quarta-feira, outubro 11, 2023

 


PERSONALIDADE 'O JUMENTO' DO DIA
CARLOS MOEDAS, PRESIDENTE DA CM DE LISBOA

Se é propondo o nome de um bispo para a ponte sobre o Rio Trancão ou tentando elevar o dia 25 de Novembro ao estatuto do dia 25 de Abril que Carlos Moedas tenta afirmar o seu nome a pensar numa candidatura à liderança do PSD e , consequentemente, a primeiro-ministro, está a cometer mais um dos seus erros.

Usar esta bandeira numa questão que sempre foi pacífica parece unir a direita em torno das reivindicações patéticas, mas o que acaba por fazer é transformar o PSD num CHEGA cor de laranja, disputando ao André Ventura as simpatias do eleitorado mais à direita.

Não é uma manobra digna de alguém inteligente, mas sim de um político que se julga espertalhão e usa as datas históricas da pior forma. Por cada voto eu conquista ao CHEGA perde muito mais ao centro e à esquerda.




PS: 

"Nunca na minha vida pensei que um dia fosse ver um partido político, na Europa, justificar o massacre de crianças judias", começa por declarar o embaixador de Israel em Portugal, ao condenar, esta segunda-feira, a posição do PCP face ao ataque sem precedentes do grupo extremista palestiniano Hamas contra Israel.” (Diário de Notícias

Está no direito do embaixador de Israel defender como bem entende as políticas do seu governo, ainda que se esperasse   u, no mínimo, que fosse rigoroso, intelectualmente honesto e não recorrendo ao populismo, usando as crianças de Israel que foram vítimas dos ataques do Hamas, que todos consideramos deplorável, como são deploráveis tudo o que seja desrespeito dos direitos humanos.

Mas o embaixador não se limitou ao seu Twitter, também fez as mesmas declarações, participando numa manifestação em Lisboa. E aí parece que o embaixador se excedeu, tendo confundido uma praça de Lisboa com a Praça de Maidan.. Manifestar-se numa manifestação pública para atacar um partido português é inaceitável e deve ser condenado, seja qual for a posição do partido de ue ele discorda.

Se o embaixador de Israel discordasse de uma posição do Partido Republicano ou do Partido Democrata, dos EUA, também ia para uma praça de Nova Iorque comportar-se da mesma forma? Claro que não, ele faz isso em Portugal porque acha ue somos uma república das bananas.

A propósito, basta ler o comunicado do PCP que ele refere para se perceber que nada do que ele acusa consta nesse comunicado, que, afinal, toma uma posição que muitos europeus e israelitas partilham.