sábado, agosto 08, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTOS DE FÉRIAS NA PRAIA DO CABEÇO

FOTO JUMENTO

Beco da Caridade, Bairro da Sé, Lisboa

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Ao que parece Cavaco Silva, que teve de levar um jipe cheio de papelada para férias, anda zangado com Sócrates porque o mandatário nacional da sua candidatura presidencial não foi reconduzido no Conselho de Bioética. Depois do apoio descarado a Manuela ferreira Leite e das intervenções públicas contra Sócrates o senhor presidente deveria começar a habituar-se à ideia de que não pode usar o Governo para proporcio0nar cargos aos seus amigos, que use os da Presidência da República.

UMA PERGUNTA A JERÓNIMO DE SOUSA

Se as listas do PS tivessem arguidos em processos por terem sido apanhados com malas cheias de dinheiro teria sido tão simpático como foi com as listas do PSD?

Chega a ser ridículo este apoio militante do PCP ao PSD numa tentativa sinistra de levar Ferreira Leite ao poder.

AVES DE LISBOA

Toutinegra-de-cabeça-preta [Sylvia melanocephala]
Local: Parque da Bela-Vista

FLORES DE LISBOA

No Jardim Botânico

CANDIDATOS A SUSPEITOS

«E se de repente todos os candidatos às legislativas e autárquicas desaparecessem dos jornais, rádios e TV? A resposta deve chegar já a seguir, caso seja acatada a última directiva da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Invocando a Constituição, a Comissão Nacional de Eleições e "queixas e pedidos de informação" sobre a matéria, a ERC impõe a "igualdade de oportunidades" nos media para todas as candidaturas, traduzindo-a na suspensão da participação de candidatos "em espaços de opinião ou equivalentes" e "de entretenimento ou culturais desde que lhes proporcionem visibilidade acrescida".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Fernanda Câncio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

NO PAÍS DAS MARAVILHAS

«Em Abril, o “The Economist” recomendava para Portugal um investimento na qualificação da mão-de-obra.

Que as políticas nacionais devem ter a tecnologia e a inovação no seu centro estratégico, foi o conselho de Charles Wessner, que veio em Julho ao Porto explicar que a crise internacional só pode ser superada com o auxílio das universidades.

Estas intervenções recentes são análogas a muitas outras a que temos assistido ao longo dos anos, concordantes no diagnóstico e na terapia, aumentar a competitividade reformando o tecido produtivo e qualificando a mão-de-obra. Esta terapia, como explicou o conselheiro de Obama, passa necessariamente pelas universidades, em particular pelas escolas públicas de ciência e tecnologia que são incubadoras da inovação e empreendedorismo que urgem em Portugal.

Mas parece que nem todos os nossos políticos estão conscientes de que é necessário assegurar as condições para que estas escolas possam preparar os seus alunos para responderem aos desafios de uma nova era, em que a tecnologia e a inovação são determinantes na competitividade. Há quem viva num país das maravilhas, onde basta dizer que é prioritário aumentar a competividade e tudo se compõe num passe de mágica, sem esforço nem investimento.

De facto, se o programa do PS indica que aprenderam com os erros dos últimos anos, a antevisão do programa do PSD é deveras preocupante. Em relação ao primeiro, para além do reconhecimento de que não se pode investir apenas em ciência e desinvestir no ensino superior, a página 23 parece um mea culpa que promete livrar-nos do insustentável peso burocrático que o Código dos Contratos Públicos acarretou para as universidades.

Já as linhas gerais do programa eleitoral do PSD são intrigantes. O último ponto, sobre educação, indica que, para o PSD, esta se resume ao ensino básico e secundário. Mas, realmente mistificante é o ponto sobre políticas económicas, do qual transparece que melhorar a competitividade das empresas é, simultaneamente, premissa, meio e objectivo central. Em nenhum ponto ou preâmbulo se explica como, apenas que importa romper com políticas que "atiram dinheiro para cima dos problemas, endividando ainda mais o país". O que, aplicado ao ensino superior, inovação ou tecnologia, é catastrófico. Porque, não tenhamos ilusões, a economia global em que competimos só tem correspondência com o clássico de Lewis Carroll no excerto que por acaso deu nome a uma teoria científica: "É preciso correr o máximo possível, para permanecermos no mesmo sítio". Assim, rasgar, romper ou nada fazer é receita certa para ficar para trás.» [Diário Económico]

Parecer:

Palmira Silva, Autora do http://simplex.blogs.sapo.pt/, um ‘blog' feito por apoiantes do Partido Socialista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixem-se.»

TUDO ESTÁ EM ABERTO

«Há umas semanas convidei, em outro jornal, os leitores a observar os olhos da dr.ª Manuela Ferreira Leite: "está lá tudo aquilo que nos assusta." Não exagerei. A bondade ausentou-se daquele olhar. E, como todas as criaturas inseguras, também lá reside uma espécie particular de rancor, a que os freudianos chamam "repeso ou adormecido". Evidentemente este tipo de análise pende, sempre ou quase sempre, para o subjectivo. Devo acrescentar que nada de pessoal me move contra a senhora. Nem sequer a receio. Venho de um tempo em que os próprios medos ensinavam a defrontá-los. Mas estou de sobreaviso ante o que o futuro político nos reserva.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Por Baptista Bastos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CÁ SE FAZEM...

«O Governo não reconduziu o neurocirurgião João Lobo Antunes no Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV).

O professor universitário, que foi mandatário da candidatura presidencial de Cavaco Silva - como já fora de Jorge Sampaio -, assinou, em Julho, com o médico Daniel Serrão, o parecer negativo do CNECV sobre o testamento vital dos doentes - o que contribuiu para adiar o projecto de lei do PS para a próxima legislatura, segundo noticiou ontem a revista Sábado na sua edição online.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Depois do comportamento de Cavaco Silva é natural que Sócrates não lhe faça as vontades.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco Silva se ainda se lembra da insinuação que fez a propósito da intenção da PT de comprar a TVI.»

ROMAN TKATCHENKO

SA RUGBY