segunda-feira, março 12, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Assunção Cristas

Assunção Cristas está de parabéns, o seu sucesso é tão grande que às 14 horas do domingo anuncia que há uma vaga de adesões ao CDS de tal forma grande que até na manhã do último dia do congresso estava a receber fichas de adesão ao partido. Por este andar há um sério risco do cavalo do D. José, da estátua do Terreiro do Passos, aparecer no próximo congresso a discursos contra as esquerdas encostadas.

PS: Assunção cristas introduziu um novo conceito, depois de inventar a designação do governo das esquerdas unidas, fala agora das esquerdas encostadas. A definição é certeira, as esquerdas do Costa são esquerdas encostadas. Agora vamos ter as direitas encristadas.

 Uma notícia por dia

Um dos aspetos mais interessante da violação do segredo de justiça é o fato desta violação ser feita ao ritmo de uma notícia diária. No caso de e-fatura há uma inovação muito importante, parece que a violação do segredo de justiça se tornou mais democrática, enquanto nos outros processos, a violação era um exclusivo de um grupo redatoral, graças à competência dos seus jornalistas segundo o diretor da revista Sábado, agora há uma distribuição mais equitativa da competência jornalística em matéria de violação da lei, cada dia é um jornal a revelar mais um segredo apetitoso. Os gestores da violação do segredo de justiça estão de parabéns, continuam a cagar em cima da lei, mas agora cagam de forma mais democrática.

      
 Não foi só a Cristas a ser reeleita
   
«Sem rivais declarados num partido fraccionado, Marine Le Pen, candidata única a um novo mandato na liderança da Frente Nacional (FN), foi reeleita presidente do partido de extrema-direita francesa para um terceiro mandato. Foram contabilizados 2,87% de votos em branco ou nulos.

Os resultados da votação foram revelados no congresso do partido em Lille, onde neste domingo Le Pen deverá dar a conhecer o novo nome com que a Frente Nacional vai ser rebaptizada.

A primeira medida que Le Pen lança como presidente reeleita é a de mudar o nome do partido que lidera desde 2011: quer tornar a Frente Nacional mais moderada aos olhos dos eleitores franceses e aproximar o partido fundado pelo pai, Jean-Marie Le Pen, de um eleitorado menos extremista.» [Público]
   
Parecer:

Um dia de boas colheitas.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
 EDP atrapalhada
   
«Tudo começou com uma notícia do suplemento de Economia colocada na primeira página da edição do Expresso deste sábado. “EDP pagou só 0,7% de IRC em 2017”foi o título escolhido. No desenvolvimento especificava-se que a EDP conseguiu em 2017 uma taxa efetiva de imposto sobre os seus lucros de 0,7%, “a mais baixa entre as empresas cotadas no principal índice da bolsa portuguesa”. Embora a notícia do Expresso especificasse, conforme os dados do relatório e contas consolidado do grupo EDP, “que a taxa de tributação efetiva dos lucros do grupo (0,7% em 2017) está influenciada pelas operações fora de Portugal”, a empresa apressou-se a assegurar, mas só após a publicação da notícia pelo Expresso, ter pago €431 milhões de IRC em Portugal em 2017. Garante, além disso, que o IRC liquidado especificamente em Portugal vale 9,3% da receita anual de IRC do estado português. Agora, o grupo parlamentar do PS quer que o Governo esclareça quanto pagou de facto a EDP e Rui Rio pede um debate urgente na Assembleia da República.

Carlos César, líder parlamentar do PS, pediu hoje ao Governo para esclarecer se a taxa efetiva de tributação sobre os lucros da EDP em 2017 foi de 0,7% e, em caso afirmativo, se estão previstas medidas para uma maior justiça fiscal.

Num requerimento enviado ao Ministério das Finanças, os deputados socialistas perguntam se o executivo confirma a notícia veiculada hoje pelo semanário Expresso segundo a qual a EDP pagou apenas 0,7% de IRC (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas) em 2017, o que representa a taxa mais baixa entre as empresas cotadas na bolsa portuguesa.» [Expresso]
   
Parecer:

Mexia e Catroga estão de parabéns.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Mandem-se os parabéns ás personagens.»

 A anedota do dia
   
«O secretário-geral do PCP afirmou este sábado que "as mulheres importantes" estão na manifestação em Lisboa e não no 27.º Congresso do CDS-PP, em Lamego, ao saudar o desfile pelas ruas da Baixa da capital.

"As mulheres importantes estão aqui hoje, não no congresso do CDS. As mulheres importantes estão aqui a lutar pelos salários, seus direitos e horários, coisas que não passam pelo congresso do CDS", disse Jerónimo de Sousa, questionado pelos jornalistas sobre as declarações da presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, ao Expresso. Numa entrevista publicada na última edição do semanário, Cristas afirma que se vê como primeira-ministra e diz considerar-se melhor do que o novo líder do PSD, Rui Rio.

Jerónimo de Sousa reiterou ainda a defesa por "salários e horários mais dignos e justos", mostrando-se contra a discriminação das mulheres, ao juntar-se à manifestação nacional organizada pelo Movimento Democrático de Mulheres, para assinalar o Dia Internacional da Mulher (8 de março).» [Expresso]
   
Parecer:

Grande Jerónimo!
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
      
 Um caso sério de estupidez humana
   
«O atual secretário-geral do PSD de Rui Rio, antigo chefe de gabinete de Pedro Passos Coelho e ex-secretário de secretário de Estado adjunto de Miguel Relvas incluiu no seu currículo oficial e nas notas biográficas dos livros que publicou um estatuto que nunca teve, avançou este sábado o jornal “Sol”.

Feliciano Barreiras Duarte mencionava no seu percurso académico o estatuto de “visiting scholar” da Universidade da Califórnia, em Berkeley, associado ao seu doutoramento em Ciência Política. Porém, nunca esteve em Berkeley, nem em qualquer outro local dos EUA, admite agora.

A referência ao estatuto de “visiting scholar” já foi retirada do seu currículo oficial, garante ao Expresso. “Há quem goste de andar nas bocas do mundo, e não se importe, mas eu importo-me”, afirma o político de 51 anos.

E arrepende-se de ter incluindo no currículo um estatuto que nunca teve e que agora tem de corrigir? “Não se trata de arrepender-me porque nada fiz com má fé, nem tirei qualquer benefício desse estatuto como bolsas de estudo”, responde.

Barreiras Duarte justifica a inclusão do dito estatuto no currículo por ter recebido há cerca de 10 anos uma carta de Deolinda Adão (professora em Berkeley) que o indicava como “visiting Scholar”. Porém, a académica disse ao “Sol” estar “pronta a declarar em tribunal que o documento é uma falsificação”, já que se encontra em português e com uma referência errada ao nome da instituição e que não encontra qualquer registo deste eventual aluno na sua base de dados.. Também o departamento de relações públicas da universidade norte-americana garantiu ao semanário que o nome de Barreiras Duarte não consta dos seus registos como “visiting Scholar”.» [Expresso]
   
Parecer:

Se enriquecer o curriculo com falsidades foi uma fraude e um erro grave do secretário-geral do PSD, a forma como se está a tentar justificar é um caso de estupidez humana.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao secretário-geral do PSD quando é que vai perceber que não tem condições para se manter como dirigente do seu partido.»
  
 CDS: o Lambretas vai ser número dois da lista às europeias
   
«Além de Nuno Melo — que tem a responsabilidade de, pelo menos “duplicar” o resultado das últimas europeias –, a presidente do CDS já anunciou outros três nomes que vão concorrer pelo CDS ao Parlamento Europeu, no próximo ano.

Atualmente deputado à Assembleia da República, Pedro Mota Soares foi ministro do Trabalho e da Segurança Social no Governo PSD/CDS.

Raquel Vaz Pinto, professora da Universidade Nova de Lisboa, passou a integrar a Comissão Executiva do CDS neste congresso e também concorre pelos centristas a Bruxelas.

O terceiro nome já anunciado este domingo é o de Vasco Weinberg, especialista em Direito do Mar.» [Observador]
   
Parecer:

Pobre Lambretas, vai às europeias sentado no lugar do morto.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 Sou melhor do que ela
   
«O presidente do PSD, Rui Rio, considerou hoje que Assunção Cristas "fez o seu papel" ao apresentar o CDS-PP como primeira alternativa ao PS, mas assegurou que é o melhor candidato a primeiro-ministro em 2019.

"Acho que a doutora Assunção Cristas disse o que lhe compete dizer, naturalmente que há uma diferença muito grande de votações e intenções de voto, mas ela está a fazer o papel dela e muito bem", afirmou Rui Rio, em declarações aos jornalistas no final do 27.º Congresso do CDS-PP, que terminou hoje em Lamego (Viseu).

Rui Rio fez questão de, antes de falar aos jornalistas e após o discurso de Assunção Cristas, subir ao palco do Congresso e cumprimentar a presidente do CDS-PP.

Quando questionado sobre a afirmação da líder centrista ao Expresso de que será a melhor candidata a primeiro-ministro em 2019, Rio respondeu: "Eu serei o melhor candidato a primeiro-ministro não só que a doutora Assunção Cristas, como que o doutor António Costa".» [DN]
   
Parecer:

Será mesmo, ou não passa de uma Teresa Leal Coelho de calças?
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»