domingo, agosto 02, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

IEM DA PRAIA DO CABEÇO

Borrelho-pequeno-de-coleira [Charadrius dubius]

O Verão do ano passado foi antecedido de temporais de vento de Levante coincidentes com marés vivas tendo-se formado pequenas lagoas na Praia do Cabeço. Foi um bom ano para fotografar borrelhos-pequenos-de-coleira, aves que aparece com frequência nas praias do Algarve.

FOTO JUMENTO

Almourol

JUMENTO DO DIA

Francisco Loiuçã

Francisco Louçã aproveitou o regresso de férias de Joana Amaral Dias para com o seu ar arrogantezinho dar por encerrado o suposto incidente com as acusações que lançou a Sócrates. Só que nem as declarações de Joana Amaral Dias são claras e muito menos conclusivas, como acabaram por desmentir muito do que Louçã disse.

Nas declarações a que pude assistir na televisão não vi Joana Amaral Dias dizer que foi convidada para altos cargos do Estado, acusação a que Louçã deu mais importância do que ao convite para candidata a deputada. Aliás, um mera sondagem para saber se Joana Amaral Dias queria ser candidata a deputada não tinha nada de anormal, o grave teria sido a tentativa de "comprar" a militante do BE e essa acusação ficou por provar.

É evidente que Louçã quer dar o caso por encerrado antes que alguém compare o que ele andou a dizer com o que Joana Amaral Dias disse, não vá alguém perceber que Louçã foi mentiroso e oportunista. E resta saber se Joana Amara Dias pois parece que ninguém acredita que ela mal conhece quem falou com ela, como declarou à televisão.

JORNALISMO IDIOTA

Fartei-me de rir ao ver um jornalista a entrevistar o Rei Juan Carlos em portanhol enquanto o monarca espanhol respondia em português. Só mesmo um jornalista da TVI desconhece que o rei de Espanha foi educado em Portugal e fala perfeitamente português.

AVES DE LISBOA

Fuinha-dos-juncos [Cisticola juncidis]
Local: Parque da Bela-Vista

AVES DE LISBOA

No Jardim Botânico

O FUTURO: SEM FUTURO?

«Eles também nascem. E crescem. Também amam e esperam. São seres humanos como nós. Também sorriem, mas tristes: a alma afunda-se na negrura da impotência, da dor e da tristeza. Tentam trabalhar. Sofrem demais. Morrem cedo, demasiado cedo. De desnutrição, de falta de água e de higiene e de remédios. De fome. Faltou-lhes tudo.

Eles são os pobres. Aos milhões, cada vez mais. E é uma vergonha para a Humanidade que, quando há possibilidade do mínimo para todos, tantos morram ao abandono da fome. E Deus a perguntar, como no princípio a Caim: "O que fizeste do teu irmão?" Como se pode tolerar que ao mesmo tempo que aumenta a riqueza mundial seja cada vez maior o fosso entre os ricos e os pobres, cujo número, com a crise, não cessa de crescer?» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Anselmo Borges.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ALGUÉM CONVIDOU LOUÇÃ

«O líder do BE, Francisco Louçã, rejeitou este sábado fazer parte de um Governo de coligação, defendendo que esse cenários seria "uma confusão ou um pântano político".

'O que é preciso é uma alternativa, uma resposta. Não é preciso uma confusão ou um pântano político, que isso o País já tem tido tanto', defendeu Louçã, sublinhando que o BE não pretende participar numa coligação governamental.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Louçã está a chamar a atenção para si e a tentar mandar os votos do centro para o PSD. Para o líder do BE o importante é derrotar o PS para depois se armar em líder da oposição ao PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Louçã se alguém o convidou.»

DIRIGENTES DA ORDEM DOS MÉDICOS MULTADOS EM ESPANHA

«O bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, foi multado em 135 mil euros; o antigo presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, Miguel Leão, em 120 mil euros; e o antigo bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, João Silveira, em 160 mil euros. As multas foram aplicadas pela Direcção-Geral de Seguros de Espanha por terem recebido ajudas de custo para deslocações, alegadamente indevidas, enquanto desempenharam funções de conselheiros da seguradora espanhola AMA, em Madrid.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Terão declarado estes rendimentos?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se a DGCI e a Agência Tributária espanhola.»

MÃE DE LOUÇÃ TEM 78 ANOS E TRABALHA PARA O BE

«A mãe de Francisco Louçã, Noémia Anacleto, de 78 anos, trabalha para o Bloco de Esquerda (BE), partido liderado pelo filho. A advogada foi, aliás, nomeada conselheira de acompanhamento dos Julgados de Paz em representação do grupo parlamentar bloquista, em Agosto de 2008.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Seria muito interessante saber se a senhora é ou não remunerada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»

CASAMENTO GAY NÃO É INCONSTITUCIONAL

«Isto porque, o artigo 36 da Constituição diz, no primeiro ponto, que "todos têm o direito de constituir família e de contrair casamento em condições de plena igualdade". Enquanto, que o Código Civil refere que o casamento é um contrato entre pessoas de sexos diferentes, sublinha o advogado.

No entanto, os constitucionalistas Bacelar Gouveia e Paulo Otero defendem que não existe contradição entre a Constituição e o Código Civil. Os especialistas adiantaram ainda que para legalizar o casamento entre homossexuais não é preciso mudar a Constituição, basta alterar o Código Civil.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Isso poupa-nos a mais uma guerra legal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela próxima legislatura.»

JOANA AMARAL DIAS CONFIRMA O QUE JÁ SE SABIA

«O secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, admitiu ontem ter contactado Joana Amaral Dias para saber da sua disponibilidade para integrar as listas do PS, mas negando ter feito um convite oficial. As declarações do responsável socialista na SIC Notícias foram feitas depois de, na mesma estação, Joana Amaral ter confirmado o convite, acusando o secretário de Estado de "dar o dito por não dito".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Mas nada diz quanto a convites para altos cargos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Joana Amaral Dias se Louçã mentiu.»

VADIM GOLDSTEIN

CHILDS HEALRTH FOUNDATION