sábado, janeiro 23, 2010

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Libelinha

IMAGEM DO DIA

[Beawiharta / REUTERS]

«Una mujer sonríe tras la compra de azúcar durante una operación de mercado en Yakarta. El gobierno de Indonesia ha estado ofreciendo el arroz, el aceite y el azúcar a un precio más barato que el precio de mercado desde el miércoles. Un alza en los precios mundiales del azúcar y el mal tiempo en Indonesia han interrumpido la distribución de los edulcorantes.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva, candidato a Presidente com sede em Belém

Há quatro anos que Cavaco instalou a sede de candidatura em Belém, mais ou menos no mesmo dia em que Obama chegou à Casa Branca, mas ninguém se lembrou da quase coincidência de datas. Nem faria sentido lembrar, os americanos escolheram um jovem com ideias jovens, os portugueses ficaram com um velho com ideias velhas, rodeado de gente que já nasceu vela.

Esta tem sido a pior presidência desde que os presidentes são eleitos democraticamente e se não fosse a falta de maturidade da nossa democracia Cavaco Silva já teria resignado na sequência da manobra das falsas escutas a Belém. Cavaco não tem sido um Presidente da República, tem-se limitado a usar o prestígio da instituição Presidência para engrandecimento da sua imagem e prepara-se para mais um mandato.

Mas beneficia da estupidez da esquerda ou de uma boa parte da esquerda, graças à vaidade de Manuel Alegre foi eleito à primeira volta e prepara-se para renovar o mandato mesmo depois de um mandato incompetente.

O PLURALISMO DE BELÉM

É uma injustiça andarem a dizer que desde que Cavaco Chegou a Belém o Palácio ficou cheio de laranjas, não é verdade, também há limas.

LEVANTE-SE O RÉU (NO YOUTUBE)

«Maio de 68 produziu boas frases. Relembro esta: "Que os reitores reitorem, que os polícias policiem e que os estudantes façam a revolução." Há um aforismo português, mais curto e menos poético, que diz o mesmo: cada macaco no seu galho. Ah, se os nossos investigadores judiciais se limitassem a investigar judicialmente! Não é por nada, mas se fossem o que são - sendo aquilo por que lhes pagamos, e só -, seriam muito. Por exemplo, bastava investigarem judicialmente Pinto da Costa - isto é, pesquisando e adequando a pesquisa às leis - e chegavam a uma destas duas situações sem ambiguidades: ou a investigação a Pinto da Costa levava-o a ser legalmente punido, ou a investigação a Pinto da Costa reconhecia que não havia ponta legal por onde lhe pegar. Chegados a uma ou outra, os investigadores judiciais teriam sido o que são, investigadores judiciais. Porém, há um atalho muito comum por cá. Não havendo ponta legal por onde pegar o investigado (porque não há ou por o investigador não ter unhas), trama-se uma fuga. Escutas telefónicas no YouTube, por exemplo. Mas sendo esta crónica sobre investigadores judiciais, fujo ao assunto. Já estou no domínio dos profissionais falhados. E sobre estes só há isto para dizer: não há pior do que impotentes com poder.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A VERDADE DE QUEM?

«Fernando Lima, actual assessor político de Cavaco, deu à estampa no Expresso passado um texto intitulado "A minha verdade" e apresentado pelo próprio como um esclarecimento do caso das "escutas de Belém". Ninguém percebeu por que raio Lima, insistentemente procurado pelos media para responder a perguntas sobre o caso que qualifica de "intriga para envolver o Presidente na luta eleitoral" mal este surgiu como resultado de uma manchete do Público de 18 de Agosto de 2009, resolveu agora - quando o assunto parecia "morto" - relembrá-lo. Diz ele que é para que "a mentira não passe incólume à história".

Que mentiras denuncia Lima? A manchete do Público sobre as "vigilâncias" citava uma fonte da Casa Civil de Cavaco. Lima, então assessor para a comunicação do PR, admite que alguém falou ao Público, mas que o jornal "transformou uma resposta irada, ditada pelo absurdo das questões, em 'suspeitas gravíssimas', veiculadas por 'fonte oficial'". Ou seja: confirma o que o provedor do Público disse e que foi negado quer pelo anterior director do jornal quer pelos jornalistas responsáveis pela notícia: só teria havido uma "fonte". Mais: Lima diz que a capa foi "inesperada". O que desdiz também a afirmação do director do Público de que a notícia só tinha sido publicada depois de "uma fonte autorizada autorizar o jornal a fazê-lo".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Fernanda Câncio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

VIVERCOM 220€

«Não têm televisão nem aquecedor, não sabem o que é uma consola de jogos nem tão-pouco o que é comprar roupa nova. Sónia Lisboa, de 19 anos, tem 220 euros de rendimento social de inserção para sustentar os três irmãos, de 15, 16 e 17 anos. "O dinheiro mal chega para a alimentação."
A mãe de Sónia morreu há nove meses. Deixou 12 filhos. Oito deles emigraram. E Sónia ficou sozinha a tomar conta dos irmãos que "ainda estudam". Os quatro irmãos vivem no limiar da pobreza, um problema que atinge quase dois milhões de portugueses.

Quem quiser ajudar estes quatro irmãos, pode fazê-lo através de um depósito na conta 0045 3230 4022 4214 1117 7 da Caixa de Crédito Agrícola, a que se associou o comandante dos bombeiros de Vila Nova de Paiva. O DN estará presente na entrega do cheque a Sónia Lisboa, a irmã mais velha, que também é titular da conta.

Quem quiser contribuir com outro tipo de ajuda, pode enviar um e-mail para o endereço dn@dn.pt, a fim de obter os contactos da família.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Ao contrário do que Paulo Portas parece defender o rendimento mínimo não dá para um Jaguar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ajude-se.»

O CASO FREEPORT VAI MESMO SER CONCLUÍDO

«A investigação do caso Freeport "está na parte final", disse Cândida Almeida aos jornalistas em Lisboa, à saída da apresentação de um estudo na Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo Cândida Almeida, os relatórios periciais estão a ser concluídos e as autoridades inglesas estão a enviar os "poucos elementos" que ainda faltam para dar por terminada a investigação, afirmando que tudo deve estar concluído em Fevereiro ou Março.» [Diário de Notícias]

Parecer:

É melhor esperar para ver.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ver para crer.»

ANTÓNIO PRETO, O DEFENSOR DA TRANSPARÊNCIA

«O deputado social democrata António Preto considera que é "oportuno e sensato aprofundarem-se as medidas de transparência tomadas nos últimos 20 anos e atribuir à Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, que funciona junto do Tribunal Constitucional, a competência específica para a fiscalização em concreto das declarações de interesses e de património dos titulares de cargos políticos".

António Preto elaborou, nesse sentido, um documento que apresentou na reunião de ontem do grupo parlamentar, tendo entregue cópia do mesmo ao líder parlamentar, José Pedro Aguiar-Branco. E fez chegar outro exemplar a Vera Jardim, o deputado socialista que actualmente lidera uma comissão que, no âmbito do Parlamento, está a estudar a necessidade de se criarem novas leis anti-corrupção - comissão que começou precisamente ontem a funcionar.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Como António Preto deve saber o problema não está no que os deputados ganham legalmente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o deputado que os ganhos à margem da legalidade são um problema de polícia e não do Tribunal Constitucional.»

ALEGRE ESTÁ "POLITICAMENTE PRISIONEIRO" DE LOUÇÃ

«O histórico socialista Manuel Alegre, anunciado candidato presidencial, está "politicamente prisioneiro" do Bloco de Esquerda, configurando-se mais como candidato do BE que do PS, considera o bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto.

Intervindo quinta-feira à noite na tertúlia 125 minutos com... Fátima Campos Ferreira, que decorreu no Casino da Figueira da Foz, Marinho Pinto questionou - entre a eleição de Manuel Alegre e uma eventual reeleição do actual Presidente da República, Cavaco Silva - "qual seria pior" para o Governo.

"Sei que ele (Manuel Alegre) hoje está muito prisioneiro, politicamente prisioneiro do Bloco de Esquerda. (...) Não sei qual seria pior para o actual Governo, se a reeleição de Cavaco Silva se a eleição de Manuel Alegre", afirmou Marinho Pinto. "Porque Manuel Alegre é um homem de intervenção, sempre foi", argumentou. » [Expresso]

Parecer:

Nem mais...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprovem-se as declarações.»

ASSESSOR DE SÃO BENTO RESPONDE AO LIMA DE BELÉM

«Rui Paulo Figueiredo, o assessor de José Sócrates que ficou conhecido no caso das escutas como "o espião do Governo", responde amanhã, na edição impressa do Expresso, a Fernando Lima com um violento artigo de opinião.

Num artigo exclusivo chamado "A verdade dele", Rui Paulo Figueiredo começa por perguntar: "Afinal porque é que Fernando Lima não se cala?". E acrescenta que "à notável contenção do Governo e do PS (...), resolveu Fernando Lima corresponder com a publicação de um lamentável artigo, que não explica nem esclarece nada e se limita a lançar uma cortina de fumo repleta de omissões, distorções e acusações".

No artigo que escreveu para o Expresso, Rui Paulo Figueiredo acusa claramente Fernando Lima de ter entregue ao "Público" um dossiê sobre si e afirma que o "caso das escutas foi uma operação de obscura e indecente intriga política lançada contra o Governo". » [Expresso]

Parecer:

O Lima perdeu uma boa oportunidade de ficar calado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se Belém.»

IGREJA NUNCA ACEITARÁ CASAMENTO GAY

«O cardeal patriarca de Lisboa afirmou hoje, setxa-feira, que a Igreja "nunca aceitará" o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, argumentando que a família se baseia no "contrato entre um homem e uma mulher", "onde acontece a procriação".

D. José Policarpo escolheu o dia de São Vicente, principal padroeiro de Lisboa, para, numa homilia na Sé Patriarcal, declarar que "não se salvará a cidade se não se salvar a família".» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Compreendo, sempre é mais fácil aceitar os padres pedófilos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se, desde que não se meta onde não é chamada a Igreja aceita o que bem entender.»

COSTA ENCOSTADO A ALEGRE

«Nem "sim", nem "não". Pelo menos por agora, António Costa não dá nenhuma palavra definitiva sobre a candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República. Prefere esperar pela decisão da direcção do partido, mas as suas palavras denotam simpatia pelo candidato. Lembra que já o apoiou noutras ocasiões e espera que, no PS, tudo decorra de forma harmoniosa. Questionado várias vezes no programa Quadratura do Círculo, da SIC Notícias, transmitido ontem à noite, se apoiava ou não Alegre, Costa mostrou-se evasivo. Disse, porém, que o anúncio da candidatura era um sinal natural e que com o resultado das anteriores eleições "ganhou uma legitimidade própria que é essencial para se ser Presidente". » [Público]

Parecer:

Compreende-se, Alegre "mandou" Roseta a apoiá-lo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

DEZ AVÉS-MARIAS DE PENITÊNCIA

«Sentada ante el juez, una mujer ha relatado en Dublín cómo un cura irlandés abusó de ella cuando tenía 13 años de edad. Tras besarla y tocar su cuerpo en el confesionario, el padre Maeliosa O'Hauallachain le impuso como penitencia rezar diez avemarías. El sacerdote enfrenta ahora un juicio en el que se ha declarado inocente, ha informado el diario Irish Independent.» [20 Minutos]

Parecer:

A padralhada no seu "melhor"...

SOLVEIG

CASA DO MENOR