo que o Ministério não prescindiu das quotas e de vagas fechadas em dois escalões. Contudo, coloca-nos também numa situação pior do que a que decorria do "modelo" Maria de Lurdes Rodrigues: as condições de progressão são bem mais favoráveis e há uma autêntica bomba orçamental ao retardador, tendo em conta que os professores que não progridem acumulam bonificações que, em última análise, acabam por lhes garantir a ascensão na carreira. Claro que devemos agora esperar que as escolas, uma vez acordado um modelo, passem a diferenciar as notas, em lugar da pornográfica generalização de bons, muito bons e excelentes actualmente existente.

No fim, fica uma certeza: da mesma forma que o país tem na factura energética uma das principais causas do endividamento externo, tem na factura dos professores uma das causas do crescimento da despesa orçamental. A este propósito, muitos têm optado por demonizar o papel dos sindicatos. Parece-me que é errado fazê-lo. Os sindicatos fizeram o seu trabalho. O que não se esperava era que os partidos, bem como o Presidente da República, sempre tão preocupados com os desequilíbrios orçamentais, tivessem dado cobertura política às reivindicações dos professores. No fundo, tudo isto serve para tornar claro como o discurso sobre a contenção da despesa não resiste ao teste da realidade.» [Diário Económico]

Parecer:

Por Pedro Adão e Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

BENDITO FIALHO

«As surpresas são boas mas, quando se chega a uma idade em que já se foi suficientemente surpreendido, sabe bem verificar uma verdade já aprendida, confirmada por quem há muito se conhece e aprecia.

Foi o que aconteceu na Pública de anteontem, escrita por David Lopes Ramos (um dos dois Fialhos da crítica gastronómica) acerca do José Quitério dos restaurantes portugueses: o Fialho de Évora. Ambos são gastrónomos abertos e comprovados. Fica-me mal tentar colar-me a eles. Mas eu tenho do Fialho, desde 1975, uma experiência que me desculpa. Quando estudava em Évora, gastava o dinheiro que tinha no Fialho (os livros eram por conta do meu pai). Nos restantes vinte dias do mês, comia à conta dos belos produtos (desde bacon a cajus) da Aveirense, empresa do avô do meu amigo Emanuel Percheiro, com quem arrendei um rés-do-chão recém-construído.

Torrávamos a mesada no Fialho. Não era fácil, porque, tal como agora, era barato para o que oferecia. Mas conseguíamos. Como vamos conseguindo a minha mulher e eu, sempre que podemos fugir para lá.

Diz David, logo a abrir, que "O Fialho, de Évora, é dos raríssimos restaurantes-instituição existentes em Portugal." Pois é. E o mesmo é dizer que é dos raríssimos, a sul do Norte, onde se tem sempre a certeza absoluta de se comer e estar bem.

É difícil não mudar. Dá muito trabalho. Pede muita fé no que se faz. O Fialho é a única saudade à qual se pode, infalivelmente, mais tarde ou mais cedo, voltar. É muito.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

HÁ QUEM QUEIRA PAULO RANGEL EM LÍDER DO PSD

«Paulo Rangel voltou a ser fortemente pressionado dentro e fora do PSD para se candidatar à liderança do partido. Fontes próximas do eurodeputado social-democrata frisaram ao DN que os apelos se intensificaram já no início deste ano.

O ex-líder parlamentar do PSD tem recebido palavras de incentivo sobretudo por parte de militantes, alguns destacados, que não se identificam, quer com a candidatura de Pedro Passos Coelho quer com a previsível de José Pedro Aguiar-Branco. Mas as mesmas fontes garantem que a líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, não se inclui nesta nova onda de pressões que têm recaído sobre o eurodeputado do PSD.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Estaremos perante incentivos genuínos ou face a uma estratégia de marketing promovida pelo próprio candidato.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Ferreira Leite se vai apoiar algum candidato ou se vai concorrer de novo à liderança.»

MAIS UMA AJUDINHA DE CAVACO

«Cavaco Silva defendeu também que os primeiros sinais de crescimento não devem fazer esquecer a necessidade de dar continuidade à reforma das instituições e dos procedimentos e sublinhou, por outro lado, que "há que evitar o recurso a medidas proteccionistas ou a adopção de políticas voltadas exclusivamente para um suposto interesse nacional imediato".

O chefe de Estado adiantou ainda que "umas alimentam as outras e apenas contribuem para agravar os problemas, comprometer o crescimento e para semear cenários de confrontação".» [Diário Económico]

Parecer:

O problema é que não me recordo de ter visto Cavaco apoiar qualquer reforma que por não ter sido lançada a pensar nos interesses imediatos enfrentou fortes interesses instalados, sempre que isso sucedeu Cavaco ficou calado para não se prejudicar eleitoralmente a ele próprio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco quantas vezes se colocou ao lado do executivo para apoiar reformas difíceis.»

USB 3 SERÁ DEZ VEZES MAIS RÁPIDA

«La creciente popularidad de las memorias sólidas y, de forma general, la proliferación de periféricos compatibles pedían a gritos una actualización del puerto USB. La tercera versión llegó a la feria Consumer Electronic Show (CES) con sorprendentes datos, como una velocidad de transferencia diez veces mayor y un tercio del consumo energético.

No sólo la popularidad de los dispositivos que se enchufan al USB clamaban por una mayor velocidad del famoso puerto. También el cada vez mayor espacio requerido por archivos de vídeo, consecuencia de la popular HD, o los muy extendidos 'netbooks' -sin bandeja de discos- pedían a gritos una actualización.» [20 Minutos]

OMS EXAGEROU NA AVALIAÇÃO DA PANDEMIA DA GRIPE

«La Organización Mundial de la Salud (OMS) anunció este martes que someterá a una evaluación externa su actuación ante la pandemia de gripe A, frente a las críticas y a las acusaciones de connivencia con la industria farmacéutica para exagerar la gravedad del nuevo virus y promover así la venta de vacunas y medicamentos.

Sin embargo, la entidad sanitaria no definió cuándo se desarrollará esa investigación, que realizarán expertos ajenos a la OMS. En todo caso, el organismo señaló que "esperamos y damos la bienvenida a las críticas y a la oportunidad de discutirlas".» [20 Minutos]

PROPFESSOR BELGA CONFESSA SER UM ASSASSINO EM SÉRIE

«Ronald Janssen, un profesor de diseño industrial de 38 años y autor confeso de tres asesinatos cometidos en los últimos dos años, ha reconocido a la policía que es un asesino en serie, según informa este martes la prensa belga. Janssen ha dejado entrever a la policía que, desde 1990, ha perpetrado entre 10 y 15 asesinatos con motivación sexual y otros delitos, como robos.

En los últimos días, Janssen reconoció sus responsabilidad en tres muertes: las dos últimas el 1 de enero, cuando mató a tiros a su vecina, Appeltans, de 18 años, y a su novio, Kevin Paulus, de 20, de quien dijo en una declaración policial que "le molestaba". Interrogado también por la muerte de Van Uytsel, de 18 años, cuyo cuerpo fue hallado en 2007 en un canal dentro de una bolsa de plástico, el profesor también admitió haberla matado.» [20 Minutos]

CALIFÓRNIA: YOUTUBE NÃO PODE TRANSMITIR JULGAMENTO DOS CASAMENTOS GAYS

«El Tribunal Supremo de EE.UU. ha decidido no permitir la entrada de cámaras ni la retransmisión a través del portal YouTube del juicio contra la llamada Proposición 8 o Acta de protección del matrimonio aprobada en California y que limita los matrimonios a personas de diferente sexo.

Tras tener en consideración un recurso de casación presentado por los defensores conservadores a favor de la prohibición del matrimonio homosexual en el estado de California, el Tribunal Supremo ha fallado a favor de que el proceso judicial se mantenga fuera de las redes de YouTube porque "podría poner en peligro la imparcialidad del juicio".» [El Pais]

BRUXELAS DUVIDA DAS ESTATÍSTICAS GREGAS

«La Comisión Europea ha censurado hoy la mala calidad de las estadísticas presupuestarias suministradas por Grecia y ha avisado de que, dada la falta de fiabilidad de los datos, el déficit y la deuda griegos podrían ser incluso más elevados de lo que ha confesado el nuevo Gobierno socialista en su última revisión. Tras su llegada al poder, los socialistas revisaron el pasado octubre la previsión de déficit público para 2009 desde el 3,7% del PIB que se había estimado en primavera hasta el 12,5%. También corrigieron la cifra de déficit de 2008 aumentándola del 5% al 7,7% del PIB. La revisión llevó a las agencias de rating a rebajar la calificación de la deuda griega y provocó un aumento de la especulación en los mercados financieros sobre la posible quiebra del país.» [El Pais]

KIRILL SERGEEV

BOLOGNA MOTOR SHOW