domingo, março 18, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Feliciano Barreiras Duarte

Feliciano Barreiras Duarte estava  a subir de forma meteórica mas foi apanhado na teia que a própria direita criou quando recorreu à cadeira de inglês técnico de Sócrates para assaltar o poder. Agora é um secretário-geral do PSD pintado de fresco que se enterra, primeiro foi a aldrabice do currículo, agora as ajudas de custos.

Tal como sucedeu com a mentira curricular o Feliciano voltou a revelar uma grande criatividade ao dizer que deu ao parlamento a morada fiscal. Esperemos que não se tenha enganado e em vez de dar o NIB deu o NIF!

«Ao longo de 10 anos, Feliciano Barreiras Duarte, hoje secretário-geral do PSD, deu a morada da casa dos pais no Bombarral para cálculo do subsídio de transporte e ajudas de custo na Assembleia da República. Mas, pelo menos durante nove desses 10 anos, morou na Avenida de Roma, em Lisboa. Os próprios serviços da Assembleia da República confirmaram ao Observador que, nas VII, IX, e X legislaturas (entre 1999 e 2009), o deputado do PSD “declarou, para efeitos de cálculo de ajudas de custos e despesas de deslocação” que era “residente no Bombarral“.

Um deputado do distrito de Leiria recebe hoje, em média, entre 900 e mil euros mensais em abonos de deslocação. Vários deputados contactados pelo Observador confirmam que os parlamentares que residem fora de Lisboa recebem em média mais algumas centenas de euros dos que vivem na capital e os nos concelhos mais próximos. Feliciano Barreiras Duarte justifica, em respostas ao Observador, que tinha no Bombarral a sua “morada fiscal” e alega até “perder dinheiro” com essa escolha em vez de ter posto o endereço de Lisboa.» [Observador]

 Os Novos Oportunistas

Um dos princípios das Novas Oportunidades era a possibilidade dos formandos poderem evoluir com base na experiência adquirida e nas ações de formação profissional recebidas fora do sistema formal de ensino. No seu ódio a José Sócrates, um ódio que tem muitos adeptos, a começar pelas magistraturas que nunca perdoaram o fim das "férias grandes", Passos Coelho denegriu tudo o que de bom foi feito, do ensino do inglês à modernização das escolas, das energias renováveis às Novas Oportunidades.


Mas o destino é canalha, agora vemos aquele que recusou aos trabalhadores a aquisição da escolaridade mínima com base na experiência, foi promovido de modesto licenciado de uma escola desconhecida a catedrático de uma grande universidade pública. Mas com uma pequena diferença, enquanto os trabalhadores eram avaliados no caso do Catedrático da Ajuda a promoção foi logo para catedrático e sem qualquer avaliação.

Passos Coelho acabou com as Novas Oportunidades mas inaugurou os Novos Oportunistas. Como é que aquele que deixou cair Miguel Relvas dá agora um pulo académico bem maior do que foi dado pelo seu inventor?

      
 Uma senhora muito ambiciosa...
   
«A presidente da Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande tem sido alvo de muitas críticas depois de ter sido anunciado no Congresso do CDS que iria integrar um grupo de trabalho do partido - que ajudará a concretizar o programa eleitoral para as próximas eleições legislativas. Nas redes sociais, é acusada de estar a politizar a Associação. E essa é apontada como uma das razões que levou à demissão de dois membros da direção, no mês passado. Dina Duarte, que era vice-presidente, (mulher do pintor João Viola, da aldeia do Nodeirinho) e Belmira Morgado (irmã de um bombeiro vítima do fogo, em Castanheira de Pêra) afastaram-se em fevereiro, alegando motivos de ordem pessoal. Mas apesar da recusa em falar abertamente sobre o assunto, o DN sabe que em causa estará a oposição à forma de atuação de Nádia Piazza ao leme da associação, o que inclui "a politização que foi fazendo, como agora se viu, ao aceitar um convite do CDS", conta uma fonte próxima deste processo.

Já esta semana, o jovem Marcelo Nunes (irmão da pequena Bianca, morta no incêndio), também ele uma presença assídua nos eventos da associação, sublinhou no grupo "Pedrógão Grande no Facebook" o seu desagrado . "Este tipo de discussões não devem ser efetuadas na Associação que é de todos e não só de uma pessoa. Estes debates têm espaços políticos adequados para o efeito, esta associação trata-se de um local cultural e que deveria prestar homenagem às vítimas mortais, não deveria abrigar quezílias políticas e não deveria dar-se tanto ao mau mediatismo político, nem ser confundida com uma espécie de "sede de partido"". Confrontado pelo DN, Marcelo reiterou a ideia defendida na rede social: "não discordo que a Nádia se envolva politicamente, mas não pode colar a associação a um partido, como parece estar a acontecer".» [DN]
   
Parecer:

Esta senhora quer ir longe.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»
  
 Que grande vitória de Rio nas sondagens!
   
«A popularidade do PS continua a subir. Já o PSD regista a maior subida em termos de intenções de voto de toda a legislatura, um mês depois de Rui Rio se tornar no novo líder social-democrata.

Segundo uma sondagem feita pela Eurosondagem para a SIC e o Expresso, citada pela Sábado, o PS continua subir nas intenções de voto, com 41,5%, caminhando para a maioria absoluta. Também o PSD registou uma subida de 1,5 pontos percentuais, a maior de toda a legislatura, sendo a preferência de 28,4% dos eleitores. 

À esquerda, a CDU (7,3%) aumenta nas intenções de voto, estando a menos de meio ponto do Bloco de Esquerda (7,7%). Em quinto aparece o CDS-PP com 6,6% das intenções de voto. Em último entre os partidos com representação parlamentar está o PAN, com 1,5%.» [Jornal de Negócios]
   
Parecer:

A notícia que mais se ouviu foi que Rio subiu nas sondagens, mas quase não repararam que o PS ficou à beira da maioria absoluta.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Esperamos que Rio continue a crescer.»