quarta-feira, agosto 26, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Esquilo no Parque José Gomes Ferreira, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Nikolas Giakoumidis/Associated Press]

«A burned tortoise lay by a dirt track near Marathon Lake, north of Athens, Tuesday. The wildfires that raged for days has been contained, but officials said at least 150 homes have burned down and tens of thousands of hectares of pine forest, olive grove, brush and farmland have been decimated.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Marques Ferreira, responsável pelo comando da Autoridade Marítima do Sul

O responsável pelo comando da Autoridade Marítima do Sul interpretou na perfeição o princípio de que "depois de casa roubada trancas à porta" e vei defender uma política mais activa na sinalética que assinala as situações perigosas nas prais portuguesas.

A verdade é que a jurisdição da marinha em todos os assuntos que respeitam à orla marítima, a conhecida "área de jurisdição marítima" é uma aberração, a Armada não tem vocação para muitas das matérias que são da sua competência, desde a segurança a questões de geologia, como se viu com o incidente ocorrido em Albufeira. Esta era uma competência do tempo em que ninguém ia à praia.

AVES DE LISBOA

Fuinha-dos-juncos [Cisticola juncidis]
Local: Parque da Bela-Vista (sul)

FLORES DE LISBOA

No Jardim Botânico

HÁ UM CONFLITO INSTITUCIONAL

«A entrevista que a dra. Manuela Ferreira Leite concedeu à RTP1, que vi e ouvi com a maior atenção, constituiu, para mim, uma profunda decepção. Não esperava muito, confesso, dadas as intervenções que tem feito, desde que é líder do PSD. Mas foi pior do que supunha. De uma banalidade que, algumas vezes, roçou o patético.

Só falou dela própria. É uma pessoa séria, decidida, que tem o culto da verdade, que só faz o que deve e não abre concessões para ninguém, sejam amigos ou não. Já o sabíamos. Mas tudo isto é o pressuposto para qualquer político, que tenha princípios éticos e não seja um oportunista. Não precisava, portanto, de o dizer, muito menos tê-lo dito à saciedade. Seria mais subtil - e ficar-lhe-ia com certeza melhor - se mandasse dizer a outrem todos os auto-elogios com que entendeu dever mimosear-se...» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Mário Soares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MARIA, HÁ UM MICROFONE ATRÁS DAQUELE QUADRO

«No campeonato das teorias da conspiração, a história das escutas no Palácio de Belém é a coisa mais mal engendrada que eu já ouvi desde a tese "o Elvis está vivo e foi raptado por extraterrestres". Mesmo para quem se habituou à costela Oráculo de Delfos que montou tenda no Palácio de Belém, com o Presidente-pitonisa - ou algum dos seus anónimos sacerdotes - a emitir umas frases cabalísticas cujo real significado é depois longamente debatido na comunicação social, a história das escutas é mais absurda do que as profecias gregas escondidas nos ossos de frango.

A primeira notícia sobre o tema citava um "membro da Casa Civil da Presidência da República" indignado por dirigentes do PS terem acusado assessores de Cavaco de participarem no programa eleitoral do PSD. Declarava o "membro" ao jornal Público: "Como é que os dirigentes do PS sabem o que fazem ou não fazem os assessores do Presidente? Estamos sob escuta ou há alguém na Presidência a passar informações? Será que Belém está sob vigilância?" O País inteiro entendeu a pergunta como sendo retórica: o "membro" não estava a questionar mas a afirmar. A Presidência da República vigiada - oh, o horror. Talvez algum secretário de Estado tivesse espalhado microfones pelo soalho. Talvez Júlio Pomar tivesse trocado os olhos de Mário Soares por duas microcâmaras quando lhe pintou o retrato. Quem sabe se algum dos mordomos do palácio não terá tirado Engenharia Civil na Independente. Perante uma boa teoria da conspiração, o céu é o limite.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por João Miguel Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

RECURSOS HUMANOS - SNS

«O compromisso dos profissionais de saúde que asseguram os cuidados de saúde implica o aprofundamento permanente de aptidões e competências, garantindo-se assim cuidados seguros e de qualidade.

(...) uma gestão rigorosa das organizações contribuem para a motivação e o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais. (...)

(...) O Governo do PS prosseguirá (...) a política de reforço da formação nas ciências da saúde, designadamente através do incremento das vagas para os cursos de medicina, enfermagem e restantes áreas de saúde, e do incremento da formação de especialistas em medicina geral e familiar. (...)

(Programa de Governo do PS - Avançar Portugal, pág. 72 e 73)

O SNS é uma das melhores realizações da era democrática. As mudanças que se têm operado na sociedade e os avanços tecnológicos nesta área em concreto transformam a adequação de meios e a reestruturação da rede de cuidados primários, de urgência, hospitalares e de cuidados continuados numa obrigatoriedade.

Os recursos humanos são a chave do sucesso em qualquer sector. Por muito bem apetrechadas que sejam as estruturas e as instituições, por muito avançados e automatizados que sejam os equipamentos, tem que se investir mais na formação e motivação dos profissionais.

Estes são escassos e estão sobrecarregados. É de todos conhecido o erro continuado na redução de vagas para os cursos de medicina, que perdurou por décadas. Por isso o aumento destas é essencial, sendo também de reequacionar a distribuição e o tipo de selecção dos candidatos.

As elevadíssimas médias necessárias para aceder a uma vaga são uma distorção da realidade, podendo estar a comprometer a formação de muitos hipotéticos excelentes profissionais.

A formação pós graduada e contínua é crucial para a diferenciação e adequação dos profissionais às exigências de qualidade que o Estado deve ter em relação ao serviço que presta. O respeito pelo doente exige respeito pelos profissionais, dando-lhes condições para assegurarem o seu trabalho em dedicação exclusiva, remunerações condignas, regimes de responsabilização e avaliação de desempenho rigorosas e transparentes, o que permitirá ganhos de produtividade e rentabilização dos serviços, com consequente diminuição dos tempos de espera cirúrgicos ou para terapêuticas adicionais. É portanto muito importante que o PS assuma um compromisso com a qualificação, motivação e diferenciação dos profissionais de saúde, investindo nos seus recursos humanos, indispensáveis a um Serviço Nacional de Saúde universal e de qualidade.» [Diário Económico]

Parecer:

Por Sofia Loureiro dos Santos, Autora do http://www.simplex.blogs.sapo.pt/, um ‘blog' feito por apoiantes do Partido Socialista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MOTORISTA DE PINTO DA COSTA ATROPELA LIVREMENTE

«Afonso Ribeiro, motorista de Pinto da Costa, atropelou hoje, à saída do tribunal de S. João Novo, um repórter-fotográfico e pôs-se em fuga, com o presidente portista também dentro da viatura de alta cilindrada, segundo o Record.

No momento em que Carolina Salgado, acompanhada pelos seus advogados e escoltada por cinco agentes da PSP, descia a pé a rua, a viatura onde seguia Pinto da Costa saiu do estacionamento e acelerou, tendo um agente da PSP feito sinal para abrandar, enquanto Carolina se encostava à parede e tendo atingido o fotógrafo terá sofrido apenas uma contusão na perna esquerda. "Foi a segunda vez que ele (Afonso Ribeiro, motorista de PC) me faz isto", queixou-se José Carmo. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Tanto quanto sei um dirigente do futebol está sujeito às regras aplicáveis a todos os cidadãos pelo que não se compreende que o motorista de Pinto da Costa ainda esteja em liberdade depois do atropelamento e fuga.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se a PSP sobre o que fez.»

ECONOMIA ALEMÃ SAI DA RECESSÃO

«O gabinete confirma assim o seu primeiro diagnóstico, com o crescimento de 0,3 por cento a pôr um ponto final a um ano de recessão da maior economia europeia.

O resultado positivo da economia alemã foi motivado pelo aumento do consumo público e privado, juntamente com o volume de investimentos no sector da construção e pelo superavite (saldo positivo) exportador.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Querem ver que é mais propaganda de Sócrates?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento à oposição.»

NO MELHOR PANO CAI A NÓDOA

«Um antigo administrador do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) é acusado de apropriação indevida de mais de 340 mil euros. A acusação, avançada pelas edições online do DN e do Público, refere ainda os crimes de peculato e de falsificação de documentos.

Ricardo Cunha é acusado de ter feito várias compras pessoais em nome do Supremo Tribunal de Justiça e do Gabinete do Ministro da República na Região Autónoma dos Açores, que Ricardo Cunha também chefiou.

Pelas contas do Ministério Público, a apropriação ilegal atinge os 344 mil euros, gastos, sobretudo, em obras de arte e objectos de decoração.» [TSF]

Parecer:

Os magistrados estavam a dormir?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo julgamento.»

MAX BRADLEY

MANGALOO