quinta-feira, janeiro 21, 2010

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

O "28", Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Marko Djurica/Reuters]

«SUNSET RIDE: A man rode a motorcycle as the sun set in Nimroz Province, Afghanistan, Wednesday.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Gabriela Canavilhas, ministra da Cultura

A ministra da Cultura é uma mulher com sorte, é o único membro do Governo, senão mesmo o único português que ainda não ouviu falar da crise ou da necessidade de conter a despesa pública, só isso explica que deseje tornar gratuita a entrada nos museus.

Num país onde são necessários milhões para recuperar muito do nosso património a nossa ministra está preocupada em acabar com uma das poucas despesas, para além das garrafas de água compradas no supermercado, que uma boa parte dos turistas fazem quando nos visitam. É uma mania dos nossos ministros da Cultura, acham que o cargo serve para dar subsídios e borlas.

O DOLOROSO "INTERMEZZO"

«Matamos duas e três vezes os nossos poetas. Os políticos, esses, servem-se deles para adiantar conhecimentos literários de duvidosa autenticidade. Torga, Sena, O'Neill foram os mais citados por presidentes da II República. Mário Soares conheceu quase todos. De muitos, foi amigo. E ouviu de Torga, de Sena e de O'Neill mordazes palavras recriminatórias. O'Neill timbrou um estribilho célebre: "Ele não merece, mas vota no PS."

Era gente de outra estaleca, que se deixava levar pelo poder da ironia e do sarcasmo. Procedia de uma geração sem equívocos e sem ambições de soldo ou de glória. O sonho de liberdade alimentou a vida e iluminou a obra dessa gente. Soares sentou à mesa do Palácio de Belém o que de melhor havia na literatura portuguesa e europeia. Eanes, com a decência comum ao cavalheiro da aristocracia de província, nunca alardeou as suas amizades intelectuais, mas tinha-as, honrava-as e respeitava as plurais tendências de cada qual. Com discrição e decoro chegou a ajudar alguns e a tentar corrigir injustiças, como no caso de Natália Correia.

Também tivemos sorte, nesta matéria, com Jorge Sampaio. Acaso foi timorato em excesso, quando presidente. Porém, seria incapaz de confundir Thomas Mann com Thomas More. Não era adepto da superstição do consumo, não era frequentado pela ironia, mas emocionava-se com a condição humana.

Cavaco constitui um intermezzo por vezes doloroso, amiudadamente cómico, e sempre torturante: não é homem animado pelas apoquentações do espírito. E se nunca está à vontade num ajuntamento, quase entra em pânico num grupo de pessoas medianamente letradas. (...)» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Baptista-Bastos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A DESGRAÇA ENSINA-NOS MUITO

«País que doou mais dinheiro ao Haiti? Os EUA. Normal, é gratidão - já explico. Segundo país? Itália. Itália, o segundo país do mundo a dar mais dinheiro ao Haiti? Bem, não foi bem dar, perdoou a dívida (55 milhões de dólares). O pobre do Haiti tem um terramoto devastador e o generoso do credor perdoa-lhe a dívida, é? Os haitianos vão comer o perdão? Não brinquem, as dívidas marcaram o Haiti - também já explico. Então, vamos lá às duas explicações. A primeira, sobre a gratidão dos EUA. O Haiti ficou independente, em 1804, depois de os antigos escravos terem corrido com a expedição militar francesa. Daí saíram duas boas consequências para a América. Os colonos brancos fugiram para Nova Orleães e introduziram uma das culturas, a do algodão, que construiu a sociedade americana. Por outro lado, derrotado no Haiti, Napoleão decidiu abandonar o Novo Mundo: vendeu ao desbarato o território da Louisiana aos EUA. Nesse dia, os EUA dobraram a superfície (diz-se que foi o melhor negócio da História). Fica explicada a gratidão. Em 1825, a França obriga o Haiti a pagar a independência, conseguida 20 anos antes: 150 milhões de francos-ouro (5 anos do orçamento da ilha). Pagar a dívida destruiu a economia do Haiti para sempre. Fica explicada a dívida. Os terramotos às vezes mostram-nos os caboucos do mundo.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PINTO MONTEIRO DIZ QUE A JUSTIÇA VAI MELHORAR EM 2010

«“A justiça vai melhorar e todos os processos mediáticos vão acabar”. Foi com esta frase que o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, manifestou esta quarta-feira o seu optimismo para 2010 no sector da Justiça.

“Este ano, a justiça vai melhorar. Penso que esses processos que ocupam os jornais todos os dias vão acabar e, depois, os jornais têm que prestar atenção aos sucessos da justiça”, declarou o procurador-geral da República, à saída de uma audição na comissão de Assuntos Constitucionais no Parlamento.» [Correio da Manhã]

Parecer:

É bem capaz de ter razão, pior do que já está é impossíel. Além disso, a nossa justiça gosta mais de dar nas vistas com processos manhosos em anos de eleições legislativa

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Pinto Monteiro se o processo BPN teve morte precoce ou vai reanimar com as eleições presidenciais.»

A MINISTRA DA CULTURA DEVE TER ENCONTRADO PETRÓLEO

«A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, afirmou hoje, quarta-feira, em Lisboa, que pretende criar condições para tornar gratuitas ao público as entradas nos museus e monumentos nacionais.

Em declarações à Lusa no final da sessão de apresentação do novo plano estratégico para o sector dos museus, que decorreu no Museu de Arte Popular, em Belém, a ministra manifestou-se favorável à entrada gratuita nestas instituições públicas que guardam o património do país.

"É o meu sonho tornar possível a entrada gratuita aos visitantes residentes em Portugal, assim que eu conseguir financimento paralelo que possa cobrir as receitas dos bilhetes", garantiu a ministra.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

É uma medida ingénua que terá graves consequências financeiras para o ministério. Quem ganha com esta medida são os turistas que deixam de desembolsar um tostão, algo que não sucede nos seus países.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à ministra se já ouviu falar na crise.»

MAIS UMA FACE OCULTA DO PROCESSO FACE OCULTA?

«O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, confirmou, esta quarta-feira, que três juízes desembargadores da Relação do Porto estão a ser investigados, no âmbito de um inquérito que decorre no Supremo Tribunal de Justiça.

Contudo, em declarações aos jornalistas, no final da Comissão de Liberdades e Garantias, no Parlamento, Pinto Monteiro escusou-se a revelar as matérias em causa.

O «Jornal de Notícias», na edição desta quarta-feira, avança que «três juízes do Tribunal da Relação do Porto (TRP), Cândido Lemos, Henrique Araújo e Marques Castilho, estão a ser investigados, no Supremo Tribunal de Justiça, por causa do acórdão com que absolveram, em 2009, uma empresa arguida do processo Face Oculta». » [Portugal Diário]

Parecer:

Este processo já cheira mal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pela sua conclusão.»

O PAPA DEVIA VIR CÁ MAIS VEZES

«A Praça do Terreiro do Paço, considerada elemento central do projecto de reabilitação da frente ribeirinha da Baixa Pombalina de Lisboa, estará requalificada a tempo da celebração da missa do Papa Bento XVI, em Lisboa, a 11 de Maio. Será a única obra do vasto plano de trabalhos a cargo da sociedade Frente Tejo que não só estará pronta a tempo dessa visita, como até verá a sua conclusão antecipada em relação ao calendário inicialmente previsto.» [Público]

Parecer:

Se é possível antecipar a obra por causa da missa do papa porque razão os prazos não foram mais curtos desde o princípio?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a António Costa.»

VICTOR PERYAKIN

BLUSH