quinta-feira, abril 26, 2018

CLARIFICAR O SISTEMA PARTIDÁRIO

Quase todos os anos as comemorações do dia 25 de Abril ficam manchadas pelo comportamento de personalidades ligadas ao PSD. É estranho, sendo o PSD supostamente social-democrata, ainda que essa orientação ideológica corresponda mais a um disfarce, seria de esperar que nesta data não se sentisse nervoso. 

Com Cavaco Silva em primeiro-ministro ou presidente ocorreram sempre incidentes, durante esses longos anos os deputados do PSD estavam dispensados de chamar a si o protagonismo. Com Passos Coelho houve alguma acalmia, o então líder do PSD gostava muito de cultivar a imagem de social-democrata amante da democracia, enquanto fazia passar a sua agenda de extrema-direita chique.

Agora, com Passos a andar por aí, a oposição interna do PSD decidiu usar as comemorações do 25 de Abril para se armar em maioria silenciosa, chamando a si o protagonismo ausentando-se do parlamento. Foi um passo positivo, finalmente uma parte do PSD assumiu a sua relação problemática com a democracia.

É positivo que haja uma clarificação ideológica dos partidos, que cada um assuma claramente a sua agenda política e ideológica e se deixem de lançar marcas políticas que disfarçam o conteúdo da embalagem, como sucede desde sempre com o PPD/PSD ou, mais recentemente, com algumas organizações frentistas da extrema-esquerda.