quinta-feira, março 17, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Andorinhas-das-chaminés [Hirundo rustica] no Jardim Gulbenkian

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Travessa dos Vinagres, Avis [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Era possível homenagear os que morreram ou combateram em África sem fazer o elogio da guerra colonial e mesmo do colonialismo, das virtudes da guerra, da mobilização de cidadãos locais para uma guerra contra o seu próprio povo, ignorando o abandono a que os soldados foram votados quando regressaram da guerra traumatizados física e psicologicamente, fazendo querer que a guerra colonial está para a história do país ao nível da batalha de Aljubarrota, esquecendo que a maior parte dos soldados foi obrigada a ir para África e que essa mesma guerra cheia de virtudes que Cavaco parece elogiar acabou mal foi implantada a democracia.

Mais um discurso de Cavaco para esquecer, um discurso igual a muitos que virão agora que Cavaco parece ter decidido assumir-se como realmente é e pensa.

«Saudamos com especial apreço, pelo muito que lhes devemos, os militares de etnia africana que, de forma valorosa, lutaram ao nosso lado. Todos, combatentes por Portugal!»

«Ao percorrer com o olhar a parede em redor do monumento, encontramos os nomes dos cerca de 9 mil portugueses mortos em campanha nessa guerra ainda bem presente para muitos de nós. Podemos, aí, rever nomes de familiares ou de amigos. E recordar, também, aqueles que, ao longo de quase nove séculos, deram a sua vida para que Portugal seja hoje uma nação livre e independente.»

«É, aliás, de toda a justiça distinguir a intervenção militar que permitiu que um País com a dimensão e os recursos de Portugal pudesse manter o controlo sobre três teatros de operações distintos, vastos e longínquos. É internacionalmente reconhecida a forma como foi concebida a estratégia da guerra e travados os combates, o que demonstra o esforço do País e dignifica a memória dos seus combatentes.»

«Importa reconhecer que os soldados portugueses foram, em África, soldados de excepção. Fizeram da distância e da saudade um desafio a vencer, assumiram a falta de recursos como razão para a iniciativa e para a adaptabilidade, tomaram a juventude e os seus receios, temperados pela camaradagem e pelo patriotismo, como ingredientes para uma conduta digna e, muitas vezes, heróica.» [Discurso de Cavaco Silva na cerimónia de homenagem aos combatentes - Presidência da República]

QUAL A VERDADEIRA DIMENSÃO DA TRAJÉDIA JAPONESA?

Começa a ser evidente que o governo japonês subestimou as consequências do terramoto e do tsunami que se lhe seguiu da mesma forma que desvalorizou a dimensão do acidente nuclear. Talvez o tenha feito para não desmotivar os japoneses, mas desde a primeira hora quando apenas se falava em 10 mortos que se percebeu que a dimensão da tragédia pode ser bem maior e vir a ter dimensões imprevisíveis num cenário de desastre nuclear.

As imagens do Tsunami que apareceram nas televisões são quase em exclusivo da região de Sendai, mas basta uma visita ao Google Earth para se perceber que na orla costeira do norte do Japão há dezenas de povoações junto ao mar e quase ao nível das águas que poderão ter sido arrasadas pelo Tsunami. Se a situação na central nuclear não for controlada as consequências serão bem mais graves do que o que sucedeu em Chernobyl, ao contrário do que sucedeu na Ucrânia no Japão há uma grande cidade perto da central, é a capital e tem mais de 13 milhões de pessoas.

As consequências do pânico na desorganização da economia japonesa se uma nuvem de resíduos nucleares se aproximar de Tóquio poderão ser imprevisíveis, conduzindo mesmo ao caos no país. Ou estou muito enganado o depois de sucessivas crises que a economia mundial tem enfrentado em consequência dos mais diversos motivos, desde a invasão do Iraque ao sub-prime, aí vem maus uma agora devido ao risco de colapso da economia japonesa.

XEQUE PASTOR

Se a luta política fosse um jogo de xadrez diria que Pedro Passos Coelho comportou-se como um iniciado, teve mais olhos do que barriga e acabou por levar um xeque pastor, o mais básico xeque-mate.

E SE O PAÍS FOR PARA ELEIÇÕES ANTECIPADAS

Se o país tiver eleições antecipadas e na hipótese de Pedro Passos Coelho as ganhar o próximo primeiro-ministro terá um grave problema de credibilidade internacional, como poderá ter credibilidade em Bruxelas e tranquilizar os mercados porque vetou medidas que vai ser obrigado a adoptar ainda que no contexto difícil de um pedido de ajuda externa? Que medidas vai propor aos portugueses durante a campanha eleitoral, quando a situação de colapso financeiro já for evidente. Chegaremos ao ridículo de Pedro Passos Coelho vir a propor medidas bem mais duras do que as vetou.

E o que vai dizer Cavaco Silva, que percebe muito de economia mas que na política é um "anjolas" e que desta vez recebeu uma lição de luta política?

ONTEM RECEBI AJUDA EXTERNA

«Os japoneses são um problema para os portugueses perceberem o maior drama do mundo actual. Como é possível darmo-nos conta do que é um terramoto de grau 9, um tsunami de dez metros e explosões em três reactores nucleares, se quem os vive grita menos do que um repórter televisivo sobre umas pedradas de camionistas na rotunda do Carregado? No Japão, um pai agradece o telefone da SIC, emprestado para avisar o filho, na América, que está vivo. À volta é um mar de lama que pousou sobre a sua cidade e a calou (arrasou, diria eu, se não se confundisse com essa palavra a mesma que é usada em título nos jornais portugueses de cada vez que Pinto da Costa fala de um árbitro). Substâncias radioactivas tinham sido libertadas do incêndio do reactor 4 da central de Fukushima Dai-Ichi, os ventos arrastavam-nas para aquela cidade do japonês que falava com o telemóvel português (até em Tóquio o nível de radioactividade "aumentou consideravelmente", disse o primeiro-ministro Naoto Kan, com ar de quem anuncia o aumento de cinco cêntimos no gasóleo). E com esse cenário de fogo, de água e de ar apocalípticos, o japonês disse ao filho que nem tudo eram tristezas: "A lua tem raios prateados." Os leitores mais românticos dirão que eles são bons em haiku, poemas curtos. Mais prosaico, eu compreendi por que fazem eles toshibas e para o ano têm Sendai reconstruída. » [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.

CARDELA FALA EM MULTIDÕES SEDENTAS DE JUSTIÇA

«O cardeal-patriarca de Lisboa alertou na manhã desta quarta-feira, durante a homilia da missa de abertura do Ano Judicial na Sé Patriarcal, para os “grandes movimentos de transformação da sociedade” originados por “multidões sedentas de Justiça”.

“É um erro histórico não ouvir essas multidões”, avisou D. José Policarpo, considerando que está a criar-se uma consciência colectiva em busca de “caminhos renovados de construção de justiça”. “Este clamor colectivo tem de ser escutado”, frisou o cardeal, concluindo que “só homens justos podem construir uma sociedade justa”.» [CM]

Parecer:

A mesma multidão serviu para a moção de censura da extrema-esquerda, aquela que em tempos pintava nas paredes das igrejas do cardeal que a religião é o ópio do povo. Enfim, a manifestação do "enrascanço" dá para todos os gostos, desde Cavaco ao cardeal passando por Louçã e Jerónimo de Sousa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «»

GRANDE ARGUMENTO PARA AS BORLAS NAS AUTO-ESTRADAS

«A Comunidade Urbana das Beiras (Comurbeiras) vai accionar uma providência cautelar e uma queixa europeia contra as portagens nas autoestradas A23 e A25, afirmou à agência Lusa o presidente do organismo, Carlos Pinto (PSD).

A comunidade que junta 12 municípios da Beira Interior vai formalizar uma providência cautelar junto dos tribunais administrativos. Ao mesmo tempo, vai ser entregue uma queixa junto das "instâncias europeias", por se considerar que as portagens na A23 Torres Novas/Guarda e A25 Vilar Formoso/Aveiro "vão taxar a utilização de troços que foram construídos com financiamento comunitário", referiu.» [DN]

Parecer:

Não foram financiadas mas sim co-financiadas e resta ainda asua manutenção.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

CHINÊS PAGA PARA LHE DESTRUIREM O LAMBORGHINI

«Na terça-feira, Dia Mundial do Consumidor (15 de Março), o proprietário chinês de um Lamborghini Gallardo decidiu mostrar a sua indignação em relação ao fabricante e ao comerciante do automóvel da forma mais excêntrica possível: contratou um grupo de operários para lhe destruírem o carro à martelada.

O Lamborghini Gallardo, que na China custa cerca de 200 mil euros (1900000 yuans) foi destruído em público, junto a um mercado de materiais de construção em Qingdao, na província chinesa de Shandong. À volta do carro e dos operários juntou-se uma multidão que tirou fotografias da cena insólita.

De acordo com a Reuters, o proprietário tinha comprado o Lamborghini preto em segunda-mão em Outubro de 2010 e, desde então, o carro tinha sofrido um sem número de problemas mecânicos que o comerciante e o fabricante não resolveram, enfurecendo o dono do carro, que decidiu mostrar a sua indignação pagando para lhe destruírem aquele que poderia ser o carro dos sonhos de muita gente.» [DN]

A ANEDOTA DO DIA

«"O PSD tem tido uma atitude responsável e de grande maturidade e não tem sede de poder", afirmou o presidente da Impresa, Francisco Pinto Balsemão, à saída da Comissão de Ética do Parlamento. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Passos Coelho já deve ter prometido a Balsemão que não haverá quarto canal e limitará a publicidade na RTP.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

QUAL CRISE?

«Em 2010 foram vendidos, em Portugal, 6,1 milhões de telemóveis, mas as vendas no último trimestre do ano caíram face a 2009.

De acordo com os números divulgados hoje pela IDC, no quarto trimestre do ano o mercado caiu 7%, o que contrasta com os crescimentos de 21% no primeiro trimestre, de 16% no segundo trimestre e de 12% no terceiro.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Quase todos os portugueses, incluindo as crianças, compraram um telemóvel novo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»

SÓCRATES RECANDIDATA-SE SE HOUVEREM ELEIÇÕES ANTECIPADAS

«O primeiro-ministro afirmou hoje que voltará a recandidatar-se ao cargo caso haja eleições legislativas antecipadas e adiantou que o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) estará no Parlamento para discussão antes da próxima cimeira da União Europeia.

A posição de José Sócrates foi transmitida na parte final da entrevista que concedeu à SIC, depois de interrogado se voltará a recandidatar-se num cenário de eleições antecipadas.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Não é novidade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se para ver se a direita e Cavaco querem mesmo eleições no actual contexto.»

DIVULGAÇÃO DE ESCUTAS A SÓCRATES PODE SAIR CARA AO JUIZ

«Em entrevista ao programa “Terça à Noite” da Rádio Renascença, Noronha Nascimento diz que “não tenho dúvidas nenhumas que, se as escutas forem publicitadas, vai levar a um caso similar ao que aconteceu na Europa com o chamado caso Craxi 2”.

O presidente do Supremo recorda que o então primeiro-ministro italiano, Bettino Craxi, viu divulgadas escutas na imprensa que “não tinham nada a ver com o caso e a Itália foi condenada depois a pagar uma indemnização”.

“É um caso típico de responsabilidade civil extra-contratual do Estado, ou seja, as escutas foram guardadas no tribunal quando não deviam ter sido guardadas, porque não tinham interesse literalmente nenhum”, sublinha Noronha Nascimento, que assegura que as escutas e SMS que ainda não foram destruídos não têm qualquer interesse para o processo.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Parece que anda por aí um "super-juiz" em busca de protagonismo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ouça-se o aviso do presidente do Supremo.»

GOVERNO RECUA NOS MEDICAMENTOS

«O Governo recuou na decisão anunciada há apenas duas semanas de descer o preço de muitos medicamentos já a partir do dia 1 de Abril, o que permitiria reduzir a factura para o utente e para o Estado, e assinou hoje um protocolo com a indústria farmacêutica que permitirá uma poupança para as contas públicas de 100 milhões de euros já este ano – mas que nada muda para o utente.

Ainda assim, questionada pelos jornalistas, a ministra da Saúde não deu garantias de que não serão feitas reduções nas comparticipações ao longo deste ano, adiantando apenas que está a ser preparada uma revisão da metodologia aplicada nas comparticipações “que não implica necessariamente mais encargos para os utentes”. Uma garantia que também não foi dada pelo secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, que considerou a questão prematura e que preferiu salientar que a indústria farmacêutica é um “segmento estratégico”, que nos últimos dois anos os medicamentos reduziram o preço em 21 por cento e que com este protocolo “não serão necessárias medidas adicionais” para garantir a execução orçamental.

Todos os anos é feita uma revisão dos preços dos medicamentos, através de um mecanismo de comparação dos preços praticados em Portugal com os que existem nos quatro países que nos servem de referência: Espanha, França, Itália e Grécia. Quando o preço português é mais elevado é feita uma redução. Se o preço em Portugal for mais baixo mantém-se, não sofrendo qualquer aumento.

Era ao abrigo deste decreto-lei, publicado pelo Governo em 2007, que 190 medicamentos sofreriam uma redução já em Abril. Com o “Protocolo para a Sustentabilidade e Acesso ao Medicamento” hoje assinado entre o Governo e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) este mecanismo de revisão de preços é suspenso por dois anos, o que dá mais estabilidade aos laboratórios depois de um ano com várias alterações na política do medicamento, segundo explicou o presidente da Apifarma, João Almeida Lopes, numa conferência de imprensa que decorreu no Ministério da Saúde.» [Público]

Parecer:

Parece um recuo mal explicado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicitem-se explicações à ministra da Saúde para a suspensão do mecanismo de preços num momento em que dele resultaria a redução dos preços de muitos medicamentos.»

CENTRAL NUCLEAR DE FUKUSHIMA: EUA ACONSELHAM EVACUAÇÃO NUM RAIO DE 80 KM

«Os Estados Unidos aconselharam os norte-americanos que vivem a até 80 quilómetros da central nuclear de Fukushima, palco do que já é o segundo maior desastre nuclear de sempre, a abandonarem o local ou permanecerem dentro das suas casas. A secretária de Estado Hillary Clinton disse hoje, durante uma visita ao Egipto, que se trata de uma medida de "precaução".» [Público]

Parecer:

Mais um pouco e incluía Tóquio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

BERLUSCONI DIZ QUE 33 MULHERES ERAM DEMAIS PARA ELE

«O primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi defendeu-se nesta quarta-feira das acusações dos procuradores de Milão que concluíram ter havido 33 mulheres incitadas a prostituir-se nas festas promovidas pelo chefe de Governo italiano. “Tenho 75 anos e sou travesso, mas 33 mulheres é demasiado”, disse.» [Público]

Parecer:

Pobre Itália.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada, desde Mussolini que a Itália não tinha um governante tão ridículo.»

TÍTUGERAÇÃO À RASCA PEDE AUDIÊNCIA A JAIME GAMA

«Depois da manifestação de sábado, os organizadores do Protesto da Geração à Rasca estão a reunir-se para analisar as centenas de propostas que receberam - e que continuam a chegar-lhes por email, diz Raquel Freire, 37 anos, realizadora e uma das pessoas ligadas à organização do protesto em Lisboa. Hoje, segue um pedido de audiência para o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.» [Público]

Parecer:

Depois de dizerem que o mal era dos políticos vão falar com o patrono dos deputados?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se se querem ir todos para deputados.»

FOR DISCOVERY, A FARWELL SPIN [Boston.com]

«Space shuttle Discovery's next mission will be to awe and inspire those who visit it at the Smithsonian Institution. NASA's workhorse shuttle was retired after completing its trip last week to the International Space Station -- that’s 39 missions covering 5,750 orbits, 150 million miles, and almost a year in space since it first lifted off in 1984. It's name was inspired by the exploring ships of the past, including one that plied the Hudson Bay in the early 1600s seeking a northwest passage from the Atlantic to the Pacific oceans. Discovery carried some of NASA most-distinguished astronauts, including Eileen Collins, the first female commander, Sergei Krikalev, the first Russian to fly on a shuttle, and Senator John Glenn, who returned to space at 76. In its last mission, Discovery dropped Robonaut 2, the first dexterous humanoid robot in space, at the space station. -- Lloyd Young»

THE LYBIAN REFUGEE CRISIS [Totally Cool Pix]

KEMAL KAMIL AKCA

GREENPEACE