sexta-feira, abril 27, 2018

AINDA BEM QUE A MOODY’S NÃO NOS TIROU DA LIXEIRA

A notação da Moody’s é questionável e pode ser injusta, mas talvez seja um mal que vem por bem, tem a virtude de lembrar muito boa gente que a situação financeira do país não é assim tão boa quando alguns sugerem.

Quem ouve as críticas que são feitas às políticas do ministério das Finanças fica com a impressão de que o país está numa situação maravilhosa e já se exigem medidas dignas de uma situação de fartura. O descaramento é tanto que o que há pouco se opunha a recuperações de cortes inconstitucionais e previam a desgraça por causa de um aumento miserável do salário mínimo, exigem agora tudo o que recusaram.

O país está a recuperar, mas ainda está muito longe de estar em condições de fazer face a uma crise financeira internacional, basta um aumento dos juros e uma quebra nas exportações para voltar tudo à primeira forma. Depois do trauma da intervenção da troika é uma grande irresponsabilidade exigir grandes aumentos do investimento público ou reduções nas receitas fiscais que tenham como consequência um aumento do défice orçamental.

Os portugueses estão fartos de crises porque na hora de aplicar os programas do FMI são sempre os mesmos a suportar as consequências. Toda e qualquer proposta política que não passe pelo afastamento de um cenário de crise é irresponsável. A decisão da Moody«s pode custar alguns milhões em juros, mas a irresponsabilidade dos eu tentam sugerir que vivemos em fartura pode vir a custar muito mais.