sexta-feira, março 28, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Tocando no Rossio, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Greg Baker/Associated Press]

«Paramilitary police forces guarded the team buses after the World Cup soccer qualifying match between Australia and China in Kunming, Yunnan Province, in southwestern China. The match ended in a 0-0 draw.» [The New York Times]

JUMENTO DO DIA

A novidade do dia

Luís Filipe Menezes não só mostrou que consegue dar uns toques na bola como já deixou de contabilizar investimentos em quilómetros de auto-estrada, ontem propôs uma medida e conseguiu prever os seus custos em euros, ouviram bem, em euros. Até fiquei com a impressão de que para Menezes foi mais importante mostrar-nos que já conseguia fazer contas em euros do o que programa que se lembrou de apresentar e que na próxima semana já terá sido esquecido.

LOGOS DOS JOGOS DE PEQUIM

BOICOTAR OU NÃO OS JOGOS OLÍMPICOS?

Em relação aos acontecimentos recentes no Tibete vão-se desenhando duas posições claras quanto ao boicote dos Jogos Olímpicos de Pequim, os que defendem que a presença inflige maiores incómodos ao regime chinês e os que são pelo seu boicote.

Os que defendem a realização dos jogos têm alguma razão nos seus argumentos, a presença nos jogos poderá ser uma oportunidade de os aproveitar contra o regime. Partem do pressuposto de que com o boicote se prejudicariam os atletas e perder-se-ia essa oportunidade de prejudicar um regime repressivo.

Esta posição revela alguma ingenuidade, quase somos levados a pensar que os jogos são um pesadelo para o regime chinês, enquanto o boicote seria um processo quase instantâneo que se esgotaria rapidamente. Se o que está em causa é denunciar um regime que não tem o menor respeito pelos direitos humanos, a não ser para efeitos cosméticos, o boicote será a melhor estratégia, é, aliás, a que mais preocupa os dirigentes chineses e os seus representantes oportunistas que por aí vão aparecendo.

Um boicote infligiria um prejuízo efectivo, impediria a China de mostrar o que quer como sendo o seu lado bom, faria perceber aos seus dirigentes que o desrespeito pelos direitos humanos tem um custo elevado. Ao contrário do que alguns parecem dar a entender, um boicote seria um processo moroso que obrigaria muitos governos a assobiar para o ar a tomarem uma posição, nem que o fizessem escondidos atrás de uma posição colectiva.

Se o que está em causa são os direitos humanos é o boicote a única solução defensável até porque a realização dos jogos na China é incompatível com o espírito olímpico, essa decisão só foi tomada porque os jogos se transformaram num imenso negócio onde os atletas pouco representam.

A realização dos jogos acabará por favorecer a China, os protestos não passarão de manifestações marginais rapidamente apagadas por uma imensa máquina publicitária alimentada pelas grandes marcas desportivas. Os nacionalismos empenhados em conquistar medalhas não vão querer que essas medalhas fiquem sujas por protestos. E quem se lembrar de protestar na própria China vai passar por uma má experiência.

Se queremos ser solidários com os tibetanos, com os que foram chacinados na Praça Tien An Men ou com os que são perseguidos pelo capitalismo de estado chinês a solução é o boicote. Ao menos ficamos a saber quem está contra e quem está a favor.

O PCP, O TIBETE E A MATULONA DO CAROLINA MICHAELIS

Foi preciso ir ler um artigo de opinião sobre os acontecimentos na escola do Porto para conseguir ler algumas palavras de alguém do PCP sobre o que está a acontecer no Tibete. Vale a pena ler no Avante, na secção "argumentos":

«Forçosamente vinculada à televisão e aos seus conteúdos, esta dupla coluna estava hoje praticamente obrigada a abordar um de dois assuntos que recentemente dominaram a TV que nos é fornecida: a ofensiva desencadeada contra a China a partir das perturbações no Tibete e o «motim» havido na Escola Carolina Michaëllis com a quase-agressão de uma aluna à professora de Francês. Sendo preciso escolher entre um e outro tema, parece mais prudente preferir o do Porto ao do Tibete, não por este ficar substancialmente mais longe mas sim para evitar que as más-línguas do costume disparem as habituais acusações de anti-americanismo selvagem e/ou de subserviente apoio a um país dirigido por um partido comunista. Quanto a isto, registarei que até na televisão alguém disse, ainda que discretamente, que nunca, em nenhum tempo histórico, o Tibete foi independente, sempre tendo sido considerado parte integrante da China. Quanto ao resto, que é vasto mas não é misterioso, resta desejar que os Jogos Olímpicos se realizem em Pequim, como o Dalai Lama afirma desejar, e que a representação norte-americana seja lá muito feliz. Tal como todas as outras, naturalmente. Arrumada assim essa questão, é tempo de passar ao caso do Porto que, como se sabe, escandalizou e emocionou o País. »

Para o PCP, já que o artigo não é assinado esta só pode ser entendida como uma posição do PCP, no Tibete ocorreram perturbações e o que sucedeu na escola Carolina Michaelis foi nada menos que um «motim». Para o PCP os mortos do Tibete apenas perturbaram, o que importa analisar foi a "quase agressão" da aluna à professora.

Como o papel é escasso o PCP teve que escolher o tema a que dedicar a coluna, achou mais prudente tomar posição sobre a matulona para evitar as más línguas, até porque a questão do Tibete nem existe, o PCP resolveu facilmente a questão, alguém na Soeiro Pereira Gomes ligou a televisão e "ouviu alguém" dizer que o Tibete nunca foi independente. Se alguém o disse está feita a confirmação histórica, se algum tibetano protestar qualquer militar ou polícia tem todo o direito de lhe dar nos cornos ou mesmo mandá-lo desta para melhor, porque para os "nossos" modelos de virtudes democráticas do PCP isso não passará de uma perturbação, nada comparável com um tabefe ou um empurrão dado por uma matulona do Carolina Michaelis.

Bolas, tanta hipocrisia, o Avante agora avalia os direitos de uma nação por aquilo que alguém disse na televisão? Será que na televisão da sede do PCP não passam as notícias sobre os raptados das FARC, sobre o que sucedeu no Tibete ou na Praça de Tien An Men, para não falar da miséria da Coreia do Norte tão apreciada pelo Bernardino Soares?

Este PCP não sofre de ortodoxia, tem uma grave problema de arteriosclerose múltipla, não consegue justificar o seu sonho de comunsimo sem ter que apoiar e aprovar os abusos e assassínios de algumas ditaduras ou candiodatos a ditadores.

A DEMOCRACIA BOICOTADA

«As respostas demasiado suaves à crise do Tibete são um mau indício de algo que está a mudar no mundo. 2008 já não é 1989. Passaram quase duas décadas desde o ano mágico dos protestos de Tiananmen e da queda do Muro de Berlim e da hipótese da democracia universal que abriram. Essa paixão arrefeceu e os silêncios insistentes em torno dos protestos dos últimos dias mostram-no. Sim, Sarkozy falou em boicote, depois amaciou o discurso, o suficiente para ouvir uma reprimenda pesada de Pequim - o Tibete, permitiram-se dizer, é como os subúrbios de Paris. Disse pouco, mas foi o único. E não é só o realismo puro e duro que parece estar a tolher as democracias. Claro, há o peso económico da China, certo há o peso de Pequim no delicado teatro das relações mundiais e tudo isso evidentemente conta. Mas há pelo menos uma coisa pior do que o realismo: a resignação, ou a constatação da incapacidade das democracias em tornar real o mítico fim liberal da história que Francis Fukuyama inventou como alternativa ao mítico fim marxista da história. Mas Marx e Fukuyama beberam as suas ilusões aparentemente antinómicas na mesma fonte: a crença falaciosa na inevitabilidade do progresso. Sim, a história move-se, mas nem tudo o que se movimenta tem um destino. (...)» [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Gaspar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

33 MIL UTENTES DO SNS RECUSAM VALES-CIRURGIA

«Nos últimos três anos, quase 33 mil doentes recusaram ser operados fora do seu hospital de origem, rejeitando a utilização dos chamados vales-cirurgia em hospitais privados ou do sector social. Em causa estão três grandes motivos, um dos quais "o facto de os doentes gostarem dos seus médicos", afirma Pedro Gomes, coordenador do Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC). Os doentes com situações menos críticas são os que optam por se manter nas listas de espera.» [Diário de Notícias]

Parecer:

É porque não precisam assim tanto de ser operados.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Que vão pedir ao autarca local para os levar a Cuba.»

PROCURADOR DISTRITAL DIZ QUE FOI INDISCIPLINA

«O incidente causado pela disputa de um telemóvel no interior da sala de aula, envolvendo uma professora e uma aluna da Escola Secundária Carolina Michaëlis, "não é um crime, é um acto de indisciplina", disse ao DN o procurador distrital do Porto, Pinto Nogueira.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Se aquilo que aparece no vídeo é indisciplina o que será uma agressão?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao procurador-distrital.»

A MATULONA DO CAROLINA MICHAELIS FOI TRANSFERIDA

«Patrícia e Rafael, a aluna que agrediu a professora de Francês na Escola Secundária Carolina Michaelis e o colega que filmou o incidente, foram transferidos de escola. Os alunos conheceram ontem a sanção, mas ainda não sabem qual é o estabelecimento de ensino que vão frequentar. "Não quero falar disso", disse o jovem ao CM, enquanto a mãe de Patrícia também foi parca em palavras.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Isto é, nada lhe aconteceu.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereçam-se capacetes aos professores da nova escola da menina.»

SOMAGUE VAI TER QUE PAGAR A MULTA

«O Tribunal Constitucional (TC) indeferiu a reclamação da empresa Somague quanto à coima de 600 mil euros, decretada pelo TC após ter sido comprovado um financiamento ilícito ao PSD, durante as eleições autárquicas de 2001. Findo, assim, o processo, resta agora àquela empresa pagar a referida multa.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Estava-se mesmo a ver que o recurso apenas poderia servir para adiar a decisão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

O GOVERNO VAI ESTAR PRESENTE NA ABERTURA DOS JOGOS

«O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, garantiu esta terça-feira que o Governo Português tem a intenção de estar representado na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, escreve a agência Lusa.

O ministro declarou ainda que «onde desfila a bandeira portuguesa os governantes de Portugal, por princípio, podem e devem estar presentes», frisando que não se trata de «uma cerimónia de abertura da China». » [Portugal Diário]

Parecer:

Ter coragem para fazer o contrário é que seria razão de espanto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro se não acha que está a falar cedo demais.»

PROFESSORA APRESENTA QUEIXA CONTRA A MATULONA DO CAROLINA MICHAELIS

«A professora da Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto, que foi alegadamente vítima de agressão por uma aluna formalizou hoje uma queixa judicial contra a jovem. Além da estudante, a docente apresentou ainda uma queixa contra a turma onde ocorreu o incidente e um pedido de responsabilização para dois alunos maiores de 16 anos.» [Público assinantes]

Parecer:

O que dirão agora o bastonário da Ordem dos Advogados e o Procurador Distrital do Porto?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a decisão da ministra.»

TÊM QUE ATRAVESSAR UM RIO COM CROCODILOS PARA IREM À ESCOLA

«Estudantes de um vilarejo na África do Sul são obrigados a cruzar um rio cheio de crocodilos a nado ou em bóias para freqüentar a escola.

Os moradores exigem a construção de uma ponte porque crianças de até 7 anos de idade passaram a ter de cruzar o rio depois que o barco que levava os moradores à outra margem foi roubado. » [BBC Brasil]

Parecer:

Que contraste com aquilo que ouço sobre as nossas escolas...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Transfira-se para essa escola as matulonas das nossas escolas.»

ADOBE LANÇA PHOTOSHOP EXPRESS ONLINE GRÁTIS

«Tal y como se anunció hace algún tiempo, Adobe ha presentado Photoshop Express, la versión gratuita y online de su conocido editor de imágenes, según recogen en News.com.

Photoshop Express, que estará un tiempo en periodo de pruebas, tiene 2GB de capacidad y necesita Flash Player 9 para funcionar.» [20 Minutos]

O MINISTRO DAS FINANÇAS VAI VIGIAR O QUÊ

Ao ouvir o ministro das Finanças dizer que ia vigiar os preços para se assegurar que a redução da taxa do IVA se vai repercutir nos preços quase dei uma gargalhada, o mesmo ministro que não conseguiu que os ginásios repercutissem uma redução imediata de 13% do iva aplicável ao sector vai agora conseguir vigiar uma redução de 1% na generalidade dos sectores? E com base em que lei o ministro pode obrigar um comerciante a reduzir os preços? Há aqui qualquer coisa de errado, quando o IVA baixou 13% para os ginásios os governantes justificaram-se dizendo que não podiam controlar os preços.

Sejamos honestos, quando até que a redução do IVA entre em vigor só a inflação poderá subir mais do que 0,5%, até pode suceder que nalguns meses a inflação possa ter aumentos superiores.

O ministro vai controlar o quê?

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Não há mal que não se cure", "A sombra do Convento", o "Pensamentos" e o "PS Lumiar" também não acha que o professor Charrua seja agora o modelo das virtudes docentes.
  2. O "Alcáçovas" pescou a imagem de Bush feita com retratos dos soldados americanos mortos no Iraque.
  3. O "Alcáçovas" pescou duas imagens relativas aos jogos de Pequim.
  4. O "Burriqueiro" pescou um vídeo feito na Grand Central de Nova Iorque.
  5. "A Barbearia do Senhor Luís" sugere a leitura do post "os jogos da hipocrisia".
  6. O "The Watchdog" gostou de um cartaz publcitário da Tesa que manda calar Sócrates.
  7. O "Aragem do Sul" foi incluído na lista de links d'O Jumento.

NO "RAIM´S BLOG": "BEIJING I"



NO "SOBRE O TEMPO QUE PASSA"

A ler "enquanto o pau vai e vem folgam as costas":

«Ontem no tradicional "Quadratura do Círculo" gostei de ouvir os comentários de Pacheco Pereira e Jorge Coelho, denunciarem a «tendência para o silêncio cúmplice» que pressiona os professores a não apresentar queixas sobre a a vérmica violência que afecta as escolas. É assim natural que as estatísticas oficiais sobre a matéria não sejam capaz de fotografar a realidade. Apenas acrescentaria que tal acontece não apenas com alunos problemáticos contra professores, mas também com muitos outros segmentos de violação do Estado de Direito em todo o tipo de escolas, nomeadamente no ensino universitário. Eu até já vi actuais e antigos responsáveis políticos e administrativos de certas escolas emitirem solenes declarações tipo "enquanto o pau vai e vem folgam as costas", e dizendo, sobre aqueles que se sentem violados nos seus direitos, para eles irem para os tribunais, porque enquanto estes, dentro de dez anos, ainda estarão a tentar julgar a coisa, já os gestores que gostavam de ser Almerindo Marques estarão a gozar as delícias da reforma, deixando na balbúrdia a coisa que quiseram reformar. Aliás, os donos do poder até recorrem a advogados pagos pelo orçamento que devia ser de todos, enquanto os queixosos têm que pagar a coisa do seu próprio bolso.»

GALA GALANKINA

ALKA SELTZER