quarta-feira, abril 04, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Joana Lima, deputada

Já enjoa ler certas notícias, é inaceitável que um autarca eleito com votos de eleitores que na sua maioria ganham pouco mais do que o salário mínimo use um cartão de crédito da autarquia para desfrutar de restaurantes de luxo. Até pode ser muito legal, até pode ter artifícios jurídicos para se ilibar, mas não deixa de ser moralmente inaceitável. Uma coisa é a legalidade ou ilegalidade, outra é aquilo a que alguns designam por ética republicana.

Não sei o que é que os eleitores do seu distrito ou os que elegeram na Trofa pensam deste tipo de comportamento, mas para quem luta de forma desinteressada e a ajudou a eleger-se saber destes comportamentos quase dá vontade de vomitar.

«Joana Lima deslocou-se a Lisboa a 28 de novembro de 2012 para participar no programa “Prós e Contras” da RTP e ainda aproveitou para ir ao Tribunal de Contas e ao escritório do advogado do município. Nessa noite, a então presidente da câmara municipal da Trofa dormiu no Marriott Hotel, numa estadia que custou 191 euros e que pagou com um cartão de crédito de uma empresa municipal. Mesmo assim, cobrou 50,20 euros de ajudas de custo. A esta despesa (e várias outras dormidas) juntam-se almoços e jantares em restaurantes como Olivier Avenida, Bica do Sapato, Doca Peixe ou Arcos que foram pagos com cartões de crédito da autarquia ao mesmo tempo que eram cobradas ajudas de custo. Todas as despesas constam do despacho de acusação do Ministério Público, no qual a atual deputada do PS é acusada dos crimes de peculato, abuso de poder e violação de normas de execução orçamental.


Ao Observador, a deputada do PS — que foi presidente da câmara da Trofa entre 2009 e 2013 — diz que tem “o princípio de não falar enquanto decorre o processo”, mas garante: “Estou de consciência tranquila“. No despacho de acusação, ao qual o Observador teve acesso, o Ministério Público enumera despesas no valor de 6.450 euros, em gastos feitos com dois cartões de crédito: 2.273,96 euros gastos através de um cartão business Gold da Caixa Geral de Depósitos em nome da câmara da Trofa e 4.176 euros que foram pagos com o cartão de crédito da empresa municipal TrofaPark.» [Observador]

      
 Uma grande aquisição
   
«Ângelo Correia vai ser o coordenador da área da defesa do Conselho de Estratégia Nacional (CEN) de Rui Rio, cujo elenco completo deverá ser apresentado esta semana.

“Aceitei o convite de Rui Rio. Tenho experiência, conhecimento e há 40 anos que trato destes temas”, confirmou ao PÚBLICO Ângelo Correia a notícia avançada pelo jornal online ECO.

O antigo patrão na empressa Formentivest e apoiante de Passos Coelho na candidatura à liderança do PSD, mas que nos últimos anos se tornou crítico do anterior Governo PSD/CDS, vai assim integrar uma estrutura que funcionará à semelhança de um governo sombra de Rui Rio ao executivo de António Costa.» [Público]
   
Parecer:

Correu com o afilhado e agora convida o padrinho! Esta escolha revela a capacidade de renovação de Rui Rio, até parece que está a organizar a brigada do reumático.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
  
 A anedota do dia
   
«Mário Centeno e o ministério que dirige foram apontados como “força de bloqueio” à libertação de despesas “absolutamente necessárias” nos setores da saúde e ferrovia. A deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, lembrou uma expressão do ex-primeiro-ministro, Cavaco Silva, ao dizer esta terça-feira que o ministro e o Ministério das Finanças continuam a ser uma “força de bloqueio”, que trava estas despesas que, apesar de necessárias, “ficam na gaveta”, à espera da autorização das Finanças.

Numa audição ao ministro das Finanças na comissão de orçamento e finanças, a deputada do Bloco afirmou ainda que este bloqueio acontece porque existe “uma enorme vontade de ter uma enorme reputação do Governo e do Sr. ministro em Bruxelas e no Eurogrupo“ e deixou perguntas retóricas.» [Observador]
   
Parecer:

Como diria o outro força de bloqueio é a tua tia.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»