sábado, janeiro 10, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Arraiolos

IMAGEM DO DIA

[Mohammed Salem / Reuters]

«Panorámica de Gaza durante un ataque del ejército israelí.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

A "fonte" da Presidência da República

Desde que Cavaco Silva é Presidente da República que o Palácio de Belém intervém na política nacional: através das posições do Presidente da República e pelas bocas da "fonte" da presidência, que umas vezes é desmentida e outras não, aliás, a maioria das vezes a mensagem passa sem qualquer desmentido. O caso mais famoso e ridículo foi a famosa comunicação que o Presidente fez a propósito do Estatuto dos Açores que foi divulgada pelo Público com base na famosa "fonte". Já quando o Expresso escreveu que os assessores da PR fizeram pressões para que os cavaquistas escolhessem Manuela Ferreira Leite para candidata à liderança do PSD a notícia foi desmentida, mas a verdade é que o jornal tomou posição mantendo o que disse.

A verdade é que a Presidência da República tem usado e abusado da famosa "fonte" para mandar recados, fazendo política com base no. É lamentável como, aliás, já aqui foi dito várias vezes.

Desta vez a PR foi mesmo obrigada a emitir um comunicado para desmentir as acusações de Mário Crespo, algo que mais tarde ou mais cedo teria de acontecer. A calhandrice não é a forma mais legítima e transparente de fazer política e apenas se lamenta que a Presidência use este estratagema para poupar Cavaco Silva a intervenções públicas incómodas.

PAI BIOLÓGICO

Com o caso Esmeralda parece que até provem que são muito amorosos todos os pais são apenas pais biológicos e que enquanto tal a paternidade pode ser alvo de uma opa de amor. Aliás, não entendo porque razão os jornalistas não se referem ao pai por simplesmente pai e aos "pais de amor" por candidatos à adopção, para não dizer raptores candidatos a uma adopção ilegal. Não entendo também porque se referem ao pai por "pai biológico" e a Aidida Porto por mãe.

AVES DE LISBOA

Toutinegra-de-cabeça-preta [Sylvia melanocephala]

O PLANO DE SÓCRATES

«Sócrates já começou a preparar activamente a próxima eleição geral. É hoje a única política dele e do Governo. Primeiro, como se esperaria, tratou do congresso, donde tenciona sair com um apoio unânime e, se possível, isolar a franja radical e Manuel Alegre. Isto implicava a cooptação da "esquerda" e ele percebeu. António Costa, um antigo apoiante de Alegre, vai ser o "coordenador" da "moção de estratégia", entregue a uma "equipa" em que também entra mais gente de Alegre (Vera Jardim, Osvaldo de Castro, Alberto Martins, Santos Silva e Jorge Lacão) e alguma gente de Ferro (Vieira da Silva e Pedro Adão e Silva). Um pequeno grupo que pensava apresentar uma moção concorrente (Paulo Pedroso, Maria de Belém, Ana Gomes, João Cravinho e por aí fora), e que desistiu por falta de "condições", acabou por aceitar o compromisso oficial. Uma parte foi para a comissão de Costa. Outra parte, pensando com certeza no seu próprio futuro, deu por garantido um "debate sério".

Ficaram de fora Manuel Alegre e João Soares. Mas Manuel Alegre não tem tropas que cheguem no PS e ou pura e simplesmente não se candidata, ou continua no seu canto, fatalmente ao lado do BE, a falar para fora do partido - um papel "odioso" em ano de eleições. Quanto a João Soares, não passa de um resíduo, sem consequência. Ao contrário de Ferreira Leite, Sócrates conseguiu pôr ordem na casa e proteger a sua retaguarda. Agora, o eleitorado descontente do PS ou vota no PC ou no BE, o que é pouco provável, ou decide não votar, o que, prejudicando Sócrates, não o impede de procurar uma contrapartida à direita.

Desta óptima posição táctica, Sócrates resolveu avançar para a fase seguinte do exercício: antecipar as legislativas para 19 de Julho. Porquê? Por duas razões. Primeira, porque a crise piora dia e dia e o tempo está evidentemente contra ele. E, segunda, porque em cinco meses não há maneira de Ferreira Leite unir e disciplinar o PSD. A ideia é perfeita. Sobretudo porque o PSD, com a sua usual incompetência, não a rejeitou logo. Paulo Rangel disse que "não a descartava", nem "deixava de a descartar", Pedro Passos Coelho que "não via nenhum mal" na coisa e só depois, muito depois, Ferreira Leite recusou terminantemente a manobra. Claro que a decisão é de Cavaco. Mas Cavaco hesita entre uma nova maioria absoluta e um parlamento dividido - e com certeza não quer um ano de agitação de "rua". De resto, o PC, o CDS e Bloco ainda não se pronunciaram.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Vasco Pulido Valente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

UM AVÉ AO ARREBOL

«Sim, sim, pode não existir o pecado do lado de baixo do Equador. Mas na Escandinávia as pessoas também não se enrolam menos, nem se sentem mais culpadas por causa disso. A verdade é que tanto o calor como o frio dão tesão. As temperaturas intermédias também. É como a cor da capa do toureiro: é irrelevante. O que irrita o touro é haver ali um homenzinho de lantejoulas aos gritos e saltinhos.

No entanto, o tesão do calor é indolente; é uma Maria-vai-com-as-outras. O sol bate na braguilha e a ideia logo se forma na cabecinha. Para mais, andamos todos nus e os anúncios têm sempre beldades risonhas a brincar com mangueiras e cerejas.

Já este frio é amigo de um tesão mais indómito. Criando-se contra os elementos, debaixo de escorregadios edredons, parece rir-se da massa de ar polar que procura cercá-la. Tem algo de Jack London; das taigas.

Os enrolanços a esta temperatura produzem o mais aconchegador de todos os calorinhos humanos. Levanta-se um pouco a tenda de lençóis e cobertores e é um prazer (e uma recompensa) soltar umas ondinhas do efeito-estufa no seu melhor.

Onde dantes havia só frio e gelo - aqueles plantígrados e ungulados pés com que me alcançaste foram recuperados de algum mamute? - existe agora um quentinho sustentável e amigo do ambiente, a que os ingleses chamam afterglow e a que nós deveríamos chamar arrebol.

A suadeira pós-enroladeira do Sul e do Verão e do Chico Buarque bem pode esperar.» [Público assinnates]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

JÁ HÁ PROBLEMAS POR CAUSA DAS FONTES DA PRESIDÊNCIA

«A Presidência da República rotulou ontem de "absolutamente falsa e totalmente destituída de fundamento" a acusação de Mário Crespo sobre fontes presidenciais que, no entender do jornalista, fazem veicular notícias sobre as intenções de Cavaco Silva para, mais tarde, desmenti-las.
De acordo com uma carta de Belém enviada ao CM, as declarações de Mário Crespo no programa ‘Nós por Cá’, da SIC, foram 'extremamente graves e lesivas do bom nome de uma instituição da República, bem como da honra de todos quanto nela trabalham'.»
[Correio da Manhã]

Parecer:

A verdade é que com ou sem o consentimento do Presidente da República a já famosa "fonte da Presidência da República" tem intervindo na vida política portuguesa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se os senhores da Casa Civil da Presidência da República que quem não quer ser urso não lhe veste a pele.»

TANTO ARTIGO POR CAUSA DO COLAR DO PROCURADOR

«Ora aqui vai: "Ao abrigo dos nº 1 e 2 do artigo 90º do Estatuto do Ministério Público, aprovado pela Lei nº 47/86, de 15 de Outubro, e alterado pelas Leis nº 2/90, de 20 de Janeiro, 23/92, de 20 de Agosto, 10/94 de 5 de Maio, 33-A/96, de 26 de Agosto, e 60/98, de 27 de Agosto, conjugado com o nº 2 do artigo 18º do Estatuto dos Magistrados Judiciais, aprovado pela Lei nº 21/85, de 30 de Julho, alterada pelo Decreto-Lei n º 342/88, de 28 de Setembro, pelas Leis nº 2/90, de 20 de Janeiro, 10/94, de 5 de Maio, 44/96, de 3 de Setembro, 81/98 de 3 de Dezembro, 143/99, de 31 de Agosto, 3-13/2000, de 4 de Abril, 42/2005, de 29 de Agosto, 26/2008, de 27 de Julho, 52/2008, de 28 de Agosto, e 63/2008, de 18 de Novembro, manda o Governo, pelo ministro da Justiça, que seja aprovado o modelo do colar para uso em ocasiões solenes do procurador-geral da República."» [Correio da Manhã]

Parecer:

É mesmo para rir.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a competente gargalhada.»

MANUELA FERREIRA LEITE ENCOMENDA ESTUDO DE IMAGEM A ESPANHA

«Manuela Ferreira Leite está preocupada com a "imagem" do partido. Por isso, a líder do PSD, encarregou a secretaria-geral de preparar uma sondagem interna, em que os militantes devem "caracterizar a imagem do partido". A sondagem ficará a cargo da empresa espanhola de tratamento de dados ODEC, que irá inquirir militantes aleatoriamente.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Santos da casa não fazem milagres.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a MFL se não acha que a imagem é tão má que dispensa estudos.»

UM GOVERNADOR CIVIL MUITO OCUPADO

«O Ministério Público está a analisar a legitimidade da acumulação de funções do governador civil de Vila Real, António Martinho, como presidente da comissão instaladora do Pólo Turístico do Douro e candidato à liderança daquela estrutura nas eleições de hoje, soube o DN junto de fontes ligadas ao processo.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Há por aí muita fome encoberta...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao governador civil que se demita dos dois cargos.»

PRESIDENTES DE CONSELHOS EXECUTIVOS ADMITEM DEMISSÃO

«Os cerca de 100 presidentes de escolas que se vão reunir amanhã em Santarém estão a planear demitir-se em bloco como forma de protesto contra a avaliação dos professores. Ao que o DN apurou, os líderes dos conselhos executivos vão discutir esta hipótese por considerarem que as novas regras da avaliação, introduzidas com o simplex, lhes criou mais pressão e tornou intranquilo o ambiente nas escolas.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Que se demitam.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «O ministério da Educação que nomeie comissões administrativas.»

BPN COMPROU COLECÇÃO EGÍPCIA FALSA

«A colecção de arte egípcia que o BPN comprou por 5 milhões de euros integra peças falsas e outras de antenticidade muito duvidosa, disse à Lusa o director do Museu Nacional de Arqueologia, Luís Raposo.

"O que lhe posso dizer, através dos contactos que fiz e das fotografias que vi dessa colecção, e sobretudo do relatório da conservadora do Museu Nacional de Arqueologia que encarreguei de estudar o assunto, é que tenho a convicção absoluta e noutros casos a certeza, de que são peças na maior parte falsas, não são autênticas", afirmou à Lusa Luís Raposo.» [Diário Económico]

Parecer:

Parece que os senhores do BPN não fizeram um único negócio bem feito.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Dias Loureiro se participou no negócio.»

FORAM CONGELADOS OS BEM DE OLIVEIRA E COSTA E DA "EX-" MULHER

«José Oliveira Costa, ex-presidente do Banco Português de Negócios, tem os seus bens arrestados por ordem do tribunal. De acordo com a TVI, o Tribunal Cível da Comarca de Lisboa decidiu também congelar os bens da sua ex-mulher.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Enfim, uma notícia típica de um dia frio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento aos interessados.»

O PRESIDENTE DA JUNTA TINHA RAZÃO

«Um autarca de Paredes de Coura insurgiu-se esta sexta-feira contra a decisão do tribunal local de mandar em liberdade um «profissional de furtos de carros», que a primeira coisa que fez mal saiu do edifício foi roubar-lhe o carro.

«A polícia levou-o ao tribunal pelo furto de um carro no Gerês. No final, a juíza mandou-o embora, dizendo-lhe para lá voltar dali a 15 dias. Ele parece que logo disse que precisava de um "coche" para andar. E, mal saiu, viu o meu a jeito e levou-o», contou, à Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Resende. » [Portugal Diário]

Parecer:

É uma pena que o carro não pertencesse a um juiz.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a competente gargalhada.»

CASO ESMERALDA: ANOS DEPOIS CUMPRIU-SE A DECISÃO JUDICIAL

«O tribunal de Torres Novas conferiu hoje a guarda definitiva da menor Esmeralda Porto ao pai, Baltazar Nunes, fazendo cumprir uma decisão judicial de Julho de 2004 que já fora confirmada pelo Supremo Tribunal de Justiça, disse fonte judicial.» [Público]

Parecer:

Finalmente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a decisão do tribunal.»

E"EXTREME WEATHER" [imagens]

PETER LANE

Õ NOVO CARRO MADE IN CHINA

ALKA-SELTZER