domingo, março 11, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
José Barreiras Duarte, ex- 'visiting scholar' na América

O que poderá levar alguém a inventar uma passagem por uma universidade americana quando sabe que nestas coisas é mais fácil apanhar um mentiroso do que um coxo? Não faltam pessoas que sabem que não estudámos numa universidade americana, a partir do momento em que tornamos público o currículo é uma questão de tempo até que sejamos apanhados nessa fraude.

A única resposta para explicar esfe comportamento só pode ser a estupidez.

«Feliciano Barreiras Duarte estava convencido que tinha o estatuto de ‘visiting scholar’ de Berkeley. Mas não consta dos registos da Universidade da Califórnia. Porque não o tem. Confrontado pelo SOL, o deputado diz que até chegou a pedir parecer à Comissão de Ética da Assembleia da República, mas reconhece que nunca esteve em Berkeley, porque foi para chefe de gabinete de Passos e depois para o Governo. Professora luso-americana fala em ‘falsificação’.

Feliciano José Barreiras Duarte, ex-secretário de Estado, deputado e novo secretário-geral do PSD nunca teve o estatuto de ‘visiting scholar’ na Universidade da Califórnia, em Berkeley.  

Apesar de o político se apresentar nos seus livros publicados desde 2009 como ‘visiting scholar’ nessa universidade desde 2009, em investigação para uma tese sobre Direito da Imigração - pasta que já tutelou como governante -, a instituição norte-americana desmente essa possibilidade ao SOL. 

Em documento oficial enviado ao SOL, o departamento de relações públicas de Berkeley assegurou: «O diretor da Universidade da Califórnia, em Berkeley, para os programas de Doutoramento e assuntos dos ‘visiting scholar’ percorreu todos os registos até ao ano em que Feliciano Barreiras Duarte nasceu, não tendo encontrado qualquer documentação de que alguma vez tenha sido oficialmente um ‘visiting scholar’ nesta universidade. É possível que tenha vindo visitar um dos nossos departamentos, mas não temos qualquer registo disso, e nessa visita não terá sido certamente considerado um ‘visiting scholar’, na medida em que isso se trata de uma designação formal». » [i]

 Interrogações que me atormentam a alma

Depois de ter assistido ao programa "Expresso da Meia Noite", na SIC Notícias,  tendo ouvido atentamente as importantes declarações da procuradora-Geral Distrital de Lisboa Maria José Morgado, fiquei com a minha alma atormentada e cheia de dúvidas, que passo a colocar:

Se os investigadores do MP não usam o Citius

O Expresso de hoje diz que o Benfica sabia das buscas, parecendo sugerir que isso foi possível graças à tal toupeira. Será que isto sugere que os jornalistas que esperaram a chegada dos investigadores para as buscas na casa  do juiz Rangel também têm ou são eles próprios toupeiras,? Se é fácil alguém usar uma password que não é sua é possível garantir que não há jornalistas a aceder aos segredos da justiça? Se na ocasião se disse que a violação do segredo de justiça não era grave e podia ter sido cometido por centenas de pessoas, porque razão no caso e-toupeira é tão grave e foi necessariamente cometido pelo funcionário de Guimarães?

Diz a procuradora que"tenho honra à prova de bala, uma pessoa tem honra, não tem rabos de palha, o que vão dizer? Que vou ver jogos do Benfica? Essa tinha graça, tinha piada!". Pois, e esta piada é para quem? Será para alguém que foi alvo de difamação à escala mundial, dis depois de ser eleito para presidir ao Eurogrupo? Será que esse ministro é menos honrado porque foi ver um jogo do Benfica?

Diz a procuradora que "quando se investiga seriamente não há fugas de informação". O que poderemos concluir se em todos os processos sensíveis conduzidos em Lisboa tudo aparece nos jornais?

Ao dizer que "no resto da Europa os procuradores dão conferências de imprensa, se dessem não haveria fugas do segredo de justiça" apetece perguntar porque motivo cá não dão conferências de imprensa?

Ao declarar que "em Portugal acham que os magistrados devem usar burka" para não falarem" a procuradora está a queixar-se da sua prórpia estratégia de comunicação? Que se saiba não há nenhum país onde o diretor da revista que se diz competente para saber tudo o que se passa nos inquéritos mais sensíveis, mandando as equipas de reportagem para a porta de quem vai ser sujeito a buscas domiciliárias, seja vedeta no congresso dos procuradores.

"Não se aprende a falar com o povo na universidade" "falar com o povo é uma atitude de humildade" "os magistrados são pessoas humildes", são expressões que me nos fizeram recuar aos tempos do MRPP. Que vacina levam os procuradores da Dra. Maria José Morgado para terem esta qualidades raras?

Tudo o que foi dito sobre o processo, sobre a forma como o funcionário teria acedido a informação, as vulnerabilidades do sistema que terá utilizado não foram uma clara violação do segredo de justiça?

"Não uso o CITIUS , nunca o utilizei, proibi no DIAP..." disse a procuradora, mas um pouco mais à frente assegura que o CITIUS não é obrigatório na fase de inquérito e que o sistema não é usado no DCIAP! Isto é, se não é usado no DCIAP como é que o funcionário que está preso poderia ter cometido o crime de violação do segredo de justiça ou vender a informação que obteve? Como é que é possível alguém estar preso por um crime que é impossível ter cometido?.


 Uma pergunta que talvez faça sentido

A propósito da tentativa de demitir Mário Centeno e muito provavelmente derrubar o governo, ficou a saber-se que o MP guardou a informação que recolheu no âmbito de investigações que se revelaram abusivas, sendo muita dessa informação de natureza pessoal. O próprio MP confirmou que esa informação ficou em arquivo, não tendo sido destruída.

Issso indicia que o MP tem uma gigantesca base de dados resultante de todas as intervenções, que entre escutas telefónicas, e-mails e outras peças contem informação privada de dezenas de milhares de cidadãos.Só no Caso Marquês os imensos gigabytes de informação analisada pela equipa de dezenas de inspetores uma boa parte dos cidadãos de numerosas entidades passaram a constar das bases de dados do MP.

Faz todo o sentido perguntar se esta base de dados tem fundamento legal e se a Comissão Nacionald e Proteção de Dados a avaliou e autorizou.

 CDS do centro?

Em toda a minha vida e desde que o CDS foi fundado que nunca conheci pessoalmente ou pela comunicação social alguém do CDS que pelas ideias e propostas fosse de centro direita. Todos os militantes do CDS que conheci pessoalmente e ouvi opiniões particulares estavam e estão mais à direita do que o BE está à esquerda. É tempo de o CDS se deixar de centros porque segundo os critérios com base nos quais designa o BE como de extrema.-esquerda é um partido de extrema-direita.

O CDS só é do centro porque a sua sede, no largo das Caldas, fica no centro de Lisboa.

 A agri-toupeira



 Condenado a ser professor catedrático convidado

Porque será que os políticos caídos em desgraça ou que estão atravessando uma fase difícil acabam em professores doutorados sem o ser?

Nada impedia Passos Coelho de ser assistente convidado tendo habilitações para isso. O estatuto de convidado permitia-lhe leccionar numa universidade a cujo quadro não pertence e porvavelmente nunca poderia pertencer. Só que como assistente ganharia menos do que como catedrático, para além de os assistentes não lecionarem matérias específicas para as quais se recorre a docentes com o estatuto de convidados.

A categoria de catedrático não serve para viabilizar o seu estatuto de docente, como sugerem algumas boas aulas, como o muito exigente João Miguel Tavares, Passos Coelho poderia dar as mesmas aulas, o estatuto de catedrático é um esquema de favor para ajeitar a bolsa e o currículo.

Mas o mais lógico para alguém que adquiriu uma grande experiência em decisões complexas e não necessariamente alguma formação científica em questões técnicas como Administração Pública ou Economia. Faria mais sentido Passos Coelho aparecer como administrador de uma grande instituição ou mesmo de uma empresa que não tivesse recebido benesses governamentais e ninguém poderia questionar a sua competência.

Só que depois da sua pinochetada económica que destruiu a vida de muitas famílias portuguesas, Passos Coelho é um tóxico e nenhuma empresa quer dar a cara convidando-o para administrador. Vítor Gaspar. Álvaro Santos Pereira, Paulo Portas, carlos Moedas, Maria Luís Albuquerque e muitos outros que estiveram no seu governo estão agora a viver à grande e à francesa, fugiram do barco ou andam a fazer negócios em países com elevados níveis de corrupção. Só Passos Coelho ficou desempregado.

 Diga lá professor Marcelo

A questão da cátedra de Passos era um excelente tema para que Marcelo Rebelo de Sousa desse uma palavrinha num tema de que percebe mais do que de meteorologia ou de medicina.