domingo, março 25, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Lobo Xavier, assessor jurídico

Quando o fisco espanhol acusou Cristiano Ronaldo de fraude fiscal apareceram muitos especialistas a defender o nosso menino de oiro. Um dos mais notados foi lobo Xavier, apresentado como assessor jurídico do jogador, que apareceu nas televisões com grandes explicações e quase chamando de incompetente ao fisco espanhol.

Agora que se aproxima a hora da verdade ninguém mais viu Lobo Xavier a exibir os seus vastos conhecimentos de fiscalidade. Enfim, tudo seria mais fácil se o caso tivesse ocorrido em Portugal e quando o CDS estava na secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais.

«Ronaldo cometeu mesmo quatro crimes fiscais, segundo o depoimento de três funcionários do Departamento de Fiscalidade Internacional (Oficina Nacional de Fiscalidad Internacional – ONFI) da Agência Tributária espanhola.

Os fiscalistas foram depor perante o juiz de instrução a pedido do próprio Ronaldo, que tinha solicitado o testemunho do máximo responsável deste Departamento, Néstor Carmona, avança o El Mundo. O jogador português alegava que se tinha baseado num dos seus livros, o Manual da Fiscalidade Internacional, para fazer a declaração de impostos dos seus direitos de imagem, que estão na origem deste processo.» [Observador]

 Presidência na hora

Contacta-se o pai e minutos depois toda a comunicação está informada e a dar a conhecer ao pa´s o gesto de solidariedade humana do presidente.  O Presidente telefona e pouco depois já está o competente comunicado no site.



 Desenho de Jim Carrey



 Salvos do quê?



 O lenhador que se esqueceu do cajado



      
 Apesar do quê?
   
«O Presidente da República promulgou o diploma sobre financiamento dos partidos, apesar de reiterar a sua “objeção de fundo à alteração mantida, que elimina qualquer limite ao financiamento privado”. Segundo uma nota publicada no site da Presidência, o Presidente entendeu “não vetar este novo diploma” após as modificações feitas pela Assembleia da República.

Marcelo Rebelo de Sousa reconhece que a Assembleia da República “correspondeu ao apelo presidencial para, em novo debate, explicitar as razões, a seu ver justificativas da mudança no modo de financiamento dos partidos, e foi mais além, retirando uma das duas alterações especialmente relevantes que respeitava ao IVA”.  “O Presidente da República, apesar de reiterar a sua objeção de fundo à alteração mantida, que elimina qualquer limite ao financiamento privado, entendeu não vetar este novo diploma”, refere a nota.» [Observador]
   
Parecer:

Depois de um primeiro veto, voltar a vetar seria convidar o parlamento a forçar a publicação sem mais conversas e objeções.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
 Uma vergonha para a TAP
   
«Um copiloto português, de 40 anos, foi detido na noite de sexta-feira, em Estugarda, na Alemanha, quando se preparava para embarcar num voo da TAP (operado pela Portugália), rumo a Lisboa. Segundo uma denúncia de um funcionário do aeroporto, estaria embriagado. A TAP já anunciou que vai abrir um inquérito.

Segundo a agência Associated Press, pouco antes da descolagem do avião, um funcionário do aeroporto, ao verificar que o copiloto "cambaleava e cheirava a álcool", alertou as autoridades aeroportuárias, que impediram o avião de descolar.

O voo TP523 de Estugarda para Lisboa, operado pela Portugália, foi ontem cancelado, devido a incapacidade do copiloto.

"O voo TP523 de Estugarda para Lisboa, operado pela Portugália, foi ontem cancelado, devido a incapacidade do copiloto. A companhia abrirá um processo de inquérito interno e atuará em conformidade, tomando as medidas necessárias e consequentes, e pede desde já desculpas aos passageiros pelo transtorno provocado", diz a TAP, em resposta enviada hoje à agência Lusa.» [DN]
   
Parecer:

A TAP tem de explicar como é que isto foi possível, porque para que um funcionário tenha reparado nas condições em que estava o piloto da TAP é porque o homem nem conseguia disfarçar a bebedeira.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Pergunte-se.»

 Boa Marcelo!
   
« O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que quem quiser ser Governo, hoje ou no futuro, só o conseguirá com a vitória no combate por uma floresta "melhor preservada e valorizada".

No final de uma visita à Serra do Castro, no concelho de Viseu, para acompanhar uma ação de limpeza de mato, Marcelo Rebelo de Sousa disse aos jornalistas que "tudo o que seja necessário fazer para sensibilizar as pessoas" para esta questão deve ser feito.

"Independentemente de depois haver sobre determinadas ações concretas opiniões diferentes, faz parte da lógica política", acrescentou.» [Porto Canal]
   
Parecer:

Ficamos a aguardar que Marcelo esclareça o que pretende com este bitaite, se defende que cada vez que ocorrer um grande incêndio deve ser dissolvido o parlamento.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Lamente o devaneio inteletual do antigo comentador televisivo e agora especialista em florestas.»